Executando verificação de segurança...
4

Só dei 3 upvotes porque o sistema me barrou hahahaha.

Seu artigo foi muito bom, de verdade. Pareceu que era o Fábio Akita falando comigo. Mas, uma pergunta, você acha que quem começou do jeito "errado" e está no meio da faculdade (estou no quinto semestre de Ciência da Computação) deveria voltar uns passos atrás para fazer esses exercícios de lógica?

No meu caso, eu até consigo fazer os "simples", mas quando entram os mais complexos...

Também falho muito nessa questão de levar as coisas até o fim (só fui dar atenção a isso recentemente e estou tentando melhorar), principalmente em cursos e projetos. Inclusive, acho que fazer esses mini projetos vai ser muito útil para eu me acostumar a levar as coisas até o fim.

Enfim, muito obrigado pelo tapa na cara! Tmj

Carregando publicação patrocinada...
2

Ahaha, bem, peguei um pouco da essencia dele.

Bom, ao meu ver não existe jeito "errado", afinal uma carreira não é uma linha reta, cada um constrói o seu de acordo com as variáveis, tipo, o jeito da pessoa, personalidade, situações ao redor (como ter ddependentes), época em que estudou, tipo de ensino, localidade (como faculdade em que estuda), tipo de orientação (professores, vídeos, alguém dando apoio), pessoas influentes ao redor, etc.

Com tudo isso faz a pessoa decidir como se comportar e tomar decisões. Eu percebo que a sua decisão acabou indo pra fora da curva, mas não significa q vc não consiga melhorar. Eu posso dizer com clareza e experiência própria q vc é capaz de melhorar, mas é o que disse, depende mto do seu esforço em fazer acontecer. Eu considero q minha faculdade foi a mais improdutiva q poderia ter, pois msm ter feito BCC na USP, eu sai de lá com nota mediana, reprovei em algumas matérias, não sabia programar direito, nem consegui entrar na área de jogos (eu entrei por causa disso), ou seja, não aproveitei tudo que a faculdade tinha que oferecer. Felizmente o mercado de trabalho me ajudou a evoluir, mas não exatamente na área de programação (naquela época) e sim como cozinheiro. Ali foi o verdadeiro baque que me transformou e a partir disso que entendi o q é ser profissional. A gente como profissional não pode depender dos outros para construir nossa carreira e apenas nós mesmos podemos fazer isso. Por isso deixei claro no início do post para que as pessoas entendam q é apenas vc msm q pode fazer isso por vc. Foi ai qndo voltei pra área de desenvolvimento de software que implicitamente criei esse modo de estudo q no fundo acabou dando certo pra mim para melhorar minhas habilidades como desenvolvedor de software.

Bom, então assim, uma coisa q sei é q se eu fui capaz de mudar minha vida, qqr um consegue. Eu não me considero o melhor, mas comparado ao meu passado, melhorei exponencialmente, tanto que hj sou senior em uma empresa pequena e eu cuido de todos apps da empresa, sendo o único dev mobile. Isso é responsa.

Portanto posso dizer q vc ainda está no início, vc ainda vai melhorar. Primeiro passo é q vc entendeu o problema, agora vc precisa é ver como melhorar. E lembre, é um processo demorado, o bom q vc pode usar o resto da facul pra evoluir. A facul ela ensina de tudo, mas não te capacita em ter habilidades de fazer as coisas, pois isso depende unicamente do foco do estudante.
Por isso eu sempre recomendo iniciantes q querem entrar na carreira começarem a programar antes msm de fazer uma facul, se possível entrar no mercado primeiro, pois é o mercado q mostra o q ela precisa. A facul é um extra para ela ensinar conceitos e tudo q tem na área de programação, assim melhorando o conhecimento dela. Mas no seu caso, como já está na facul, então aproveite esse tempo pra melhorar a si msm.

