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Combate ao Spam Telefônico: Uma Proposta Colaborativa

Você está cansado(a) de receber ligações de spam incessantes? A ponto de silenciar o telefone e correr o risco de perder chamadas importantes? Se sim, você provavelmente concorda que essa prática abusiva ultrapassou todos os limites.

Medidas Atuais:

Os órgãos reguladores de telecomunicações no Brasil já iniciaram ações, como a plataforma "Não Me Perturbe" (https://www.naomeperturbe.com.br/).

O Desafio:

Apesar dos esforços, incluindo multas e outras medidas, o problema persiste. A fiscalização do volume diário de chamadas de spam é extremamente difícil, para não dizer impossível... a menos que novas abordagens sejam adotadas.

Limitações Atuais:

A denúncia dentro do "Não Me Perturbe" tem efeito limitado, em parte devido à baixa adesão.
O processo manual de identificar a empresa (usando sites como "Qual Empresa Me Ligou" e a Receita Federal), contatá-la e solicitar a remoção do número é trabalhoso, embora possa funcionar em alguns casos.

Vulnerabilidades:

As empresas de telemarketing adaptam suas práticas rapidamente para contornar as regulamentações. É uma corrida em que a fiscalização está sempre um passo atrás. A utilização de números de pessoas físicas, por exemplo, complicaria ainda mais a situação.

Proposta de Solução:

  • Plataforma Colaborativa de Denúncias:
    Criação de um sistema open source para cidadãos registrarem denúncias de números de spam e o fornecimento de uma integração com as empresas para que possam tratar as denúncias, similar ao modelo do "Reclame Aqui", mas com foco em resolução de problemas relacionados a essa prática de spam.

  • Sistema de Rastreamento e Denúncia:
    Além da captação de denúncias, o sistema cruzaria dados de diferentes números, identificando os responsáveis.
    Coleta automática de informações de sites como "Qual Empresa Me Ligou", CNPJ, e dados de whois de domínios associados.
    Criação de um "banco de dados" de denúncias contra empresas não listadas no "Qual Empresa Me Ligou", coletando detalhes como número, atendente e empresa.
    Envio automatizado de e-mails solicitando remoção de contato e interface de comunicação para as empresas responsáveis pelos números.
    Objetivo: obter apoio dos órgãos reguladores, fornecendo dados concretos para fiscalização eficaz e cumprimento de suas determinações por parte das empresas e finalmente, reduzir o spam telefônico.

Convite:

Estas são ideias iniciais. Deixo também um convite a você, para que possamos debater e amadurecer essas propostas, e, quem sabe, transformar este conceito em um projeto real para combater o spam telefônico.

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Mas, isso seria algo como trocar 6 por meia dúzia, as práticas de spam vão continuar existindo, independente de qual canal as empresas utilizem, e já que há uma "barreira" por parte dos órgãos regulamentadores, talvez seja interessante trazer esse "acesso" para as pessoas que de fato são prejudicadas, conforme as pessoas começarem a aderir a algo como esse, é questão de tempo até que essa bola de neve se torne grande demais para ser ignorada pelas empresas e órgãos responsáveis.

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Há limitações significativas com as operadoras de telefonia convencionais, mas sendo realistas, elas não vão deixar de ser utilizadas por muito tempo ainda....
Tem um pequeno problema aqui, no meio dessas ligações de spam, e certos momentos, acontecerá de recebermos ligações reais e em alguns casos até mesmo sérias, como em casos de saúde por exemplo, hospitais e outros serviços irão continuar a usar esse sistema por algum tempo e não há como correr o risco de perder essas chamadas.
Digo isso por experiência própria, já aconteceu comigo de atender uma ligação, esbravejando com o atendente achando que era mais um spam como muitos que recebi no mesmo dia, quando o atendente me fala sobre um agendamento de consulta qual eu estava esperando a algum tempo ter sido realizado, o atendente também me disse que já estava tentando falar comigo a alguns dias e sem conseguir, por fim, pedi desculpas ao atendente por ter sido rude e expliquei o motivo por isso, depois disso, ví que não é possível simplesmente ignorar as ligações.

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Concordo com voce. E isso é tão bizarro que outro dia recebi uma msg da cl4ro, não sms, uma msg interna que o chip consegue entreguar e era a propaganda de um veiculo Creta por num sei quantas parcelas de R$xxx..
Só aqui mesmo...