Executando verificação de segurança...
5

Me sinto culpado em usar o chat GPT

Bom, sou um dev Junior, faz pouquissimo tempo que trabalho de fato apenas com programação, 6 meses para ser exato. Trabalho com Rails e Vue, me sinto mais a vontade quando trabalho com tasks de Front, mas enfim, onde trabalho não tem divisão do time por stacks.
Confesso que usar o ChatGPT me faz sentir um pouco culpado, porque acontece de eu ter que usar para coisas que são relativamentes simples, e que na minha cabeça eu deveria fazer aquilo sem nenhum tipo de ajuda.
Pra galera que é mais experiente, é errado um iniciante no mercado de tralbalho, usar a IA como ajuda ? Existe algum limite que um dev possa chegar em relação à dependencia da ajuda de uma IA ?

Edit: não uso o tempo todo, telvez a maneira que eu escrevi pode ter dado a entender que estou ali o tempo todo usando e dependendo do mesmo, e não é isso, consigo fazer muita coisa por conta própria e também com outras fontes de informações, como o bom e velho Stack Overflow.

8

Eu acho que você deve se perguntar as seguintes questões:

  • eu sei exatamente oq o chatgpt está me fornecendo e sei como isso funciona?
  • sou capaz de explicar para alguém as soluções que implementei?
  • você está enganando a você mesmo? pensando que sabe fazer oq o chatgpt the fornece?

Se você responder essas perguntas (sim, sim, não) você está usando apenas mais uma ferramenta que te ajuda com produtividade. Ao invés de perder tempo fazendo algo que vc supostamente ja sabe.
Mas existem muitos pontos positivos em fazer você mesmo, recomendo muito esse vídeo do akita https://www.youtube.com/watch?v=Yl-hlwhj2B0&pp=ygUNYWtpdGEgY2hhdGdwdA%3D%3D onde ele ilustra muito claramente a situação que vc está passando.

1
1

Muito bem colocado!
Eu mesmo tenho usado muito para códigos boilerplate, trabalho muito com typescript e muitas vezes preciso converter uma classe de uma model na api para uma interface no front por exemplo, e o chatgpt ajuda demais (principalmente em models com dezenas de propriedades), ou formatar datas e endereços, que são coisas que sei fazer na mão, mas como o @ebdonato disse, se posso usar e diminuir pra menos da metade do tempo, por que não usar?
Fica só a atenção para não colocar código que você não entende, porque ai sim teria um problema, pois você estaria talvez introduzindo bugs e ainda sem muita profundidade de entendimento do funcionamento do código!

2

Parabéns, já está melhor que a média.

Especialmente para quem está aprendendo não deveria usar. É como usar calculadora para aprender matemática. Calculadora é uma ferramenta de produtividade, não de aprendizado.

E o problema é que em computação e engenharia de software não é tão fácil traçar um ponto que encerrou o aprendizado.

E o mais importante de entender, não sei se chegou nisso, o ChatGPT não é um oráculo. Ele só é um gerador de lero lero avançado. Boa parte do que vê as pessoas falando que estão conseguindo fazer para gerar mídia para si, ou fruto de brutal ingenuidade. Ele é útil de forma semelhante ao de uma calculadora, bem ruim por sinal, nem isso ele acerta.

Eu não quero dar algo definitivo, não sou especialista em todos os assuntos necessários para responder isso, é cedo para avaliar bem (geralmente só sabemos bem quando é tarde demais e o estrago já está espalhado por toda a sociedade), mas minha impressão é que o ChatGPT deveria ser banido por todos que estão aprendendo.

Eu mesmo às vezes me pego tentado a usá-lo quando não deveria. Só não é pior porque é muito claro para mim que hoje ele me atrapalha mais que ajuda. Não é tão claro assim para muitos, o que fará a tentação ser grande demais.

A própria busca já traz problemas porque a pessoa tem acesso a poucos resultados na prática (ele pode reverter isso, mas está cada vez mais difícil) e quase sempre você fica à mercê de quem dominou melhor e teve mais sorte no SEO do que o conteúdo bom. O material de qualidade está cada dia mais enterrado em pilhas de lixo. Claro que ainda acha coisas boas, até mesmo como primeiro resultado da busca, mas antes o problema era ter pouco material de qualidade, agora o problema é ele ficar escondido.

