Olha, essa coisa de IA é novo, então irei tratar isso como se fosse um vício qqr (mas ao meu ver seu impulso não é um vício).
Primeiro q qndo vc está viciado, eu vejo 3 caminhos q vc pode tomar:
- ou vc busca pelo extremo q é nunca mais tocar nela
- ou vc se entrega ao problema
- ou vc terá q controlar sua mente, adaptando ao uso com cautela
Não vou falar dos 2 primeiros pq já diz tudo.
Qndo digo controlar sua mente, não tem nada haver com X-men (sorry, até eu queria isso). Mas isso tem mto haver com controle de si msm. Sabe qndo vc quer comer aquele doce mas sabe q não pode e vc para? É disso q estou falando. É vc conseguir sobrepor seu consciente do seu inconsciente. Eu não tenho conhecimentos profundos de como funciona a mente humana, mas eu divido assim, pois eu acho uma forma fácil de explicar como controlar a si msm.
O inconsciente é aquela coisa lá no fundo da sua mente q quer agir no automático, já o consciente é o seu pensamento, tudo aquilo q vc faz o q quer, por exemplo, se vc parar de respirar agora, é seu consciente controlando, sua respiração. Mas no dia-a-dia, seu inconsciente q toma o controle da respiração. Claro q isso q falo é com base com o q sei e analisei sobre o assunto, oks? Se quiser ir mais afundo tem q procurar com qm domina desse assunto.
Então o q vc tem q fazer? Simples, apenas tentar dominar seus impulsos não deixando o inconsciente fazer no automático. Pra q isso aconteça, infelizmente vc terá q estar prestando atenção a todo momento e barrar toda ação ou vontade de pesquisar. É difícil, pois quem está dominando isso é seu inconsciente. Ele pegou o hábito de ao vc ter um problema, simplesmente vc busca pela solução fácil. E ao meu ver isso é normal, e isso sempre irá acontecer. Mas o problema é q vc está deixando isso acontecer exatamente qndo não deve q é durante o estudo. E pior ainda q vc estar prestando atenção nisso consome sua energia, sua atenção, o q no final desgasta vc e cansa mto. Mas isso precisa ser feito pq se vc não educar seu insconsciente, vc sempre terá esses impulsos.
Ai tem umas dicas q tbm dá pra vc utilizar pra não usar tanto a IA nesse momento de estudos.
Uma delas é limitando o q pesquisar na IA. Meu, uma coisa q, eu, como um dinossauro da área (nem tanto, sou da geração millenial, kkkk) demorei pra aceitar foi usar IA como uma ferramenta para meu uso. Hj ele é meio q um novo google pra mim. Claro q não 100%, pois sei q mta coisa só vem lixo ou ele não entende direito ou só vem informação incompleta/errada. Porém eu percebi q IA de fato é boa para ajudar a otimizar seu tempo.
Então qndo vc for pesquisar por algo, tipo, um produto, alguma coisa pra encontrar, aproveite disso. Não acho q valha a pena perder tempo procurando por coisas, tipo "qual é o nome do livro de TDD em C# q foi lançado de uma empresa brasileira?" Sabe, essas coisas bobas q vc acaba esquecendo? Aproveite isso.
Coisas q tem conceitos e exemplos, talvez para vc o ideal nesse momento (q vc ainda está iniciando) é evitar e buscar na raça as informações. Mas não significa q vc possa buscar por referências na IA, mas sabe q se vc usar, vc perde o controle, lembre disso. Hj em dia está fácil achar certas informações da nossa área, então não vejo o pra que usar IA nesse momento, pois vc está na fase de aprendizagem, deixe seu cérebro treinar e não deixar a IA treinar seu cérebro.
Outra coisa q vc pode pedir pra IA é pedir coisas fora da parte do desenvolvimento. Uma coisa q usei pra ajudar meu colega foi pedir pra IA gerar alguns exercícios, e da listagem dele eu fui escolhendo ql era legal para ele aprender tal assunto.
Uma coisa q vc pode desabilitar (não sei se usa isso), é o auto complete da IA. Cara como isso facilitou minha vida. Mas tem uma diferença, eu hj posso dizer q tenho experiência para saber qndo o q ele sugere é algo q quero ou não, pois tenho em mente do que quero fazer. Não sei em porcentagens, pois nunca calculei, mas minha impressão é q uns 50-70% do q ele sugere eu aceito, o resto eu rejeito, pois nem sempre ele acerta o q quero escrever. Para quem está aprendendo, ao meu ver isso é ruim, pois o ideal é digitar por completo. Digitar, ao meu ver isso é um reforço mental, pois é uma facilidade (em relação a escrita), mas uma dificuldade (em relação ao fator ter q fazer o movimento para aprender a escrever aquilo). Isso ajuda a aumentar a rapidez na digitação e tbm ajuda a tirar o conteúdo de sua mente em algo físico (nesse caso em digital já q é no pc, ahahah), pois qndo vc ve aquilo ao invés de estar tudo em sua mente, é mais fácil vc analisar o q vc pensou.
Então concluindo, eu coloquei dicas de como vc pode usar a IA e qndo não é legal usar nesse momento de aprendizagem. Dá pra ter mto mais controle, mas o q vc precisa é aprender a ponderar e não precisa se afastar da IA, afinal a IA ela veio e meio q tornou o novo "google search" e deixar de usar é dar um tiro no pé tanto para sua carreira qnto para sua vida msm. O q vc precisa é ganhar o auto-controle pra usar IA qndo precisa e não usar IA no momentos q não deve, pois vc se educando, vc consegue viver em um equilíbrio. Sempre será perfeito esse equilíbrio? É óbvio q não, sempre teremos impulsos, sempre esqueceremos de alguma regras q estabelecemos para nós mesmos, afinal somos humanos. Então o q no resta é sempre q desviar do seu objetivo e perceber, apenas retorne para ela, não se fruste, pois isso só causará canseira desnecessária.
Uma hora vc vai perceber q vc não precisará mais estabelecer essa barreira para estudos, e ao meu ver isso pode acontecer qndo vc sabe o q está querendo programar. Ai a IA te ajudará a acelerar esse processo de passar suas ideias para a tela.
Boa sorte ai, espero q tenha ajudado.