Acho que negar ou ignorar o uso da IA hoje é como tentar fechar os olhos para algo que já faz parte do nosso dia a dia. Ela já está mudando tudo, e não falo só da área de desenvolvimento, mas de muitas outras também.
A gente precisa se forçar a aprender e entender como usar. Estudar sempre vai ser o diferencial. No último vídeo do Filipe, ele comentou algo que faz muito sentido: a IA pode te deixar X% mais rápido, mas isso depende do quanto você já sabe.
Outra coisa que me marcou foi uma palestra que assisti no Hacktown, em Santa Rita do Sapucaí, onde falaram sobre “Sedentarismo Cognitivo”. É como aconteceu com a modernização dos meios de transporte ou até antes disso, quando deixamos de caçar para conseguir comida. Ficamos mais sedentários fisicamente e, por isso, hoje precisamos de academia ou outras atividades para manter a saúde.
Com a IA, vai ser relativamente parecido, vamos precisar encontrar formas de exercitar o nosso pensamento, para não cair na armadilha de aceitar respostas fáceis e acabar perdendo a visão crítica das coisas.