Não me considero um leitor ávido. Já li mais, hoje em dia leio bem menos. Anseio em ler mais, sim. Senti esses benefícios ao ler livros. E não lia livros técnicos, lia livros do gênero que mais gosto: Ficção Científica. Não julguem. É uma excelente leitura. Li Laranja Mecânica, que é também é um thriller político, 1984, um protótipo de ditadura, Admirável Mundo Novo, ideias sobre uma utopia mascarada, 2001, um verdadeiro descritivo da solidão, enfim... várias ideias interessantes.
Li livros de outros gêneros como Cem Anos de Solidão, O Cavaleiro Inexistente, Sidharta, entre muitos do Shakespeare e outros.
Li livros de filosofia, como Platão e Schoppenhauer, e li livros de psicologia, um de Freud.
Gosto de ler livros técnicos, pois eles fazem eu pensar sobre o que estou a fazer com o meu trabalho, para onde estou me guiando. Li o Livro SCRUM: A Arte de Fazer o dobro na metade do tempo, e descobri uma experiência de vida, estou lendo The Clean Coder e vejo uma bela jornada e um tapete vermelho desenrolado para podermos evoluir na carreira de TI.
Isso é o que mostra como realmente não sabemos de nada. Temos que construir a partir de um momento nosso, de concentração e atenção se quisermos sermos melhor do somos hoje. O livro não precisa ser técnico, precisa ser lido, devorado eu diria.
Espero não ter sido enfadonho.