Executando verificação de segurança...
32
rafael
2 min de leitura ·

O Akita "vibecodou" um editor de markdown (18k linhas em 30h) e documentou o processo

O Akita criou um editor de Markdown do zero usando o Claude Code, no plano Max (5x Pro), de 100 dólares. Ele documentou todo o processo e eu achei bem interessante, principalmente quando falou sobre as interações e intervenções que teve no processo.

Resumo dos resultados:

Com Claude, fiz tudo em pouco mais de 30 horas, distribuído em 3 dias de super hiper foco (não recomendo; praticamente fiquei doente fazendo isso). No final, isso gerou um projeto com aproximadamente 130 pull requests. Um total de 18 mil linhas de código (cobertura de testes de cerca de 70%). Foi tudo feito em Ruby on Rails 8 e Javascript (HotWire/Stimulus).

Recomendo fortemente a leitura da Parte 2, especialmente o tópico "Testes, testes, testes". O Akita detalha como a IA se comporta mal sem orientação humana estrita e como corrigir isso.

Duas frases que destaco do final do artigo:

Todo código feito sem assistência humana nenhuma SEMPRE sai na pior qualidade de código possível.

Finalmente eu sinto que chegamos ao elusivo “Developer 10x”. Basta que você seja sênior primeiro.

Vale a leitura na íntegra para entender as intervenções técnicas que o Akita fez para o projeto não virar espaguete.

Carregando publicação patrocinada...
7

Meus 2 cents,

Provavelmente esse foi um dos relatos mais HONESTOS que ja li sobre Vibe Coding.

Coisas que me chamaram a atencao:

  • O app nao tem camadas de seguranca (autenticacao)

  • o app nao usa banco de dados

  • Eh um app stand-alone.

  • O custo financeiro gasto em tokens (ta, ele poderia ter usado alguma LLM alternativa e mais barata)

  • A necessidade de acompanhamento do Senior para manter o LLM na linha

  • A necessidade de ficar monitorando o codigo e refatorando

  • A atencao para nao reinventar a roda

  • A importancia de ter um plano/roadmap definido para nao se perder no meio do caminho

Gostaria reforcar isso: mesmo sem auth, BD e sendo stand-alone, deu trabalho para caramba, imagina em um app que precise deste tipo de funcionalidade.

Confesso que nao consigo ler a a noticia "cliente cancela Salesforce para usar base44" sem pensar: "se fodeu..."

O SaaS vai morrer ?

Saude e Sucesso !

3
5
2

Sigo acompanhando o Akitando pois acho que ele ainda segue sendo uma referência em diversos assuntos na nossa área e segue lúcido quando se trata de alguns temas específicos cheio de tantas pessoas mais emocionadas.

O que mais me impressionou no geral foi o tempo que ele gastou, li as duas postagens dele, relacionadas ao projeto e levei em consideração o fato dele ser um Sênior e levar menos tempo para entender os problemas e direcionar a IA pelo caminho que ela deveria ir.

Também teve a questão do custo, sendo um dos modelos mais caros e tendo um custo mais elevado, acreditava que o resultado no geral seria melhor.

Comecei a usar mais esse ano, então não tinha visto ainda uma documentação mais realista com parâmetros que elucidasse melhor o tempo gasto, o tamanho do projeto e a senioridade do usuário.

Um ponto que também ele levanta e a organização do projeto e refatoração, ele deixa bem claro que se não tiver cuidado nisso o projeto vai se tornando um amontoado de codigo em um único arquivo que a manutenção se torna inviável a longo prazo.

A ainda 2 pontos que me deixaram curioso, 1 deles é como ela lida com um projeto mais original, digo isso pois fazer um editor de texto, é algo muito comum e assim como um blog, temos diversas documentações e projetos funcionando, então ela acaba tendo referenciais fáceis para seguir em quase todas as linguagens e mesmo ele não direcionando, ela opta por escolhas que qualquer outra pessoa que conhece minimamente a tecnologia adotada também faria ou ate o próprio google daria o direcionamento.

E a curiosidade 2 é mais em relação a como ela lidaria com projetos grandes e complexos? Acredito que a intervenção seria mais doque necessária, mas o quanto ela aceleraria algumas tarefas e o quão bem ela seguiria os padrões definidos.

Para mim IA é só mais uma tecnologia que estamos aprendendo a usar e adequar ao nosso dia a dia, ainda não consegui enxergar um resultado real nos meus usos que me fizessem ficar chocado, acho que ainda não aprendi a usar tão bem, mas vou e também acho que é porque prometeram tantas e tantas coisas grandes demais, que em problemas pequenos que testei senti que alguns ela se saiu bem e em outros eu larguei de mão e eu mesmo fui fazer.

Não sei, por mais rápido que ela cuspa o código falta algumas coisas que são muito humanas e o resultado de tudo que ela tem cuspido, eu vejo de forma extremamente genérica se amontoando e gerando novos saas.

2

Ainda não vi o vídeo mas ja imagino que isso possível. Estamos vendo muitos casos bem sucedidos de criação de projetos do zero.

Mas sabem o que está faltando gente?

Exemplos de sucesso de pessoas usando vibe coding pra alterar um projeto ja existente. Ir adicionando/removendo funcionalidades sem deixar o codigo uma bagunça.

Isso seria especialmente interessante quando se tenta alterar um projeto de outra pessoa, em que não se conhece nada do código.

Acho que isso seria o teste final pro Vibe coding.

1

Eu acho que agora eu meio que entendi do que se trata vibeCoding
Nunca tinha feito sentido para mim
Eu uso um pouco de IA mas é tipo perguntar em 10 minutos, depois CTRL+C, depois algumas horas de programação.

O uso de IA não alterou tanto meu fluxo de trabalho porque eu basicamente substitui perguntar pro google por perguntar pro copilot.

Aconteceu/acontece comigo porque eu '"NUNCA"' usei auto-completation.

E acho que a IA-Rise meio que começou com os autocompletation.

começou com os autocompletation

E acho que é por isso que ela funciona tão bem com source code.

1

Galera seis tem botar na mente que as unicas entidades reais que atuam contra a entropia do universo é o ser humano e alguns animais, alem disso alguns humanos só alguns, não muitos, são agentes simplificadores, LLMs nunca vão passar de gerador de texto e oq ele faz de melhor ? Gerar texto sem parar, então ele vai criar um monstro no delta T sem supervisão e parem de acreditar em dono de startup que depende de investidores

1

Se um senior levou todo esse tempo, levando em consideração que está pagando caro em uma ferramenta de automação mas que não consegue fazer muita coisa sem orientação, não seria exagero falar que é uma coisa muito cara.
Eu fiquei surpreso depois que IA foi capaz de criar propulsores de foguete e virus biológico do zero, mas se for analisar essas tarefas eram bem específicas e não envolvem tantas abstrações, e o ambiente de desenvolvimento ja contava com base de dados gigantescas para esse fim.