O ChatGPT é exponencial. Ele exponencializa esse problema. Ele te entrega o texto que ele produziu, sem análise alguma, sem te ajudar em nada, e faz você acreditar que está com o melhor que poderia obter, quando é justamente o contrário, até porque se for o melhor, deve existir "0.00000000001%" de ser, o melhor por coincidência ainda é ruim.

Não estou garantindo nada pelos motivos que já falei antes, mas eu acho mais produtivo ficar longe dele, a não ser que tenha certeza que consegue usar de forma produtiva. A maioria não consegue, eu acho que não consigo ainda, com toda minha experiência e capacidade crítica. Por isso uso para algo bem mecânico apenas, que envolve texto, jamais como um buscador que só dá uma resposta, provavelmente errada e que parece que sabe das coisas.

Olha esta notícia:

Para Hacker prodígio George Hotz, ao não revelar informações técnicas do GPT-4, OpenAI mostra que está “escondendo algo que não é tão interessante"

Eu devo ser prodígio, porque digo isso há tempos. Quando a OpenAI diz que a IA é pergigosa e precisa ser regulamentada, ela está querendo afatsar concorrentes, porque ela nã otem algo tão extraordinário quanto as pessoas acham que ela têm, e quer reforçar a ideia que ela fez algo assombroso, que está longe da verdade.

Leia mais.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1
1

O chat GPT já me deu muita resposta errada tanto no que diz respeito a sugestões de código quanto em correções no aprendizado da língua inglesa. Mesmo assim eu acho válido utilizar, se for utilizado com essa noção de que ali provavelmente existe erro o que a gente precisa testar e saber identificar esses erros. Por que usar então se potencialmente tem erros? Para mim a resposta é simples: a ferramenta geralmente me apresenta soluções que eu desconhecia e que dificilmente encontraria procurando em outras fontes.

1

E se for algo que seja mais complicado você saber que tem erro? E se você começar ficar com preguiça (eu comecei) de verificar o tempo todo se está certo? E se der mais trabalho ver se está certo e começar aeitar que provavelmente ele eestá certo?

Ele traz que tipo de informação que não acha em uma busca no Google?

1

As informações que o chat GPT traz e que seriam mais difíceis achar no google são quanto a alternativas para otimizar ou reescrever um determinado trecho de código ou uma função. Geralmente as sugestões me ajudam a repensar o código que eu escrevi. Eu nunca simplesmente copiei e colei o código e a verdade é que eu uso o chat mais como ferramenta auxiliar de estudo do que para produtividade.
Para além de código, eu peço dicas de git, cmd do window, comandos de bash e terminal Linux, e nesses ultimos casos até antão nao encontrei erros nas respostas.
Uma coisa que às vezes faço é pedir que o chat explique cada linha de codigo que ele escreveu. Se tem erro na lógica, inconsistência no codigo, tende a ficar mais evidente pra a gente que ta lendo.
Exemplo de um último prompt que pedi e que acho difícil ter erro: "make a moongose schema of the java script object below". É uma coisa simples e chata de escrever. Não vejo problema em usar em situações como essa. Mas é sempre bom conferir, até agora não tive preguiça disso. Essa preguiça pode gerar retrabalho.

2

Eu pedi pro próprio ChatGPT te responder :P

Olá! Entendo completamente seus sentimentos e preocupações. Usar uma IA como o ChatGPT como uma ferramenta de apoio e referência é uma prática comum e aceitável no desenvolvimento de software. Não há nada de errado em procurar ajuda quando você está enfrentando um problema ou tem dúvidas.

Na verdade, a busca por conhecimento e a capacidade de encontrar soluções eficientes são habilidades valorizadas no desenvolvimento de software. Ninguém sabe tudo e é perfeitamente normal recorrer a recursos como o ChatGPT, documentação online, fóruns e comunidades de desenvolvedores para obter informações e orientações.

No início da carreira, é especialmente importante aproveitar essas ferramentas para acelerar seu aprendizado e desenvolvimento. À medida que você ganha mais experiência e conhecimento, naturalmente se tornará mais independente e dependerá menos de recursos externos. Mas mesmo os desenvolvedores experientes continuam buscando informações e colaborando com outras pessoas.

No entanto, é importante ter consciência de que a IA é uma ferramenta e não deve substituir completamente o seu próprio pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas. Use-a como um guia, mas também desenvolva sua capacidade de tomar decisões informadas e avaliar a qualidade das respostas e soluções sugeridas.

