Executando verificação de segurança...
1

Resposta curta:

Comece com o bom e velho Gustavo Guanabara no youtube de graça mesmo. Escolha uma área dentre as várias que tem dentro de programação (levando ou não em consideração o setor de empresa que quer trabalhar), e vá fundo! (Não sabe quais áreas existem?)

Erre muito, corrija muito, aprenda mais e em algum momento escolha entre seguir como técnica ou gestora.

Ganhe dinheiro, para pagar a terapia do burnout (brincadeira! rs)

Se aposente na mesma empresa, ou saia e funde a sua própria com colegas que conheceu na última empresa que trabalhou. (cuidado para não trocar muito de empresa no inicio e não ter o completo entendimento do ciclo de um projeto, isso vai diminuir bastante seu valor no mercado)

Resposta longa:

Como outros colegas colocaram, o ideal é você ir afunilando as perguntas para saber onde quer se especializar.

Como não sabe por onde começar, o ideal seria entender o básico sobre o que é um computador e o seu funcionamento. Com um entendimento base disso, proseguir para lógica de programação.

Após ter uma base em lógica de programação, você tem um mínimo de clareza para decidir se quer seguir com programação para backend ou frontend (a esse ponto a lógica de programação já terá te dado o gosto sobre o backend, se quiser um gosto a mais do frontend antes de decidir, pode estudar um pouco de HTML + CSS para sentir do que se trata)

E então...

Comece com a "Grande Area" de programação:

  • Mobile - programação para dispositivos móveis (celulares, tablets..)
  • Web - Programação de sistemas ou páginas que vão ser executadas na internet
  • IOT - Programação para dispositivos como veículos, eletrodomésticos etc.
  • Desktop - Programação para softwares instalados diretamente no computador

Depois de escolher um, você pode afunilar um pouco mais se souber o setor que quer trabalhar (como por exemplo inteligencia artifical e análise de dados pode te indicar a ir para uma linha mais específica, nesse caso Python é uma boa pedida) do contrário, pode ir em uma das linguagens que mais tem vagas atualmente só dar um google.

Aprenda sobre a stack ("conjunto de ferramentas") que você vai usar fazendo projetinhos para absorver o conhecimento. Continue estudando os fundamentos durante todo o processo! Hoje o que mais falta na área são pessoas que conhecem bem as bases e fundamentos. Continue praticando, o erro é o melhor professor (erro com análise e correção!).

Depois avance para padrões de projeto, solid, clean code, design patterns, ddd, padrões de arquitetura, e nisso temos já uns 3, 5, 10 anos de carreira rs.

É isso basicamente, não escute a galera que romantiza a área como rápida e fácil. O caminho é desafiador e leva tempo. Um passo de cada vez, não foque somente no destino, aproveite a jornada! =)

Desejo sucesso!

Carregando publicação patrocinada...