Além do q vc disse, eu vejo q isso tem mto haver de como a sociedade se comporta hj em dia. Eu chamo isso de cultura fast-food (bem conectado ao q vc disse). As pessoas q estão cada vez mais ligadas a tecnologia, estão ao msm tempo mais dependentes delas, pois elas facilitaram tanto a vida nossa q as coisas praticamente parece instantânea.
Se hj nas grandes cidades vc pede uma encomenda pela net, e ela demorar mais de 1 dia, vc já fica desesperado, entra em estado de raiva pela "ineficiência" do sistema de entrega/transporte, e elas nem percebem o quão precário era antigamente.
Essas pessoas, por não ter mais esse discernimentos do q está acontecendo, não percebem q elas estão treinando suas mentes para olharem apenas para os resultados e param de se preocupar com o processo para chegar no resultado.
E é isso q estou vendo acontecer. Por conseguir coisas com mínimo de esforço, elas focam em querer ser aquele dev super top, com influencias de outras pessoas, sempre buscando pelo resultado (ser um dev bom em programação), mas acabam não vendo o caminho para chegar até lá. E quando começam o processo, e a água começa a bater na bunda, ai começa o desespero mental, a depressão, a síndrome do impostor, pois o foco dela está no resultado e não no q ela precisa aprender/fazer naquele momento.
Bom, não pensei sei como concluir, ahahahah. Mas é isso o q acho em relação ao q acontece com as pessoas. Elas querem pular etapas, mas ao fazer isso dá de frente com a realidade e é onde vem esses problemas pessoais. Claro q mtas outras coisas afetam, como vc msm mostrou e bem provável q existam mais problemas para q elas cheguem nesses estados psicológicos.