Portanto, não se sinta culpado por usar o ChatGPT ou qualquer outra ferramenta de ajuda. Aproveite o aprendizado, explore diferentes recursos e, aos poucos, você ganhará mais confiança em sua habilidade de resolver problemas de forma independente.

E concordo com a resposta dele! :D

2

Imagina alguém no começo dos anos 2000 pesquisando algo e falando que se sente culpado por usar o Yahoo ao invés de pesquisar na sua coleção do Barsa... Esse é você hoje.

Usa a vontade mas aproveita a ferramenta para aprender. Se você souber utilizar da maneira certa, vai conseguir evoluir profissionalmente muito mais rápido que a maioria que não usa.

Só toma cuidado para não ficar dependente da ferramenta e boa!

Um abraço e sucesso galera!

2

Maravilhosa comparação!
Será que a galera sabe o que é Barsa? 🤔

Eu lembro do vendedor que todo ano passava na escola vendendo a coleção atualizada...

1
2

Tava finalizando um trabalho da faculdade em Java (um crud, da tela no navegador à persistencia no MySQL) e estava com reais dificuldades para entender como funciona o gerenciamento de dependências com Maven. Foi a primeira vez que usei o ChatGPT "com força". Mas o meu objetivo não era que ele me cuspisse código, mas que me desse uma luz para entender um assunto que realmente achei um pouco complexo (sou bem iniciante nessa linguagem).

Ir pro Google seria difícil, pq eu nem mesmo saberia o que perguntar na caixa de busca, e nisso o chatGPT é muito bom, pois vc pode começar uma conversa do completo zero (ex.: "O que é gerenciamento de dependencias?", "Como fazer isso no Java?", "Eu preciso mesmo fazer isso?", "E esse negócio de Maven, o que é?", "Em que ordem eu devo acrescentar algo no pom.xml?").

Mas, ainda assim, vi que meu codigo não rodava perfeitamente, e ai sim, com algum conhecimento, fui ao Google e descobri que algumas das respostas do ChatGPT não estavam lá tão corretas...

Mas, nessa altura, eu já havia descoberto (via Chat GPT e Google) que há um repositório do Maven, que tem um monte de plug-in por lá, já me senti mais "em casa" para dar uma navegada, ver os snippets, e no fim, fui eu mesmo quem corrigiu os bugs "na unha", pois nem o ChatGPT estava sabendo mais cuspir uma resposta decente, rsrs.

Mas tudo isso serviu pra eu conseguir sair do "zero". Em outras épocas, eu teria ficado realmente empacado, como já fiquei muito.

Esse exemplo é só pra mostrar que ChatGPt não passa de uma ferramenta. Assim como o Stackoverflow, os fóruns de linguagens que tínhamos nos anos 2000, as "biblias" de programação dos anos 90...

No fim, que aplica e aprimora é você. Então vc continua sendo tão programador quanto sempre foi.

1

Usar não é errado

Usar o chat em si não é errado, principalmente se você o utiliza como uma ferramenta de auxílio para tirar dúvidas com mais rapidez ou até mesmo como uma ferramenta de aprendizado. O único problema ao meu ver é usar para criar coisas por você, exemplo um portfólio feito quase totalmente por IA, então seria muito desonesto com o recrutador e com seus colegas, caso admitido.

1

Nunca me senti culpado pois sempre iremos contruir coisas novas para trabalharmos menos. O que não podemos é tomar isso como verdades absolutas e ficar dependentes.
Tenha um tutor virtual que sabe mais informações soltas que ninguém, tenha um computador para lhe ajudar. Só não acredite em tudo o que ele diz, e nem torne o que ele faz como uma imagem do que você é. Seja além dele.

Não conseguir resumir mais do que isso. Se não fosse a forma abstrata só conseguiria me expressar com 500 linhas. A resposta do Doretox resume bem de forma mais direta.
Muitas vezes imagino o chatGPT como um tutor. E como um gogole, stackoverflow. No caso de servir como um stackoverflow não entendo o problema. O mais importante é a resolução do problema e não o caminho para acharmos. Podemos deixar para explorar em outro momento.

Vou relacionar com o zelda breath of wild que estou jogando, eu estava fazendo o fast travel muitas vezes, e parei um momento para andar sozinho e caçar monstros. O ChatGPT talvez seja como um fast travel.

