Executando verificação de segurança...
2

Erro 0xc000000e: tudo que você pode (e deve) tentar antes de formatar para não estragar seu Domingo

Bom pessoal, passar pra vocês meu relato desse último Domingo 06/07/25. Nos últimos dias estava tendo muitas quedas de energia aqui na minha região, e no Domingo fui ligar meu Desktop para deixar tudo organizado para começar a trabalhar na segunda como sempre faço, e nisso uma surpresa, tela azul da morte no meu PC, pra piorar não tinha nenhum pendrive bootável configurado com imagem de instalação do Win 11. Por sorte eu tenho um notebook capenga que deixo com minha esposa para ela ver séries e fazer qualquer coisa que precise.

Com muito trabalho, consegui criar um Pendrive Bootavel atualizado, acessando a soluções de problemas, a reparação automática não funcionou, então fui para outras possíveis soluções para identificar o que estava acontecendo.
Investiguei o código que estava aparecendo na tela azul, e era um código de bootloader corrompido ou perdido, voltei para a parte de soluções de problemas, e usei o CMD.

Primeiro usei comandos como chkdsk /r, ele serve pra reparar setores defeituosos físicos no disco, além de corrigir erros lógicos no sistema de arquivos, geralmente quando temos problemas de queda de energia, costuma resolver, mas não foi o caso, o próximo que tentei foi o sfc /scannow, ele também serve para verificar a integridade de arquivos protegidos do sistema e substituir esses arquivos caso estejam corrompidos ou ausentes, tinham arquivos que estavam danificados mas mesmo com a substituição ainda não era possível fazer boot do sistema.
Próximo e último passo foi utilizar o bootrec que é uma ferramenta de prompt de comando que é usada pra reparar o setor de boot e configuração do Windows.

bootrec /fixmbr,
bootrec /fixboot,
bootrec /scanos,
bootrec /rebuildbcd,

Cada comando tem um papel para a reconstrução da imagem do BCD, mas ainda sim, não foi possível restaurar o Boot do sistema, então me restou o último caso, formatar tudo, que era o que queria evitar já que é um Desktop que uso para trabalho e tinha todo um ambiente de Desenvolvimento configurado.

Precisava fazer backup de alguns arquivos importantes que estavam no SSD onde o SO estava instalado, pelo CMD é só acessar o regedit, File>importar, nessa opção da pra acessar os arquivos, por lá e so copiar o que precisa pra um HD secundário ou externo conectado à máquina, depois é so formatar e ser feliz.

E pq eu tentei ao máximo não precisar formatar? Configurar um ambiente pode ser demorado e trabalhoso, fora que precisava que a Máquina estive pronta para trabalhar hoje, Segunda 07/07/25, fiquei até metade da madrugada configurando o que deu, e ainda estou finalizando o alguns pontos, ou seja, essa segunda ficou meio que perdida devido a esse problema.

OBS1: Caso tenham possíveis soluções que poderiam ter corrigido esse problema e eu não tenha citado no texto, falem nos comentários, se alguém passar por algo parecido pode ser que consiga resolver sem a necessidade de formatar como eu.

OBS2: Eu trabalhei um tempo com manutenção de computadores, atendendo principalmente escritórios de contabilidade, e nesses casos eles não podem se dar ao luxo de que a máquina seja formatada, softwares de Folha de Pagamento, Conectividade social ICP, certificados digitais, não dava apenas pra levar a máquina e formatar, então usávamos essas estratégias para poder resolver rapidamente e manter a máquina trabalhando, e ai no final de semana, pegávamos para clonar o HD caso tivesse setores defeituosos, de forma que não atrapalhasse a rotina do cliente entre segunda e sexta, então por isso fiz tudo isso antes de Formatar.

Carregando publicação patrocinada...
2

E pq eu tentei ao máximo não precisar formatar?

Isso é uma péssima ideia. Computador deu problema? Formatação limpa!

Pelo menos essa é a minha opinião.

