Executando verificação de segurança...
3

Grazy, antes de sair estudando qualquer coisa, recomendo parar um pouco e pensar o que você deseja da programação, pois ela é muito abrangente e cada área é bem distinta das outras.

Dentre as áreas mais comuns estão:

  • Web - Desenvolvimento de sites, APIs, sistemas web... Podem funcionar tanto localmente quanto na nuvem (mais comum), e são acessíveis de qualquer dispositivo que consiga utilizar um navegador. Aqui existe a distinção entre desenvolvedor frontend (cuida da parte visual da página), backend (cuida da lógica do sistema e banco de dados) e fullstack (quem faz as duas coisas). Linguagens comuns: PHP, Javascript, Java, Python. Área em grande expansão

  • Mobile - Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis como: smartphones, tablets, relógios... É uma área que se relaciona bastante com web, pois geralmente vai consumir informações ou serviços disponibilizados por uma API. Linguagens comuns: Dart (Flutter), Javascript (React Native), Java, Swift. Área em grande expansão.

  • Desktop - Desenvolvimento de sistemas que são instalados nos computadores, geralmente são softwares de gestão empresarial ou pontos de venda. Nem toda linguagem de programação dessa é gratuita ou serve para diferentes sistemas operacionais. Linguagens comuns: Java (Java FX ou Java Swing), C#, C++, Pascal (Lazarus ou Delphi) e Python. Área com pouca expansão atualmente, já foi maior em outros tempos.

Com essa análise básica, você já vai conseguir ter um norte de qual área deseja seguir. Independe da linguagem escolhida, o estudo de lógica de programação é essencial. Eu iria além e estudaria um pouco sobre redes também para saber, mesmo que por cima, como funciona a comunição entre diferentes dispositivos e protocolos de rede.

Recomendo também entrar nas comunidades de programação do discord, sempre tem gente do bem lá pra te dar um conselho.

Outra dica é sempre ler os posts de programação no Medium, principalmente desse perfil Hugo Habbema, sempre tem introdução às bases da construção de sistemas, linguagens de programação e tutoriais detalhados.

Se possível, mude seu ambiente para Linux e busque aprender cada vez mais sobre o terminal bash e como as coisas acontecem no computador por de trás da tela. Isso te fará uma profissional diferenciada.

Nunca pare de estudar, programação é uma habilidade que exige constância, em algum momento a chavinha vai virar e você será capaz de construir coisas que nunca imaginou que conseguiria, utilize essa satisfação pessoal como gás para ir além. Num primeiro momento, se especialize em uma área e linguagem, depois expanda aos poucos para outras linguagens para compor sua caixinha de ferramentas.

Ferramentas de aprendizado:

  • W3Schools

  • Tutorialspoint

  • Geeks fos Geeks

  • Medium

  • Dev.to

  • Curso em Vídeo - Youtube

  • Bro Code - Youtube

  • B7Web - Bonieky Lacerda

Boa sorte na sua caminhada, hoje é muito mais fácil do que anos atrás, a maior parte do conteúdo é gratuito, então só depende da sua determinação e esforço.

Carregando publicação patrocinada...