1

As vezes você pode estar tão concentrado em coisas mais complexas que acaba esquecendo os conceitos mais simples. Isso é absolutamente normal até pra devs mais seniores com anos de experiência. Se você realmente entende o que a IA está explicando, está tudo certo! Afinal, o Chat GPT só é mais uma ferramente pra te auxiliar na produtividade e gestão de tempo.

1

Não sou experiente, mas o importante é saber o a IA está falando e entender sua resposta ao envéz de só copiar e colar, e tambem o controle e contexto do seu code.

E até hoje eu pesquiso como desenhar um circulo no canvas, ate ta na barra de favoritos kkkkkk

1

Se você está usando para aprender, você pode estar errado. Não se aprende matemática usando calculadora, vc precisa praticar sozinho.

Porém se é pra trabalho, desde que você não esteja compartilhando código privado com uma API de outra empresa, você pode estar certo. No fim do dia, o que interessa é entregar as demandas o mais rápido possível e garantir seu emprego.

No curto prazo as IAs vão se tornar inevitáveis, ninguém vai ligar pra sua carreira de programador se no fim do dia você demora mais que um iniciante pra entregar uma demanda, já que ele usa o GPT e vc tenta "codar na mão". Então, sim, precisamos aprender a incluir essa tecnologia no nosso dia-a-dia.

1

Olha, isso vai de cada um e confesso que se estivesse no começo da minha carreira eu me sentiria assim também, mas hoje em dia o que conta para mim é a entrega (a qualidade vai depender muito do seu empregador, se ele quer rápido, esquece qualidade e faz funcionar).
Você só não pode deixar essas ferramentas atrapalharem sua evolução pessoal, você tem que se tornar um programador melhor a cada dia, você tem que olhar para trás e pensar "que merca que fiz nesse projeto!" e ter uma visão de que o atual é sempre melhor que o anterior. Se tiver esse sentimento, você estará sempre evoluindo.

1

Não se sinta culpado, se não fosse o chat gpt, você iria fazer a mesma pergunta pro google, e se não conseguisse a resposta perguntaria a um sênior. Eu uso todo dia e toda hora, também sou junior, fazendo 1 ano e 6 meses de profissão e se bem no começo já existisse, eu não pensaria duas vezes e usar. eu com certeza inclusive colocaria trechos de códigos que eu não entedia no começo no chat e pediria pra ele me explicar, acho até que eu pouparia bem mais tempo de meu padrinho inclusive. Use sem dó, entendo sentir culpa, mas sinceramente isso não é um vestibular, é a vida real, quem não entrega volta pro #opentowork e não pisando em ninguém, use de todos os artifícios para entregar e não gerar gargalo na empresa.

1

Eu concordo em usar sempre que possível, no entanto, também é importante aprender os conceitos e criar um resumo de tudo o que já foi estudado, incorporando as melhorias feitas por você no código. Além disso, é fundamental criar uma cópia comentada de todos os códigos para uma compreensão mais rápida do que foi feito. Eu uso essa abordagem diariamente na programação, sem medo, pois entendo que é como ter um Stack Overflow instantâneo. Atualmente, estou utilizando o Git Copilot X Pro na IDE (VsCode), que utiliza o ChatGPT4. Essa ferramenta tem sido útil na proatividade e na entrega, como você mesmo diz, afinal, se você não entrega, está fora do jogo! Haha. :D

1

Imagina antes do google ou stack overflow existirem, os devs só tinham duas fontes para pesquisar: alguém com mais conhecimento ou livros que mais pareciam bíblias.

Depois do google e stack overflow surgirem, os devs aceleraram o desenvolvimento do seu trabalho em várias vezes já que possuíam fontes de consulta através destes sites que citei.

Vejo o ChatGPT e tecnologías como esta que estão surgindo como um novo salto, a velocidade que você ganha no desenvolvimento de algo é absurdo.

Obviamente a resposta dada por estas LLMs tem que ser analisada, validada para ser utilizada.

Utilize no seu trabalho e nos estudos, pense de forma positiva (e não, negativa).

O mais importante é não ter preguiça mental, sempre que possível, tente ferver os miolos para tentar resolver problemas, essa é (e sempre será) a melhor forma de apreder algo.

1

Foque em resolver problemas da melhor forma.

E tente entender sempre o que está sendo feito, para que quando tiver um problema igual ou parecido você já vai ter a sinapse ( caminho das pedras ) na sua cabeça de como resolveu.

