[PITCH] Minha jornada criando um SaaS sem ser programador
Já adianto, não sou um vibe coder. Trabalho com tecnologia a praticamente 20 anos, mas nunca trabalhei como programador, longe disso. Venho de histórico mais voltado para infra e hoje atuo com Devops. Fora a tecnologia trabalhei somente no ramo automotivo por alguns anos. Nesse trabalho no ramo automotivo já havia desenvolvido um sistema PHP (versão 4 ou 5 talvez) para catálogo de peças, contas a pagar e impressão de orçamentos para os clientes. De longe seguindo as boas práticas, mas funcionava.
Dito isso sempre tive a velha vontade de usar a tecnologia para criar uma solução para o ramo automotivo, que, a meu ver, carece de opções simples e objetivas. E foi ai que comecei a desenvolver um sistema para gestão de oficinas mecânicas, um misto de vontade de fazer algo útil e também tentar aprender um pouco mais sobre desenvolvimento.s
No começo a empolgação bate forte e parece que tudo vai ser feito muito rápido e fácil. Mas começam alguns problemas, alguns desafios técnicos e o ritmo cai. O tempo disponível também não é algo abundante, conciliar a vontade fazer algo novo com trabalho e familia começa a ficar cada vez mais difícil.
Saber se está escolhendo as tecnologias corretas é outro desafio, existem milhares de opções. Para variar a tecnologia do vizinho sempre parece melhor e mais performática (sem malícia). Bom, em termos de tecnologia fui do básico que já conhecia mesmo, partindo com Python e Mysql. E lá se vão vários CRUDs criados, inserções, migrações de banco, apaga tudo e faz de novo, muda layout. Agora parece estar quase tudo acabando.
Ledo engano meus amigos, quanto mais perto do fim mais parece que está no começo. Agora surgem desafios bem mais complexos, aqueles que a gente evita a todo custo. Como isolar informações dos clientes, autenticação, gerenciar pagamentos e assinaturas. É, o sentimento que reina nesse ponto é que parece que para fazer essas coisas precisa ser um desenvolvedor formado em Harvard, guru da tecnologia.
Eis que um dia você acorda inspirado, parecendo o filho do próprio Bill Gates. Aquele monte de código começa a fazer sentido e a mostrar resultados, talvez não nos melhores padrões possíveis, mas novamente funciona. As coisas começam a se encaixar, os diversos testes e validações começam a não quebrar tão facilmente. muitoConfesso que a sensação de criar algo do zero é ótima.
No meio desse turbilhão de emoções que nasce a MecaniControl, um sistema simples e objetivo para gerenciar oficinas mecânicas. Com as principais funcionalidades que uma oficina precisa, cadastro de clientes, gestão de veículos, ordens de serviço, constas a pagar e receber e controle de agenda. Mais features estão no roadmap, então novidades podem surgir.
![]()
E é obvio que o sentimento de talvez não estar fazendo a coisa certa ou não estar seguindo os melhores padrões ainda bate, mas o que prevalece é o sentimento de tentar, mesmo com as dificuldades e mesmo que caso o negócio em si não dê certo, ainda fica o sentimento de ter tentado e o aprendizado adquirido. Fica também o sentimento de sair da zona de conforto, tentar algo novo, se desafiar. E também não poderia deixar de pedir algumas dicas, qualquer coisa é bem-vinda, sugestões, criticas, materiais de estudo.
Por hoje era isso, obrigado pessoal.