Executando verificação de segurança...
8

[DISCUSSÃO] Reflexões de alunos sobre o vício em celular

puts "Hello Tab"

Hoje quero compartilhar uma experiência que tive com meus alunos. Sou formado em Licenciatura em Informática e geralmente trabalho com cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Jogos Digitais. Mas neste ano assumi a disciplina de Projeto de Vida em uma escola de uma região periférica de Curitiba.

Nesse terceiro trimestre resolvi trazer o tema do uso do celular em sala, justamente porque o vício é muito presente. Passei o documentário O Dilema das Redes, que considero essencial para provocar reflexão.

Durante a conversa, pedi para que destacassem frases que resumiam o documentário. A clássica apareceu, claro:

“Se você não paga pelo produto, você é o produto.”

Mas um aluno foi além e disse algo que me pegou:
“Ao invés de usarmos o celular, ele usa a gente.”

Eles comentaram que sentem vontade de mudar seus hábitos depois de assistir, mas não conseguem por preguiça e comodidade, já que acreditam que o algoritmo controla tudo e que estão dependentes disso.

Algumas soluções que eles mesmos levantaram foram:

Jejum tecnológico

Praticar atividades físicas

Organizar a rotina

Ler livros / estudar

Trabalhar

No fim, falei para eles sobre o TabNews e combinei que traria esta publicação e os comentários na próxima aula (10/10/25).

Então deixo o convite: compartilhem conselhos, experiências e reflexões. Mesmo algo pequeno pode fazer diferença na forma como esses jovens encaram o mundo digital.

Carregando publicação patrocinada...
1

Algo legal é usar o youtube ou alguma fonte de entretenimento, que geralmente é um estímulo apreciado / instigante, e parearmos com algo que ainda não aprendemos a gostar ou a fazer com maior constância, por exemplo: correr, treinar, limpar a casa, ler, estudar etc.

Outra possibilidade seria deletar as redes sociais. Isso pode incomodar nos primeiros dias, mas depois se tornam algo prazeroso, pois vai começar a sentir a diminuição daquele ruído cerebral que fica após horas de tela.

1

Legal ver isso. Eu gosto mto desse tema, msm não sendo da área de psicologia ou qqr coisa q estude e pesquise sobre comportamentos, e isso acontece pq tbm tenho mto problemas com vícios, principalmente o "youtube", ahahahah.

Mas de tudo q já li, assisti e tals sobre o assunto, e comparando e testando comigo mesmo, eu percebi q o maior problema não é o algoritmo em si. Eles ajudam a manter preso na tela? Claro q sim, mas a maior culpa é a vontade da pessoa querer fazer algo diferente, ou melhor dizendo, as pessoas não tem outros objetivos maiores que façam ela buscar por aquilo e acabam ficando preso na tela pq é o q vc msm achou a resposta, preguiça e comodidade.

Então uma coisa q me fez cortar, por exemplo, o alto vício de jogo na época, foi simplesmente ter uma atividade ou responsabilidades q me fizesse dar prioridades para elas. E principalmente, ter a consciência sobre essa tomada de decisão.
Então ter uma atividade física regular, dar mais motivos para encontrar com amigos, fazer algo pra ganhar algum dinheirinho extra, ter algum hobby offline, ou qqr outra coisa q faça vc ter mais atividades manuais com rotina já ajuda bte, pois as pessoas precisam ter motivadores. Um motivador (além de meus hobbies offline) q me ajuda foi mudar para cá no Tab News. Eu coloquei como objetivo ajudar as pessoas conforme minha limitação de tempo e financeiro, portanto sempre busco ajudar as pessoas aqui q estão perdidos de alguma forma, a se acharem na área, pois eu sigo mto o ditado: não de o peixe, ensine a pescar. Claro q nem sempre minhas recomendações são válidas, pois depende de mtas variáveis, porém só fazer pensá-las naquilo ajuda algo.

Mas voltando para o assunto, eheheh. Dessas coisas q vc citou, eu falo q essa coisa de jejum tecnológico ela só funciona se vc tiver algo em troca, como eu citei acima, pois tentar fazer e achar q nunca mais vai voltar a ver rede social é pura enganação pra pessoa msm. O q ela precisa é aprender é limitar o uso e não extinguir o uso. Por isso sou contra essa coisa de 1 semana ou mês sem tela. Isso é perda de tempo e não vai realmente trazer benefício a longo prazo. O benefício é dar um motivante como outras atividades para substituir o tempo da tela.

