Executando verificação de segurança...
2

Tava finalizando um trabalho da faculdade em Java (um crud, da tela no navegador à persistencia no MySQL) e estava com reais dificuldades para entender como funciona o gerenciamento de dependências com Maven. Foi a primeira vez que usei o ChatGPT "com força". Mas o meu objetivo não era que ele me cuspisse código, mas que me desse uma luz para entender um assunto que realmente achei um pouco complexo (sou bem iniciante nessa linguagem).

Ir pro Google seria difícil, pq eu nem mesmo saberia o que perguntar na caixa de busca, e nisso o chatGPT é muito bom, pois vc pode começar uma conversa do completo zero (ex.: "O que é gerenciamento de dependencias?", "Como fazer isso no Java?", "Eu preciso mesmo fazer isso?", "E esse negócio de Maven, o que é?", "Em que ordem eu devo acrescentar algo no pom.xml?").

Mas, ainda assim, vi que meu codigo não rodava perfeitamente, e ai sim, com algum conhecimento, fui ao Google e descobri que algumas das respostas do ChatGPT não estavam lá tão corretas...

Mas, nessa altura, eu já havia descoberto (via Chat GPT e Google) que há um repositório do Maven, que tem um monte de plug-in por lá, já me senti mais "em casa" para dar uma navegada, ver os snippets, e no fim, fui eu mesmo quem corrigiu os bugs "na unha", pois nem o ChatGPT estava sabendo mais cuspir uma resposta decente, rsrs.

Mas tudo isso serviu pra eu conseguir sair do "zero". Em outras épocas, eu teria ficado realmente empacado, como já fiquei muito.

Esse exemplo é só pra mostrar que ChatGPt não passa de uma ferramenta. Assim como o Stackoverflow, os fóruns de linguagens que tínhamos nos anos 2000, as "biblias" de programação dos anos 90...

No fim, que aplica e aprimora é você. Então vc continua sendo tão programador quanto sempre foi.