Um dev senior nada mais é que esse "conjunto de resolução de problemas passado". Isso não quer dizer que ele saiba tudo, mas que sabe pelo menos pesquisar e já passou por problemas parecidos na maioria das vezes.

Se ajuda a diminuir sua culpa, ao final de toda pergunta "faça isso gpt" coloque um "me explique o pq fez assim gpt".

1

Eu vejo o ChatGPT como uma ferramenta de consulta, tal qual uma documentação, um fórum, uma video aula, uma resposta no stackoverflow, e etc. Porém bem mais poderosa.

No início, eu precisava ter um entendimento maior de tal tópico para gerar a solução, então focava em cursos, livros e video aulas.

Hoje, já mais experiente do que eu era antes, na maioria das vezes eu dou uma lida rápida na documentacao e já acho o que quero, ou entendo como fazer o que quero (isso vai muito tbm de ter a experiencia de saber o que é o "mais certo" para X solucão, tecnicamente falando).

O ChatGPT veio para mudar mto isso, falando de consultas, sejam mais detalhadas ou mais singelas, ele auxilia na busca, entendimento de como fazer, de forma mto rápida, como qualquer IA generativa (mas nem sempre da forma certa tbm, cuidado!).

Não se preocupe em usar qualquer que seja a forma de entender um problema, mas se preocupe sempre em aprender a resolver aquilo, e para isso, a resposta do ChatGPT pode não ser o suficiente.

Uso o ChatGPT em algumas ocasiões, e me ajuda bastante, mas o aprendizado é contínuo, tanto para o Júnior quanto para o Especialista. Ainda não deixa de ter o mesmo peso no final do que outra forma de buscar qualquer informação: uma referência, um guia, um norte. Mesmo que ainda bem mais completo que um artigo por exemplo, pois consigo interagir com ele, não deixa de ser apenas mais uma forma de colher informação.

Espero ter ajudado! E o que precisar, estamos aí (https://www.linkedin.com/in/carlos-tre/)!

1

Você não deve se sentir culpado, nem o melhor dev senior master-blaster lembra de cabeça de tudo, mesmo coisas simples, principalmente se não é uma coisa que ele usa o tempo todo.

O que você tem que se lembrar essas IA's não infaliveis, elas vão errar. Então, antes de copiar o que ela gerou você tem que ler e entender o ela te mostrou.

A melhor forma de você usar uma IA como o ChatGPT é como se fosse um bate papo com outro dev na salinha do café sobre um problema que você está tendo. Imagine o ChatGPT como um cara que já leu todo o stackoverflow e sabe ele "de cór".

Lembre-se o ChatGPT é só uma ferramenta. Use-a como tal!

1

Se te ajuda a pagar suas contas, não se sinta culpado em utilizar.

É claro que é importante entender o resultado que a ferramenta te passa, ter uma opinião sobre aquele conteúdo e fugir de ser apenas um copiador de códigos. Use a ferramenta ao seu favor para potencializar o seu conhecimento!

1

Aproveitem e usem enquanto a IA ainda não gera um código e sobe em produção um sistema pronto. Brincadeiras à parte, é bom entender o código gerado e como foi dito, perguntar pra si mesmo se você é capaz de explicar a solução.

1

Não se sinta culpado por estar sendo mais produtivo. Porém, tenha cuidado para não deixar de aprender e se prejudicar por isso.

Uma dica que lhe concedo: Crie uma rotina para estudos

Uma analogia para lhe trazer alívio: Um matemático deve se culpar por usar uma calculadora?

1

eu me sinto culpado em pagar o ChatGPT. De qualquer forma tem me possibilitado ir mais longe e mais rapido, não necessáriamente isso se traduz em lucro objetivo, mas compensa a satisfação de produzir coisas interessantes.

1

Não há motivo para se sentir culpado por usar uma ferramenta como o ChatGPT para obter ajuda e esclarecer dúvidas enquanto você está começando sua carreira de desenvolvedor. Na verdade, é muito comum recorrer a recursos externos e utilizar ferramentas disponíveis para obter suporte e aprendizado.

A IA pode ser uma ótima fonte de informações, mas é importante usá-la de forma equilibrada e consciente. É verdade que, como desenvolvedor, é fundamental desenvolver suas habilidades de resolução de problemas e aprender a encontrar soluções por conta própria. A IA pode ajudar a acelerar seu aprendizado, mas não deve se tornar uma muleta que o impeça de enfrentar desafios e aprender com eles.

