Executando verificação de segurança...
1

Legal ver isso. Eu gosto mto desse tema, msm não sendo da área de psicologia ou qqr coisa q estude e pesquise sobre comportamentos, e isso acontece pq tbm tenho mto problemas com vícios, principalmente o "youtube", ahahahah.

Mas de tudo q já li, assisti e tals sobre o assunto, e comparando e testando comigo mesmo, eu percebi q o maior problema não é o algoritmo em si. Eles ajudam a manter preso na tela? Claro q sim, mas a maior culpa é a vontade da pessoa querer fazer algo diferente, ou melhor dizendo, as pessoas não tem outros objetivos maiores que façam ela buscar por aquilo e acabam ficando preso na tela pq é o q vc msm achou a resposta, preguiça e comodidade.

Então uma coisa q me fez cortar, por exemplo, o alto vício de jogo na época, foi simplesmente ter uma atividade ou responsabilidades q me fizesse dar prioridades para elas. E principalmente, ter a consciência sobre essa tomada de decisão.
Então ter uma atividade física regular, dar mais motivos para encontrar com amigos, fazer algo pra ganhar algum dinheirinho extra, ter algum hobby offline, ou qqr outra coisa q faça vc ter mais atividades manuais com rotina já ajuda bte, pois as pessoas precisam ter motivadores. Um motivador (além de meus hobbies offline) q me ajuda foi mudar para cá no Tab News. Eu coloquei como objetivo ajudar as pessoas conforme minha limitação de tempo e financeiro, portanto sempre busco ajudar as pessoas aqui q estão perdidos de alguma forma, a se acharem na área, pois eu sigo mto o ditado: não de o peixe, ensine a pescar. Claro q nem sempre minhas recomendações são válidas, pois depende de mtas variáveis, porém só fazer pensá-las naquilo ajuda algo.

Mas voltando para o assunto, eheheh. Dessas coisas q vc citou, eu falo q essa coisa de jejum tecnológico ela só funciona se vc tiver algo em troca, como eu citei acima, pois tentar fazer e achar q nunca mais vai voltar a ver rede social é pura enganação pra pessoa msm. O q ela precisa é aprender é limitar o uso e não extinguir o uso. Por isso sou contra essa coisa de 1 semana ou mês sem tela. Isso é perda de tempo e não vai realmente trazer benefício a longo prazo. O benefício é dar um motivante como outras atividades para substituir o tempo da tela.

Outra coisa q tbm pode ajudar é cortar parcialmente o viciante, ahahaha. Explicando melhor, deletar aquilo q é inútil pra ela. Por exemplo, eu ainda tenho o instagram ou facebook, pois eles são ferramentas úteis (qndo preciso pesquisar sobre eventos, lojas e tals), mas eu evito usar elas pois nem sei como bloquear parte dela. Ai posso usar exemplo do youtube, q é meu problema atual. Eu uso extensão como Unhook para controlar seu uso, por exemplo, eu bloqueei os comentários, os shorts, e as recomendações. Isso ao ver o vídeo do youtube, eu acabo tirando aquela instigação pra manter mais lá. São maneiras de utilizar o produto, mas com limitantes. E no celular, por exemplo, eu não uso youtube a não ser qndo preciso pesquisar por algo, como uma receita pra ser feito na hora, tanto que até deletei e não tenho a conta associada ao browser. Eu vi q são maneiras menos danosas de conseguir viver junto com ela, sem q ela me prejudique mto.

Bom, seria isso sobre o q sei do assunto. Espero q isso ajude de alguma forma, principalmente aos seus alunos. Não sou especialista, mas quero q as pessoas aprendam a ter consciência da vida delas, q aprendam a tomar decisões com essas coisas. E fico mto feliz se de alguma forma conseguir transmitir isso pra vc, pq sei q professores são a linha de frente para criar uma geração melhor, mesmo com os problemas atuais q temos sobre educação no Brasil, infelizmente. Por sorte temos ainda pessoas q querem de alguma forma ajudar a desenvolver elas e sinto q vc é uma delas. Bom trabalho ai.

Carregando publicação patrocinada...