Outra coisa q tbm pode ajudar é cortar parcialmente o viciante, ahahaha. Explicando melhor, deletar aquilo q é inútil pra ela. Por exemplo, eu ainda tenho o instagram ou facebook, pois eles são ferramentas úteis (qndo preciso pesquisar sobre eventos, lojas e tals), mas eu evito usar elas pois nem sei como bloquear parte dela. Ai posso usar exemplo do youtube, q é meu problema atual. Eu uso extensão como Unhook para controlar seu uso, por exemplo, eu bloqueei os comentários, os shorts, e as recomendações. Isso ao ver o vídeo do youtube, eu acabo tirando aquela instigação pra manter mais lá. São maneiras de utilizar o produto, mas com limitantes. E no celular, por exemplo, eu não uso youtube a não ser qndo preciso pesquisar por algo, como uma receita pra ser feito na hora, tanto que até deletei e não tenho a conta associada ao browser. Eu vi q são maneiras menos danosas de conseguir viver junto com ela, sem q ela me prejudique mto.

Bom, seria isso sobre o q sei do assunto. Espero q isso ajude de alguma forma, principalmente aos seus alunos. Não sou especialista, mas quero q as pessoas aprendam a ter consciência da vida delas, q aprendam a tomar decisões com essas coisas. E fico mto feliz se de alguma forma conseguir transmitir isso pra vc, pq sei q professores são a linha de frente para criar uma geração melhor, mesmo com os problemas atuais q temos sobre educação no Brasil, infelizmente. Por sorte temos ainda pessoas q querem de alguma forma ajudar a desenvolver elas e sinto q vc é uma delas. Bom trabalho ai.

1

Querer mudar já é o primeiro passo para uma mudança! Eu acredito que os celulares hoje estão mais inseridos do que nunca na nossa vida, então eu acho muito difícil conseguir "acabar" com esse vício por completo, mesmo sendo um pouco suspeito para falar por ter um pouco de vício tmb rs, porém uma das coisas que me ajudaram bastante a diminuir o vício com o tempo foi desinstalar qualquer tipo de rede social.

Para alguns pode parecer algo drástico, mas pra mim até que funcionou bem e hoje não sinto falta, de qualquer forma fica minha dica ai pra quem quiser testar (não é tão ruim quanto parece). Eu acho que a primeira coisa que temos que ter em mente é que não tem como hoje viver "desconectado", fazemos grande parte das coisas pelo celular, então pelo menos temos que tentar utilizar do celular da melhor maneira que conseguirmos. Até porque o celular não é o vilão, o problema é que vemos ele como solução, então estamos cansados vamos pro tik tok, youtube, insta, ou coisa do tipo isso acaba nos viciando na ação de sempre puxarmos o celular para ficar rolando feed.

Algumas outras dicas que dou são, coloquem temporizador no celular de vocês para utilizarem tal aplicativos por tantos minutos (por exemplo:Tiktok 30mim) e óbivio não manipulem ele, utilizem o celular para buscar conhecimento em áreas que sintam interesse e busquem formais "fácies" de consumir esse conteúdo para o cérebro não inventar desculpas, como audiobooks, podcasts, esse tipo de conteúdo, pra finalizar tentem fazer uma técnica que eu apelidei de "Escada de dopamina" que basicamente você vai dando dopamina em níveis graduais ao seu cérebro, então por exemplo, ao acordar ao invés de pegar celular, testem andar devagar até o banheiro com calma, lavarem o rosto, pegarem um sol, beberem água, e depois pegarem o celular, vocês vão ver que é muito mais fácil do que se ficarem no celular no começo da manhã e depois tentar fazer tudo isso que eu falei, porque quando você dorme o seu cérebro reinicia o seu mecanismo de recompensa.

Espero que isso ajude seus alunos de alguma forma:)!E me desculpem se escrevi algo errado estou escrevendo as 1:14 da AM e sem óculus rs.