O limite de dependência de uma IA ou de qualquer outra ferramenta externa varia de pessoa para pessoa e depende do contexto. É natural e saudável buscar recursos auxiliares para resolver problemas complexos ou aprender novos conceitos. No entanto, é importante encontrar um equilíbrio e se esforçar para aprimorar suas habilidades, testar suas próprias soluções e desafiar-se continuamente.

Além disso, lembre-se de que a colaboração e a troca de conhecimentos com colegas de trabalho também são valiosas. Não hesite em buscar ajuda de seus colegas mais experientes ou participar de comunidades de desenvolvedores, onde você pode compartilhar suas experiências e aprender com os outros.

Em resumo, não há nada de errado em usar a IA como ajuda, desde que você a utilize de maneira equilibrada e como um complemento ao seu próprio aprendizado e crescimento como desenvolvedor. O importante é continuar se desafiando e buscando melhorar suas habilidades ao longo do tempo.

Resposta do ChatGPT

1

Sobre se sentir culpado, minha opinião é de que você não deveria.

Acho que essas ferramentas são boas para clarear algumas dúvidas (principalmente as mais específicas), mas nunca confie 100% no que elas te passam.

Minha recomendação é usar a Perplexity.

Ela funciona como um chat GPT, mas tem a vantagem de citar as fontes de onde tira as informações, já que ela consulta a internet em tempo real.

Ela também permite pesquisar apenas em cantos específicos, como somente no Reddit ou no Wikipedia, daí você evita de consultar conteúdos do Google, onde tem muito conteúdo sem relevância por causa da manipulação do algoritmo.

Use ela como uma forma de otimizar seu tempo em encontrar informações.

Desconfie sempre dos resultados e cheque as fontes, já que a Perplexity permite isso.

Acima de tudo, garanta que você esteja absorvendo de fato o conhecimento, não só copiando e colando.

Espero que eu tenha ajudado! :)

1
1

Eu estou estudando pra ser fullstack e uso o chatGPT para me explicar de outras formas determinado conteudo, formular exercicios pra me ajudar a fixar o conteudo, me explicar algum codigo que estou lendo nos minimos detalhes.

É uma ferramenta muito boa, da pra alavancar seu aprendizado!

1

Sou iniciante na programação, voltado para o desenvolvimento web, me encontro na stack javascript, react, node.. e uso o chatgpt pra estudar e documentar algumas partes do código que solicito para o proprio (chatgpt). Tem sido bastante produtivo, estou aprendendo mais.. porém, tenho essa mesma sensação, a culpa é grande.. Enfim, o importante é ter consciência que é uma ferramenta de auxilio e não se tornar totalmente dependente dela, tudo que pego, analiso e estudo encima..

1

Sinceramente, acredito que você compreendedo o fundamento do que está sendo feito pela IA faz com que seja apenas uma ferramenta de trabalho.

1

O ChatGPT é uma ferramenta de auxílio. Uma ferramenta que te impulsiona a conseguir de forma mais rápida concluir tarefas que você já sabe fazer. Não se sinta culpado por usá-lo. Você sabe se está se enganando ou não. Tem que ser muito arrogante pra se achar um bom programador com o ChatGPT te carregando. Se esse não é o seu caso, não se preocupe!

1

Eu também sou dev Junior a não muito mais tempo, sou desenvolvedor há pouco mais de 1 ano.
Usar o ChatGPT para ajudar em seu trabalho é usar uma ferramenta que lhe ajuda na produtividade, caso você esteja investigando o que o chat lhe dá como resposta.
Se você sabe explicar o que o Gpt passou como solução para você, avaliou se a resposta dele está correta ou não. E, caso você não entenda totalmente o que o código que o Chat passou para você, você ainda sim corre atrás para entender. Creio eu que você esteja apenas usando uma ferramenta mesmo (como uma IDE, um framework etc).
O importante para nós programadores de todos os níveis é buscar aprender as soluções que nós passam quando não as conhecemos.
Meu chefe que é o sênior da minha empresa (e mesmo ele com muita bagagem na área) não conhece todas as soluções de todos os problemas do mundo e está sempre disposto a aprender, seja pela ajuda no Stack Overflow ou pelo Chat Gepeto. :)

1
1