Executando verificação de segurança...
1

BOm, primeiro ponto e o q mais me chamou atenção, e nem é com IA, mas sim como as coisas não é tão simples qnto imagina.

Se você faz um site simples pra uma panificadora do bairro, o dono não vai pagar dez horas de programação. Ele quer algo de 300 reais( na maioria das vezes ainda pede desconto).

Muita gente diz “não vale a pena”, mas esse mercado é gigante e quase ninguém explora.

Fazendo as contas: 10 clientes a 300 reais = 3k/mês. 30 clientes = 10k/mês. Se você gasta um dia pra cada um, é totalmente possível trabalhar assim como freelancer ou como um extra fora do serviço e 1000 reais a mais no mês faz diferença.

Exatamente nesse ponto do seu texto. Vc até consegue fazer o software com IA em pouco tempo, mas vc já colocou nas contas o quão cansativo é achar um cliente, ainda mais se for um local físico? Não é bem assim q funciona a vida não... Nem todos consegue essa magia do cliente fácil e é onde é o maior gargalo de vendas de software. Vc pode até levar 10h pra fazer o site simples pra uma panificadora do bairro, mas duvido q vc consiga vender e lucrar tudo isso relatado, no máximo é 1 ou 2, isso se der sorte.
A pessoa terá q sair, terá q fazer marketing, terá q saber dialogar com as pessoas como vendedor, ... e não é todos devs q tem essa capacidade, pois se trata mais pro lado do empreendedorismo. Sem contar q tem a parte burocrática de vendas relacionados a imposto pq se vc vender e não declarar a venda, vc estará sonegando. Ai vai com a índole de cada um. Ah, e tbm estruturação do produto para ser condizente as regras do governo.
Veja nesse post q vi do Cacatua e achei interessante: https://www.tabnews.com.br/cacatua/como-gerir-um-saas-para-nao-administradores-contadores

Mas voltando pra NoCode.

Na minha opinião, eu acredito q NoCode só funciona pra coisas simplistas. Então nada de sistemas complexos. Pode até servir pra prototipagem tbm, msm assim, nem sempre vale a pena, depende da experiência do desenvolvedor em relação q ele tem conhecimento com aquele NoCode.

Se a pessoa até tiver domínio da linguagem/framework por trás do NoCode, ela tem a capacidade de fazer coisas complexas tbm. Msm assim, ela terá q ter domínio de entender o NoCode utilizado, pois dependendo eles colocam restrições. Então sim é possível, mas assim como qqr coisa, a pessoa precisa ter domínio de onde está mexendo.

Por isso mtos NoCode normalmente tende a falhar, pois são pessoas não ligadas a programação, onde o conhecimento é mínimo. Pra ela corrigir algo, isso se ela conseguir achar o erro, pode levar tempo.

Agora sobre a IA. Do msm modo q vejo o NoCode como ferramenta, eu vejo a IA como ferramenta. O problema nesse caso é em 3 partes.

Assim como o outro, se vc tem domínio do q a IA está gerando, vc saberá se o código é bom ou ruim, ou se tem falhas, ou se está fugindo do padrão definido no projeto, ou se poderá causar um bug enorme... a pessoa experiente ela vai conseguir achar essas nuances no código gerado. PRa essas pessoas a IA é uma ótima ferramenta.

Agora vamos imaginar para um iniciante da área de programação usando IA. Ela sim conseguirá programar rápido, ela sim conseguirá ver maneiras diferentes de fazer a msm coisa, ela sim conseguirá aprender coisas novas. Mas eu digo, ela saberá q aquele código é ruim? Ela saberá q aquele código tem bug? Pq a gente sabe q não dá pra confiar 100% no q a IA gera. Mais de 50% (coloquei esse valor pq não sei o exato) do q a IA gera eu simplesmente descarto e peço pra gerar de outra forma. E nem sempre uso o q a IA gera, pois em certos momentos é mais chato modificar certas coisas do q escrever do zero.
Então assim, pra iniciantes eu evito recomendar o uso pra gerar código, pois a percepção deles ainda é básico. Eles não estão imersos o suficiente para entender os problemas. Mas não q eu diga, vc é proibido de usar, até pq ele ser extremista vai atrasar ele. Nos pontos q acho legal ele usar é para pesquisas, para conhecer os erros e achar mais fácil, para ele gerar exercícios ou coisas similares como apoio para o q eles estão aprendendo... só evitando a geração de código, pois eles precisam aprender a pensar e não só aceitar.

