Executando verificação de segurança...
5

Iniciante na Programação

Olá, pessoal! Tudo bem?

Me chamo Grazy, tenho 28 anos e estou começando agora no mundo da programação. Confesso que às vezes me sinto "velha" para isso, mas a vontade de aprender é muito maior!

Sou totalmente iniciante, não sei absolutamente nada, e por isso gostaria muito da ajuda de vocês. Poderiam me indicar conteúdos atualizados, gratuitos ou pagos, para quem está começando do zero?

Desde já, agradeço demais pela atenção e ajuda! 😊

Carregando publicação patrocinada...
4

Meus 2 cents:

Bem, o primeiro comentario (meio obvio) eh: nao existe idade para comecar uma atividade - podem ocorrer maiores ou menores dificuldades em alguns pontos, eh uma questao de disciplina (e um bocado de flexibilidade) para lidar com eles.

Apesar de parecer contraditorio, disciplina (foco, organizacao, persistencia) eh a capacidade de controlar impulsos, seguir um plano de acao e resistir aa tentacao de desistir, mesmo diante de dificuldades - enquanto que flexibilidade eh essencial para lidar com as incertezas e imprevistos do cotidiano.

Eh importante ter uma estrutura e uma rotina para alcancar objetivos, mas tambem ser capaz de se adaptar a mudancas e aproveitar oportunidades inesperadas.

Dito isso, os desafios tecnicos: se voce conhece o que eh um computador (ou pelo menos ja esta acostumada a lidar com um) - ja eh uma facilidade.

Se por outro lado voce nao tem familiaridade com computadores - no maximo com um celular e redes sociais - o desafio pode ser um pouco mais complexo. Eh possivel aprender a programar usando apenas um celular, mas nao eh tao simples - conforme voce for avancando pode sentir a falta de um ambiente mais poderoso para trabalhar.

Dito isso - existe um curso basico na internet:

Harvard, o CS50: Introdução a Ciência da Computação, estava disponível com legendas em português e totalmente gratuito:

https://materiais.napratica.org.br/cc50

Teve um post falando sobre ele aqui:

https://www.tabnews.com.br/matheuspazinati/curso-cs50-de-harvard-minha-opiniao

Nao se deixe intimidar por der um curso de Harvard e o titulo "ciencia da computacao" - eh um curso bem basico, voltado para quem esta comecando.

Eh um bom comeco.

E existe o curso do Filipe Deschamps (aqui do TABNEWS)

https://curso.dev

Tem um custo - mas oferece a garantia de 30 dias.

Boa sorte e sucesso !

4

Olá, Grazy. Seja bem-vinda à comunidade!

Entenda desde já que aprender programação requer um longo tempo de aprendizado, então tenha resiliência durante o processo e maturidade para lidar com o mercado de trabalho.

A base inicial da programação é entender a lógica de programação. Experimente esta playlist do canal Curso em Vídeo disponível gratuitamente no YouTube.

Lógica de Programação - Curso em Vídeo

Outras dicas

Pesquise pelas áreas de tecnologia existentes atualmente. Há várias no mercado como:

  • Web
  • Mobile
  • Desktop
  • IOT

Você pode perguntar para os membros da comunidade sobre cada uma delas para ter certeza qual pode ser mais interessante se especializar. Também considerando seus objetivos, região, etc.


Escolha uma linguagem de programação para que você continue aprendendo fundamentos mais avançados, como estruturas de dados.


Não se esqueça de desenvolver projetos pessoais pois será com a prática que você realmente irá aprender. Há vários tutoriais no YouTube, mas também recomendo desenvolver projetos que resolvam problemas do seu dia a dia.

Ao desenvolver projetos pessoais, compartilhe no GitHub, LinkedIn e também com a comunidade para que seu trabalho tenha visibilidade e gere novas oportunidades.


É desconfortável no começo, você vai errar bastante, mas faz parte do processo de qualquer pessoa programadora.

Boa sorte! 🍀

1
3

Grazy, antes de sair estudando qualquer coisa, recomendo parar um pouco e pensar o que você deseja da programação, pois ela é muito abrangente e cada área é bem distinta das outras.

Dentre as áreas mais comuns estão:

  • Web - Desenvolvimento de sites, APIs, sistemas web... Podem funcionar tanto localmente quanto na nuvem (mais comum), e são acessíveis de qualquer dispositivo que consiga utilizar um navegador. Aqui existe a distinção entre desenvolvedor frontend (cuida da parte visual da página), backend (cuida da lógica do sistema e banco de dados) e fullstack (quem faz as duas coisas). Linguagens comuns: PHP, Javascript, Java, Python. Área em grande expansão

  • Mobile - Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis como: smartphones, tablets, relógios... É uma área que se relaciona bastante com web, pois geralmente vai consumir informações ou serviços disponibilizados por uma API. Linguagens comuns: Dart (Flutter), Javascript (React Native), Java, Swift. Área em grande expansão.

  • Desktop - Desenvolvimento de sistemas que são instalados nos computadores, geralmente são softwares de gestão empresarial ou pontos de venda. Nem toda linguagem de programação dessa é gratuita ou serve para diferentes sistemas operacionais. Linguagens comuns: Java (Java FX ou Java Swing), C#, C++, Pascal (Lazarus ou Delphi) e Python. Área com pouca expansão atualmente, já foi maior em outros tempos.