Configurar um ambiente pode ser demorado e trabalhoso

não é trabalhoso se:

  • Tuas pastas importantes estão fora da partição do SO
  • Teus arquivos de configuração, .env, chaves ssh estão backupeados (resolve-se facilmente com um rsync diário para uma partição secundária)
  • As extenções do VScode estão sicronizadas com a conta do github.

Semana passada precisei formatar meu pc:

  • Entrei na BIOS e baixei o windows direto por ela (a minha tem essa opção)
  • Instalei os programas que precisava
  • Copiei os arquivos de configuração da pasta de backup para seus devidos lugares
  • Ambiente pronto em um turno
2

Meus 2 cents,

Em situacoes extremas assim, uso como recurso:

a) Ter uma particao linux (p.ex 10G) para um boot local e usar ferramentas disponiveis nele para tentar recuperar (obvio, isso so faz sentido ANTES da primeira formatacao - quando ainda estou instalando o sistema, p.ex. um servidor Windows Server novo geralmente crio uma particao para isso).

b) Nao tem particao Linux ? Tentar fazer o boot pelo USB em modo "live" e tentar os passos acima

c) Nada disso funcionou ? Poe um segundo HD com Linux e/ou Windows, e que tenham um virtualizador (p.ex. Virtuabox). De boot por ele, instale uma VM Windows (HD virtual) e coloque o HD fisico principal tambem como um HD virtual via VBoxManage (mas no formato VMDK):

VBoxManage createmedium disk --filename hd-fisico-sda.vmdk --format=VMDK --variant RawDisk --property RawDrive=/dev/sda

Isso vai permitir acessar o HD fisico via VM, emulando como se fosse um HD virtual VMDK (tem de ser VMDK, VDI ou outros formatos as vezes dao dor de cabeca)

Agora de boot pelo Windows Virtual (VM) e peca para ele corrigir o HD problematico.

Basicamente eh o mesmo processo se voce tiver um PC rodando OK, coloque o HD problematico como secundario, de boot pelo HD bom e peca para corrigir o boot do HD problematico.

Na pior hipotese, com acesso ao HD problematico da para clonar os dados para um HD bom recem formatado com o metodo acima (e manter os dados).

Boa sorte !

1

Muito bacana, não conhecia esse método, em situações extremas, realmente é algo que se a pessoa souber fazer, vai conseguir resolver o problema ou pelo menos recuperar os arquivos de o HD estiver muito defeituoso.

2

Este "truque" de usar o HD fisico como um HD virtual dentro de um VirtualBox eh particularmente interessante.

O Linux eh meu desktop principal, mas o PC esta formatado com dual-boot.

Quando preciso do Windows, ao inves da reboot no PC, apenas dou boot na VM que usa o HD virtual (que na pratica eh o mesmo HD fisico), subo o windows e faco o que preciso, sem sair do Linux (poderia ser o contrario tambem)

Teria outras tecnicas (como manter uma particao de dados separada), mas dessa forma o Windows esta sempre "sincrono" caso eu precise dar boot fisico por ele.

1

esses comandos bootrec, vc usa um de cada vez? não dá pra executar assim:

bootrec /fixmbr /fixboot /scanos /rebuildbcd

A proposito, você sempre tem que ter 3 "armazenamentos". 1: SSD com Windows e Programas, 2: SSD ou HD com Projetos e Arquivos que vc está trabalhando e 3: HD "Backup" (AKA Projetos e Arquivos que você não está trabalhando no momento, configurações, etc)

Se der alguma coisa errada, vc pode facilmente formatar o armazenamento 1. Se tiver pouca grana, os 3 "armazenamentos" podem ser partições do mesmo HD (mas não é ideal). E finalmente, voce pode transformar esse 1 em um Dev Drive

2

Atualmente eu tenho 1 SSD que eu uso para a instalação do Sistemas e programas, 1 HD que é apenas para Projetos tanto de trabalho quanto de estudo, outro HD para armazenamento de outras coisas como Alguns jogos, emuladores e etc, coisas do tipo, e um HD externo que uso para Backup de alguns sistemas e arquivos.
No futuro pretendo adicionar um SSD NVME para armazenamento de jogos e outro para projetos, assim consigo melhorar o desempenho dos loadings.