Realmente é bem complicado, mas o ponto e justamente estas brechas que o vibecoding deixa, me corrijam se eu estou errado mas o vibecoding é dar as rédeas na mão da ia, solicitar => testar => ajustelar. Mas pra construir algo sólido é essencial o conhecimento dos pilares. Talvez o sentimento seja mútuo nas mais variadas profissões, jornalistas, escritores, pintores, artistas digitais e etc.
Mas ia tem uma característica humana, a imperfeição.
E essa semana entrei em um projeto de software construido totalmente no vibe coding, com diversos agentes, duplicação de código, arquivos kilometricos, alto acoplamento, o banco de dados sem normalização alguma, tripla arquitetura, excesso de request em banco de dados backend as service...em fim um grande desafio, que apesar do software funcionar entrega muitos bugs, pouca usabilidade e altos custos operacionais.
As empresas normalmente quando nao falamos das grandes corporações que investem em tudo que e novo pra sair na frente, as empresas normais sabe, elas só querem resolver os problemas delas gastando pouco, e as vezes um sistema puro com HTMl, css, js já e o suficiente pra ter um sistema de estoque por exemplo...