Com essa análise básica, você já vai conseguir ter um norte de qual área deseja seguir. Independe da linguagem escolhida, o estudo de lógica de programação é essencial. Eu iria além e estudaria um pouco sobre redes também para saber, mesmo que por cima, como funciona a comunição entre diferentes dispositivos e protocolos de rede.

Recomendo também entrar nas comunidades de programação do discord, sempre tem gente do bem lá pra te dar um conselho.

Outra dica é sempre ler os posts de programação no Medium, principalmente desse perfil Hugo Habbema, sempre tem introdução às bases da construção de sistemas, linguagens de programação e tutoriais detalhados.

Se possível, mude seu ambiente para Linux e busque aprender cada vez mais sobre o terminal bash e como as coisas acontecem no computador por de trás da tela. Isso te fará uma profissional diferenciada.

Nunca pare de estudar, programação é uma habilidade que exige constância, em algum momento a chavinha vai virar e você será capaz de construir coisas que nunca imaginou que conseguiria, utilize essa satisfação pessoal como gás para ir além. Num primeiro momento, se especialize em uma área e linguagem, depois expanda aos poucos para outras linguagens para compor sua caixinha de ferramentas.

Ferramentas de aprendizado:

  • W3Schools

  • Tutorialspoint

  • Geeks fos Geeks

  • Medium

  • Dev.to

  • Curso em Vídeo - Youtube

  • Bro Code - Youtube

  • B7Web - Bonieky Lacerda

Boa sorte na sua caminhada, hoje é muito mais fácil do que anos atrás, a maior parte do conteúdo é gratuito, então só depende da sua determinação e esforço.

2

Eu também sou até certo ponto iniciante na programação, mas eu diria pra explorar as áreas disponíveis, ver o que mais te interessa, se é mais interessante o front end ou back end por exemplo, ou área de dados, e vá atrás de um roadmap.

Existe um bom site para ver roadmaps que é esse aqui

Sobre conteúdos

Eu recomendaria filtrar algo gratuito que tenha qualidade, ver se você realmente gosta, a plataforma que todos te indicariam e com razão, pois é de ótima qualidade é o Curso em video do professor Gustavo Guanabara. A plataforma serve caso você queira deixar registrado seu progresso e retirar certificados posteriormente (que serão pagos), mas as aulas também ficam no youtube. Eu começaria vendo um curso de lógica de programação, e escolheria uma linguagem de fácil sintaxe como Python ou javascript para aplicar e praticar esses conceitos.

Pratique bastante

Eu recentemente decidi que iria também reforçar a base e a lógica de programação, mesmo vendo esse conteúdo a um tempo eu não tinha adquirido a prática de aplicar a colocar a mão na massa, to melhorando isso agora.

Dicas bonus

Veja sobre Git e Github para já ter familiaridade com isso e ir guardando seus projetos em repositórios no Github.

Se quiser se conectar:
Linkedin
Github

1

Resposta curta:

Comece com o bom e velho Gustavo Guanabara no youtube de graça mesmo. Escolha uma área dentre as várias que tem dentro de programação (levando ou não em consideração o setor de empresa que quer trabalhar), e vá fundo! (Não sabe quais áreas existem?)

Erre muito, corrija muito, aprenda mais e em algum momento escolha entre seguir como técnica ou gestora.

Ganhe dinheiro, para pagar a terapia do burnout (brincadeira! rs)

Se aposente na mesma empresa, ou saia e funde a sua própria com colegas que conheceu na última empresa que trabalhou. (cuidado para não trocar muito de empresa no inicio e não ter o completo entendimento do ciclo de um projeto, isso vai diminuir bastante seu valor no mercado)

Resposta longa:

Como outros colegas colocaram, o ideal é você ir afunilando as perguntas para saber onde quer se especializar.

Como não sabe por onde começar, o ideal seria entender o básico sobre o que é um computador e o seu funcionamento. Com um entendimento base disso, proseguir para lógica de programação.

Após ter uma base em lógica de programação, você tem um mínimo de clareza para decidir se quer seguir com programação para backend ou frontend (a esse ponto a lógica de programação já terá te dado o gosto sobre o backend, se quiser um gosto a mais do frontend antes de decidir, pode estudar um pouco de HTML + CSS para sentir do que se trata)

E então...

Comece com a "Grande Area" de programação:

  • Mobile - programação para dispositivos móveis (celulares, tablets..)
  • Web - Programação de sistemas ou páginas que vão ser executadas na internet
  • IOT - Programação para dispositivos como veículos, eletrodomésticos etc.
  • Desktop - Programação para softwares instalados diretamente no computador

Depois de escolher um, você pode afunilar um pouco mais se souber o setor que quer trabalhar (como por exemplo inteligencia artifical e análise de dados pode te indicar a ir para uma linha mais específica, nesse caso Python é uma boa pedida) do contrário, pode ir em uma das linguagens que mais tem vagas atualmente só dar um google.

Aprenda sobre a stack ("conjunto de ferramentas") que você vai usar fazendo projetinhos para absorver o conhecimento. Continue estudando os fundamentos durante todo o processo! Hoje o que mais falta na área são pessoas que conhecem bem as bases e fundamentos. Continue praticando, o erro é o melhor professor (erro com análise e correção!).

Depois avance para padrões de projeto, solid, clean code, design patterns, ddd, padrões de arquitetura, e nisso temos já uns 3, 5, 10 anos de carreira rs.

É isso basicamente, não escute a galera que romantiza a área como rápida e fácil. O caminho é desafiador e leva tempo. Um passo de cada vez, não foque somente no destino, aproveite a jornada! =)

Desejo sucesso!