Olhando o seu caso, eu recomendo q vc não pense q está regredindo. Qqr exercício melhora, por isso faça aqueles exercícios no beecrowd e tals. Pra ajudar, comece a fazer exercícios de nível médio pra cima, pois vc já sabe o básico. O intuito dessa etapa é praticar sua mente e aplicar os algoritmos e estrutura de dados. Vc msm disse q tem dificuldade com complexos, então foque neles. Ai depois vc pula para próxima etapa. Mas se quiser, já pode ir pensando em alguns mini-projetos em paralelo, só faça 1 por vez, pois vc tem q saber seu limite de tempo, por exemplo, vc tem q estudar pras coisas da facul, vc tem q fazer os exercícios, o mini-projeto e tbm vc tem sua vida, seu lazer e outras coisas. Então balanceie isso.

Bom, imagino q com isso vc já deva ter um norte do q fazer. Boa sorte ai nos seus estudos.

1

Muito obrigado pela resposta, dicas e tudo mais! Quem sabe, futuramente, eu venha dar uma atualização do meu progresso aqui (caso eu lembre hahaha)

1

Olá, tudo bem? Acredito que estou em uma situação semelhante a sua, comecei com o pé esquerdo no mundo da programação, por culpa da minha procrastinação excessiva, então decidi que iria fazer um bacharel para tentar girar essa engrenagem. Porém não me esforcei como devia e agora estou precisando dar vários passos atrás para me direcionar para o caminho certo.

Acredito que essa foi a melhor decisão da minha vida, recomeçar algo que não dei o meu melhor está sendo muito recompensador, pois estou me aprofundando como nunca antes nos estudos, acredito que é melhor dar uns passos atrás (Estava até pensando em refazer o meu bacharel ao invés de fazer uma pós, o que vocês acham? Perda de tempo?) e depois seguir na direção certa, do que continuar errado, ou no pior dos casos, desistir.

No mais é isso, se for para melhorar a sua carreira, dê quantos passos atrás forem necessários, afinal de contas, a sua carreira vale o tempo que for necessário, e pode ter certeza, um profissional que sabe dar alguns passos para trás, para depois seguir adiante, é um ser humano como qualquer outro, afinal, quem será esse, capaz de iniciar um projeto do zero e finalizá-lo sem cometer um erro sequer?

1

Aew man, sei q vc não pediu resposta, mas queria comentar dessa parte.

(Estava até pensando em refazer o meu bacharel ao invés de fazer uma pós, o que vocês acham? Perda de tempo?)

Olha, na minha opinião eu recomendo não fazer. Mas a decisão é totalmente sua, oks? Vou falar do motivo.

Primeiro é q é perda de tempo. Vc já fez, vc tem uma ambientação no cenário da computação, não acho q precisa fazer 2 vezes para vc melhorar a si msm.

Outro é q vc dá pra evoluir sem alguém te ensinar. Por exemplo, vc consegue lembrar sobre compiladores né? Claro q não 100%, mas vc já tem uma base de conhecimento sobre o assunto, né? Eu tbm tenho. Pq vc msm não corre atrás das informações para entender melhor sobre o assunto?

Eu posso mostrar um pouco de uma q tive. Sobre criptografia. Não lembro exatamente qual era a matéria, mas eu estudei, sei q tirei uma nota mediana, pois isso nunca foi meu forte, e 2 anos atrás... pasmém, tive q usar no trabalho. E como usar se eu não sei de nada direito, pois eu fiz a matéria em 2012... acho, ahahah. Foi mais de 10 anos atrás. Então eu simplesmente comecei a estudar sobre. Assunto é o q não falta, e por já ter se ambientado previamente, não foi tão difícil me localizar no q precisava estudar. Claro q dá medo de tocar nisso, pois é um assunto até q sensível, pois mexe com dados de usuário, mas estudando novamente vc perde esse medo.

E eu precisei entrar numa facul ou qqr curso pra aprender? Não. Por isso eu não acho válido perder tempo fazendo de novo, mas isso é minha opinião. Sem dizer q vc terá q fazer provas... eita coisa chata de fazer, kkkkk. Tem gente q gosta, eu não, kkkkk.

Fazer uma pós eu até recomendo, mas vc tem q ter motivo pra isso, oks? Não faça algo achando q ele quem irá melhorar suas habilidades, pois como eu disse, é vc qm faz sua carreira e não os cursos e faculdades. Diploma/certificado é um bonus e não sua essência. Então depende mto do seu esforço em conseguir aprender.

Boa sorte ai.

1