Ai tem a IA para pessoas fora da programação... bem, nem vou dizer mto pq já deve entender minha opinião na merda q irá dar. Mas é possível criar algo simples, porém a chance de dar merda me producao é alta pacas e depois ele terá q contratar um infeliz para corrigir os bugs q a IA gerou, sem contar a parte de segurança q é mais crítico ainda.

Carregando publicação patrocinada...
1

Vamos lá ser o cara chato kk, não estou tentando ser.

Ponto a ponto vou dar minha opinião, que não é uma verdade absoluta, é só minha experiência.

“Você até consegue fazer o software com IA em pouco tempo, mas você já colocou nas contas o quão cansativo é achar um cliente?”

Esse é exatamente o ponto.}

Na maioria dos casos você tem o dispêndio de tempo para isso. Na minha experiência pessoal, se você fica muito tempo focado em fazer uma ótima solução de cara, ou você perde o cliente por demorar demais, ou por ter alto custo — ele pega com outro que faz na metade do tempo,

Ahh mas ele faz com menor qualidade e vai dar problema, se der problema ele não vai resolver depois? ele nao vai cobrar um a mais pra resolver, dizendo algo como posso fazer pra voce mas nao estava no escopo inicial do projeto ou apos uma experiencia ruim o cliente vai pra uma empresa grande tipo em casos de website o WIX ou similar.

“Nem todos conseguem essa magia do cliente fácil”

Não é magia do cliente fácil. O que falei ali são exemplos. Já peguei muitos projetos que são coisas simples, como atualizar um plugin do WordPress ou alterar um telefone em uma página.

A ideia aqui é fazer uma renda extra sem muito trabalho — às vezes você pega 1 projeto por ano que te paga e isso ajuda a pagar boletos. Dinheiro extra é sempre bem-vindo.

“Terá que saber dialogar como vendedor, e nem todos devs têm essa capacidade, pois é mais ligado ao empreendedorismo”

Aí já entra mais questão de acomodação. Acredito que todo mundo pode aprender a dialogar.

Claro, podemos quebrar a cara algumas vezes (várias no meu caso, perdi as contas), mas é como chegar em alguém que você gosta: na primeira vez você fica envergonhado, com medo, e com sorte consegue.

Mas a cada vez que faz isso, melhora. Não é da noite para o dia, o problema e aprender que leva tempo, mas como voce vai aprender se não fizer? quantas pessoas aprenderam algo na faculdade cursinho vs quantas aprenderam depois de levar umas carcadas no dia a dia.

“Sem contar a parte burocrática de vendas relacionadas a imposto, porque se você vender e não declarar, estará sonegando”

Nessa parte eu concordo, mas estou falando não do cara que está começando do zero, e sim do que já trabalha na área e tem alguma experiência.

“Na minha opinião, NoCode só funciona para coisas simplistas…”

Esse é exatamente o meu ponto. Gastamos muito tempo fazendo uma ideia e, na maioria das vezes, não vai para frente estamos falando de entregas simples e pontuais, como uma one page, um gerador de QR Code com a logo da empresa para o pessoal do escritório usar.

“Agora vamos imaginar um iniciante da área usando IA”

Então, é exatamente o que eu falo. Não estou recomendando IA para quem está iniciando, mas sim para tirar aqueles milhares de projetos e ideias que você tem — aquela ideia de mesa de bar que nunca executa por “falta de tempo”.