Executando verificação de segurança...
1

Estágio (programação)

Oi, bom dia para todos.
Mês que vem farei 16 anos, estou no segundo ano do curso técnico de informática, aprendendo sobre poo, sql... E atualmente estou num trabalho de jovem aprendiz que não gosto muito, e meu sonho era encontrar um trabalho, um estágio na área de programação, porém muitos falam que eu não posso por ser muito novo e tals. Conseguem me dizer experiencias de vocês e se pode entrar em um estágio com 16 anos cursando um técnico, e dicas. Agradecido!

1

Olha, faça projetos mesmo que já exista algo relacionado, e demonstre saber ou melhor dominar assunto, uma empresa busca lucro imediato, ou seja, não há tempo para gastar, e sempre esteja ativo no github em eventos e etc, se tiver colegas devs, busque fazer projetinhos mais complexos, ai você ganha experiência e conhecimento, ai você vai ter algo para mostrar na sua entrevista.

1

Entregue currículos, mesmo que você saiba que não vai ser contratado.
Deixei meu curriculo no banco de dados da minha escola, mesmo sabendo que não seria chamado, mas pra minha surpresa fui chamado para ser tecnico de informática em uma empresa multinacional tendo 17 anos e com pouca experiência. Sei que 90% foi sorte, mas se eu não tivesse colocado aquele curriculo no banco de dados, jamais iria desfrutar dessa sorte. Se você não se colocar no caminho da sorte, será para sempre um azarado.

1

Cara, acredito que tu está numa das melhores fases da vida pra conseguir alinhar estudos com oportunidades. Geralmente, nesta época da vida ainda moramos com nossos pais ou algum responsável, e não temos muitas responsabilidades financeiras. Então aproveite teu tempo para estudar e desenvolver alguns projetos legais. Isso deve ser suficiente para encontrar uma vaga de estágio.

Eu comecei na mesma situação que você, e não tinha muito tempo para estudos. Estava no ensino médio, cursando técnico em informática, e através da escola consegui um estágio. Como não conseguia estudar muito, acabei demorando um pouco a me desenvolver mas no fim das contas seria efetivado na empresa. Por conta de uma oportunidade única de sair do interior e morar na capital do país acabei recusando a oferta. Anos depois voltei a trabalhar com desenvolvimento, mas com certeza o estágio me ajudou muito e abriu as portas, mesmo anos depois.

Ah, como sugestão, pesquise as empresas da tua cidade, e faça networking com alguém de lá. Pergunte como é trabalhar lá, pergunte sobre a profissão, tecnologias, desafios, mostra que tu quer genuinamente entrar na área. Talvez isso já baste para conseguir uma oportunidade.

Então de novo, estude, se dedique, que uma porta vai abrir, cedo ou tarde.

1

Até onde eu sei 16 anos pode sim. Não sei extamente coimo está, mas parece que é a idade mínima mesmo. Eu tive emprego com 14 anos, com 5 eu já trabalhava em empresa da família. Mas hoje as regr5as são mais rígidas.

A melhor forma é perguntar na própria escola, eles precisam saber disso com todos os detalhes. Pode ser que um estágio oficial só possa no último ano, independnete da idade.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).