Executando verificação de segurança...
9
nozkel
2 min de leitura ·

O hábito de ler e como isso afeta sua vida positivamente.

A leitura comum, como conhecemos hoje, se dá início na era antiga, contando com o cuneiforme na Suméria e hieróglifos no Egito. Mas você deve estar se perguntando: "O que estes métodos de escrita tão antigos têm em comum com a leitura de um livro?"

A escrita, ainda nesta era, foi criada com a principal finalidade de registrar, preservar e recuperar informações, ideias e sentimentos. Isso é até mais importante que a ciência, sem escrita, não há ciência (não da forma que conhecemos hoje).

Se isso não te convenceu que a leitura é um fenômeno fantástico, veja:

Ao ler um livro, você está absorvendo um conhecimento de até 1.000 anos atrás (visando que é um livro moderna).

Hoje, é comprovado cientificamente que ler um livro pode:

  • Aumentar sua capacidade criativa e estimular a imaginação;
  • Ampliar seu vocabulário e a forma na qual você interage;
  • Contribuir para a redução do estresse e da ansiedade, além da melhora da qualidade do sono;
  • Ajudar no seu desenvolvimento pessoal, melhorando autoestima e autoconfiança;
  • Exercitar a sua memória e preservá-la;
  • Melhorar a sua capacidade de tomar decisões.

Com este artigo, espero ter dado motivação suficiente para sua primeira leitura do dia.

Lembrando que, o hábito de ler não se dá pelo fato de ler muito todo dia, mas sim por ler um pouco uma vez por semana ao menos, a constância é a chave.

Fontes:
- Reading can help reduce stress - Sussex University
- Opening the Closed Mind: The Effect of Exposure to Literature on the Need for Closure
- Reading Literary Fiction Improves Theory of Mind
Carregando publicação patrocinada...
2

Não me considero um leitor ávido. Já li mais, hoje em dia leio bem menos. Anseio em ler mais, sim. Senti esses benefícios ao ler livros. E não lia livros técnicos, lia livros do gênero que mais gosto: Ficção Científica. Não julguem. É uma excelente leitura. Li Laranja Mecânica, que é também é um thriller político, 1984, um protótipo de ditadura, Admirável Mundo Novo, ideias sobre uma utopia mascarada, 2001, um verdadeiro descritivo da solidão, enfim... várias ideias interessantes.

Li livros de outros gêneros como Cem Anos de Solidão, O Cavaleiro Inexistente, Sidharta, entre muitos do Shakespeare e outros.

Li livros de filosofia, como Platão e Schoppenhauer, e li livros de psicologia, um de Freud.

Gosto de ler livros técnicos, pois eles fazem eu pensar sobre o que estou a fazer com o meu trabalho, para onde estou me guiando. Li o Livro SCRUM: A Arte de Fazer o dobro na metade do tempo, e descobri uma experiência de vida, estou lendo The Clean Coder e vejo uma bela jornada e um tapete vermelho desenrolado para podermos evoluir na carreira de TI.

Isso é o que mostra como realmente não sabemos de nada. Temos que construir a partir de um momento nosso, de concentração e atenção se quisermos sermos melhor do somos hoje. O livro não precisa ser técnico, precisa ser lido, devorado eu diria.

Espero não ter sido enfadonho.

2

Realmente, ler com constância ajuda muito.

Tenho lido um livro aos poucos e sinto que sempre que o leio me sinto mais calmo e minha cabeça descansada.

Além de livros tenho me esforçado a ler mais artigos e discussões na área da tecnologia, seja no GitHub ou até aqui no TabNews (foi um dos motivos de eu ter instalado a versão mobile do TabNews) e realmente sinto que a parte da imaginação vai se aprimorando aos poucos por conta dessas minhas constantes leituras. Aos poucos estou tentando substituir o Instagram (que nem uso tanto), por artigos técnicos.

1

Estou na exata mesma situação. O que tem ajudado é deixar sempre meu kindle ou algum livro físico por perto. Assim que tenho vontade de olhar alguma rede social ou ver algo no YouTube, pego o livro e me esforço a ler pelo menos 5min