Entendi, foi meio confuso e interpretei com outra visão tbm.
Mas assim, ao meu ver, vc ainda está se restringindo, pq vc só está buscando pelo óbvio. Existe sim mtas coisas q dá pra fazer com software, o problema é q as pessoas ainda não pensaram nisso. Pode ver como hj existem centenas de linguagens de programação, milhares de frameworks. Tem um monte de linguagens e estão boas o suficiente para criar coisas q necessitamos para criar sistemas bons, mas pq vc acha q as pessoas continua criando sendo q já existem tudo isso? Entende?
Se as coisas fossem "fáceis" de serem descobertas, por mais simples q seja, nós estaríamos já vivendo na utopia em q mtos desejam, vida fácil, sem transtorno e sem os perrengues da vida q temos q enfrentar. Mas não é assim a vida, tem mtas coisas para ser descobertas, criadas, inventadas, adaptadas, ... mas não conseguimos fazer isso por causa de nossa limitação.
Por isso eu sempre falo pra iniciantes q quer entrar no mundo da programação. Imerse na programação, conheça como funciona as coisas, pratique, use entenda sobre aquilo. Não só ficar no be-a-bá do q um curso/tutorial ou qqr outra coisa oriente ela a fazer. Qnto mais coisas ela conhece, mais será fácil para ela criar coisas novas, pensar em novas maneiras de solucionar o msm problema, ou até perceber coisas q ninguém nunca chegou a pensar.
E não adianta achar q o mundo do hardware é expansivo, pq ele tbm tem limites. Vc acha q não precisa de 80mil horas de estudo, porém vc precisa aprender sobre como funciona os componentes, vc precisa entender um pouco de eletrônica/elétrica básica senão vc queima o pc, vc precisa entender como é a parte interna das coisas (isso para coisas mais internas), vc precisa conhecer como os componentes se interagem, vc precisa conhecer os equipamentos/máquinas utilizadas para manutenção/construção, os software utilizados para análise... meu, no final vc terá q estudar bte se quiser tornar um bom profissional da area, a não ser q vc queira ser aqueles vendedores de hardware q passam a perna nos clientes... pq isso tem de monte e eu não recomendo q seja.
É bem provável q vc não vai precisar comprovar com certificados num processo seletivo, mas vai ser exigido conhecimento de qqr jeito, ou seja, precisará sim ter mto estudo por trás. Não se iluda achando q só pq é hardware q é mais garantido um sucesso imediato, pois isso é ilusão. No fundo tudo q exige conhecimento intelectual, é necessário estudo, e dependendo da sua capacidade de conhecimento, vc terá menos ou mais sucesso, porém isso depende totalmente de vc.
Bom, entenda q nada é simples, desafios é o q não falta. Não ache q o software já chegou no seu limite, pq não chegou, só ver q nem criamos uma real IA ainda (falo da IA com a capacidade de pensar como ser humano). Tem sim mtos lugares ainda pra descobrir via software, e tu, até onde está seu limite para conseguir superar isso? E pensando mais sobre o q vc procura, quão profundo vc foi em conhecer como funciona o mundo do hardware para dizer q vc terá essa sensação de sucesso imediato q vc tanto quer?
Olha, o fracasso faz parte de uma carreira, se vc não entende isso, sua frustração sempre será alta. Tenho certeza q todos devs teve pelo menos 1 fracasso na profissão, e a diferença de alguns conseguirem ter um sucesso melhor q os outros é o esforço de erguer a cabeça e seguir em frente com os erros aprendidos pelo passado. Talvez em qqr profissão da vida.
Então assim, é o q disse, não vou te impedir de vc ir pra hardware e tals, mas não espere q será mil maravilhas lá. Isso só acontece se vc fizer acontecer. Claro q está incluso um pouco de sorte, então vc tem q buscar por ela. Sucesso só acontece para aqueles q não ficam só reclamando, fazem as coisas acontecerem.
Boa sorte ai no q decidir.