Executando verificação de segurança...
1

Gostaria de lembrar que o foco mal aplicado é desperdício da mesma forma.

Imagine que eu resolva focar em aprender design patterns sem nunca ter codificado um único sistema. Veja que se eu comprar o livro, focar em lê-lo e tentar colocar em prática no fim de nada irá me adiantar pois falta experiência para saber exatamente como e onde usar a técnica aprendida.

Por outro lado, aplicar o foco da maneira correta pode ajudar a entrar no chamado estado de flow. Este estado pode ser entendido como uma situação em que estar concentrado em uma tarefa é tão prazeroso que perde-se a noção de tempo e espaço levando a várias horas de concentração.

Por fim, de nada adianta conseguir ter e manter o foco se não houver descanso adequado.
Foi pregando meios de manter e aumentar o foco que coaches levaram as pessoas ao burn out.

Acredito que talvez a palavra correta seria saber dar prioridade ao que realmente importa. Note que uma vez sabendo o que é importante o que é supérfluo pode ser deixado de lado mantendo assim o foco no que dá resultado.

Dito isso destaco ainda que é demasiado complexo comparar indivíduos visto que cada um tem contextos e situações diferentes que impedem de aplicar técnicas de priorização e manter o foco, como por exemplo pessoas com TDAH.

Excelente post, sucesso e boa sorte