Executando verificação de segurança...
1

🔥 O Swift está se tornando multiplataforma - Kotlin vai morrer?

🚀 O mundo do desenvolvimento está prestes a mudar de forma significativa: o Swift está se tornando multiplataforma! 🌍🔥

Por muitos anos, o Kotlin Multiplatform (KMP) foi a grande promessa para quem buscava compartilhar código entre Android, iOS, backend e até mesmo web. Só que o jogo parece estar virando. O Swift, antes restrito ao ecossistema da Apple, começa a ganhar espaço fora do “jardim murado” e a evoluir de forma rápida e consistente.

📌 O que está acontecendo?

  • Swift já tem suporte oficial no Windows e Linux
  • Compila para WebAssembly (WASM), abrindo portas diretas para navegadores
  • Está chamando atenção fora do universo Apple

Enquanto isso, o Kotlin ainda enfrenta desafios:

  • Builds lentos
  • Configurações complexas no KMP
  • Tooling frágil para targets nativos

⚡️ Comparativo importante:

  • Swift compila nativamente via LLVM, garantindo performance próxima de linguagens como Rust e C++
  • O suporte a WASM com o projeto SwiftWasm permite rodar Swift no navegador com menos “peso” que o Kotlin/JS
  • O Swift Package Manager mostra simplicidade em comparação às configurações do Gradle no KMP

📊 Impacto para as equipes:

  • Times focados em Android seguirão confortáveis com o Kotlin
  • Mas em projetos novos, que buscam alta performance nativa e multiplataforma real, o Swift surge como uma alternativa mais simples e cada vez mais atrativa

🔥 O que isso significa?
Swift não vai matar o Kotlin. O Android continuará sendo território Kotlin, e KMP ainda faz sentido para equipes já integradas ao JVM. Mas a chegada do Swift como opção multiplataforma sólida obriga o mercado a repensar suas escolhas.

👉 E aqui vai a pergunta para você:
O avanço do Swift como multiplataforma é uma ameaça real ao Kotlin? Será que veremos cada vez mais projetos “cross-platform” nascendo em Swift em vez de Kotlin? 🤔

💬 Quero saber sua opinião: estamos diante de uma mudança de era no desenvolvimento multiplataforma?

#swift #kotlin #multiplataforma #desenvolvimento #mobile #ios #android #wasm #programacao #tecnologia #futuro #dev #software #linguagens #crossplatform #swiftwasm #swiftpm #apple #kmp #backend #web #performance

Carregando publicação patrocinada...
3

Swift compila nativamente via LLVM, garantindo performance próxima de linguagens como Rust e C++

Isso não faz sentido, usar LLVM para compilar não garante velocidade. Depende de uma série se variáveis para definir que velocidade vai ter, inclusive como é implementando o uso do LLVM. Mas características da linguagem também farão alguma diferença.

Existem linguagens que não usam LLVM e entregam melhores resultados que Swift. O gerenciamento de memória de Swift não é dos melhores para entregar resultado.

QUando falamos em Wasm a coisa fica mais equilibrada, porque ele não é nativo.

A escolha de um ou outro vai depender do expertise da equipe, provavelmente. Porque ainda é cedo para falar sobre algo que não está consolidado. Ou poderá continuar usando React Native, Blazor ou outras ferramentas que funciona bem nas duas plataformas hoje.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).