A coisa toda foi deturpada na web, acho que pela busca de cliques e seguidores. Mas o povo não costuma ir na origem e consultar o que realmente é vibe coding, ou o que Andrej Karpathy disse em seu post original.
Tem 2 observações importantes no post original: (i) ele ficava tentando consertar o bug, ainda que levasse muito tempo, até resolver ou encontrar uma solução paliativa, e (ii) caso não conseguisse fazer o que desejava, simplesmente ignorava e tocava o barco. Imagina um desenvolvedor ficar horas tentando resolver um bug soh consultando a IA, ou dizer pro analista que tal requisito não será feito porque a IA não conseguiu gerar o código apropriado.
Mas vibe coding pode ser interessante para testar modelos. Talvez um tipo de benchmarket com perguntas ou requisitos já previamente elaborados para serem aplicados a vários LLMs para fins de comparação ou levantamento de métricas. Acho que será interessante no futuro para este segmento. Para todo o resto, quem lucra são os influencers que conseguem fazer dinheiro pelo efeito manada.