Como o curso.dev me ajudou a tirar uma ideia do papel e transformá-la em uma rede de compartilhamento de livros físicos
Tudo começou quando eu e minha esposa descobrimos que seríamos pais da nossa primeira filha. Queríamos deixar algo que realmente fizesse sentido, um legado que fosse além do material.
A ideia inicial era simples: criar nela o prazer pela leitura.
Começamos a comprar livros infantis e, com o tempo, o que era um gesto simbólico virou um hobby. Cinco anos depois, percebemos que tínhamos muito mais livros do que crianças e junto com essa constatação veio uma inquietação:
"Quantas histórias estão presas nas nossas prateleiras enquanto tantas crianças ainda não descobriram o prazer de ler?"
Foi aí que surgiu o Griô, uma iniciativa familiar que nasceu de uma conversa de fim de tarde (e um bom café).
A ideia: criar uma rede de empréstimo rastreável de livros físicos, que circulam de mão em mão, de modo a criar uma rede viva de afeto e difusão da prática leitora.
Para tornar isso possível, eu precisei aprender a transformar o conceito em tecnologia e foi aí que o curso.dev, do Filipe Deschamps, entrou em cena.
Com o que aprendi lá, desenvolvi o web app do Griô: uma plataforma onde cada livro é vinculado a um QR Code colado na quarta capa. Ao escanear, o leitor entra no sistema, registra sua leitura e, após ler o livro, decide quem será o próximo guardião daquele exemplar. É o livro ganhando vida literalmente.
Veja aqui o vídeo explicativo o funcionamento da solução
Nosso objetivo com o Griô é claro:
"estimular a prática leitura entre crianças e criar um ciclo de compartilhamento que transforme conhecimento em vínculo. E quem sabe contribuir para construirmos um adulto leitor."
Para manter essa rede viva, criamos também uma pequena loja de livros infantis, cuidadosamente curada pela minha esposa, que é pedagoga e pós-graduada em educação infantil:
Cada compra ajuda a financiar a expansão da rede e a levar mais histórias para mais famílias.
Se quiser acompanhar o projeto ou apoiar de alguma forma, estamos no Instagram:
(https://instagram.com/grio.club)[https://instagram.com/grio.club]
Deixo aqui meu agradecimento ao Filipe Deschamps e à equipe do curso.dev, por mostrarem que, com código e propósito, é possível dar vida a ideias que realmente importam.
Ah, e se ficou curioso com o nome “Griô”:
"Griô é uma palavra de origem africana que designa os contadores de histórias, guardiões da memória e da tradição oral."
É exatamente isso que queremos fazer guardar e compartilhar histórias.