por que todo dev acha que está atrasado na carreira?
Isso deixa claro que você universalizou a questão. Era só uma hipérbole? Pois, deixa claro depois, porque as pessoas entendem errado. Eu entendi que era hipérbole, mas muitos nçao vão entender. O ser humano, incluindo os programadores, são pródigos em entender udo errado o que lhes é dito. Não vou me estender aqui porque já falei bastante a respeito no meu comentário anterior, as pessoas acreditando demais em coisas aquelas acham na internet com o se fosse verdade absoluta. E negam que caem nessa armadilha até quanto elas dentro, preso na armadilha.
Eu também achei válido você escrever. Ou algo no meu texto indicou que eu preferia que você não tivesse escrito?
Por isso não basta conversarmos sobre saúde mental, isso tem que ser o pontapé inicial para ações sobre saúde mental, o que novamente eu já escrevi antes sobre. Mas acho que vale a pena repetir, precisamos buscar ajuda profissional (em alguns casos indiretamente, mas ó para os que sabem fazer iso sozinhos), mesmo que praticamente a pessoas não tenha neuroses (não conta pra ninguém mais algo quase 100% da população de neuroses ou problemas mentais piores (só de psicopata, na média deve ter 1 em cada sala de aula), Quando falo quase 100% é quase mesmo, não é 99%. Boa parte das neuroses ajudam a negar sobre sua própria existência, a pessoa sofre muito e não sai daquilo porque não consegue admitir que tem falhas que precisam ser resolvidas.
Eu não conheço o Galego, vi muito bom, parece um cara legal, se eu o conhecesse parece que teria boa chance de ter algum nível de amizade, mesmo mantendo discordâncias (discordo muito de todos os meus amigos, isso chega ser importante, e nada disso faz a genet se odiar, como ocorre hoje em dia na sociedade com muita frequência. Amizade de verdade e de qualidade é assim, um faz o outro crescer principalmente nas divergências. Por outro lado, principalmente aqueles que se mostram teimosos, acima do bem e do mal, que nunca erram, estragam a sociedade se não souber como colocar suas visões.
Não nego, pelo contrário, eu afirmo no meu texto que há aumento de casos de problemas mentais, inclusive Síndrome de Impostor, nas pessoas. É um problema gigante e que só vai piorar.
Também sei diretamente por cientistas na área neurológica, psiquiátrica, pedagógica, psicológica, entre outras que apesar de ater um aumento gigante de casos, por várias razões, algumas eles não dizem abertamente por quentões éticas, e que envolvem fraudes monumentais que está havendo um exagero no diagnóstico e prognóstico de alguns casos. Toda semana converso com eles semanalmente sobre isso, e boa parte do que encontra na internet é balela. Especialmente nas redes sociais, com maior marcação em Youtube, Instagram e outras que são tão ruins que nem valem mencionar. Um dos trabalhos deles pe levar as pessoas para tratar adequadamente a saúde mensal e fazer os profissionais da saúde não fazerem sobre diagnóstico porque ganham com isso.
Vou repetir aqui já que mesmo escrevendo uma vez as pessoas não entendem não é porque está na internet que pé verdade. Tem publicação científica em revisas renomadas no meio com materiais falsos, por má é ou equívoco. O que muitas vezes levam a outras publicações erradas.
Aí eu te pergunto: qual é sua forte discordância se desde o meu primeiro comentário eu digo o que está dizendo. E se discorda mesmo de mim, pode apresentar mais dados para me convencer.
Eu coloco como a Síndrome do Impostor com um problema mental bastante prevalente, mas não tenho dados exatos de quanto é isso: Você tem? Você tem dados de quanto é diagnóstico errado. As pessoas que estudam isso e eu encontro pessoalmente não possuem esses dados, eles até especulam números altos, mas não têm coragem de publicar poor falta de evidência real. Eu digo que ela não existe no nível que as pessoas acham que tem, especialmente nossa área onde vejo muito desabafo sobre isso, porque um dia un artigo pegou moda (a autora sumiu, será que ela percebeu que causou mais mal que bem?).
Reforço: quase todas as pessoas que acham (e não foram devidamente diagnosticadas) hoje em dia que têm essa síndrome, são impostoras, o sentimento é o e realidade, diferente de quem tem a síndrome de verdade que vivem em uma fantasia, elas acham que são ruins, mesmo sendo boas.
E é difícil avaliar isso bem porque um profissional que poderia fazer o diagnóstico precisa primeiro de uma prova que você não é um impostor na área, o que dependa outros profissionais e preparados para isso (quase não existe). Sé ela tendo certeza que a pessoa não é impostora de fato é que pode começar a avaliação sobre a síndrome.
Então pegou moda as pessoas se formarem muito mal na área e depois em vez de se responsabilizar, mesmo que a culpa de fato seja oi ensino básico, e dizerem que sofrem da tal síndrome. Não posso falar caso por caso, mas aposto que a imensa maioria que fala disso é alguém mal formado cujo cérebro cria uma fantasia corroborada na internet para diminuir o sofrimento por estar mal formada. Esta é uma neu rose clássica.
Deu para entender melhor o que eu disse ou quis dizer? Em alg8uns casos as pessoas não conseguem entender por causa do https://en.wikipedia.org/wiki/Dunning%E2%80%93Kruger_effect. Ou algo diferente disto que eu não estudei mas que ela precisa interpretar io texto errado para sentir-se melhor e não ver aquela ela está dentro de um grande problema e precisa de ajuda, Ou a pessoa só não aprendeu a interpretar texto na escola mesmo.
Então vamos lá. Você tem Síndrome do Impostor? Não se preocupe a pergunta pe retórica. As pessoas que você conhece que dizem ter ou que você acha que eles têm, teve o diagnósticos tirando de onde? Do fiofó? Hoje está na moda todo mundo ter alguns transtorno. A maioria a pessoa se autodiagnostica. Isso por si só é sim uma neurose, mas não a que a pessoa aceita ser.
Uma das maiores modas de hoje é o TDAH. O autismo está chegando lá e vem outra por aí. Precisa vender remédio, terapia. Aí vem a parte que a pessoas recebe um diagnóstico mal-feito. Na nossa área tá cheio de gente recebendo doses de anfetamina legalmente para ter um desempenho melhor profissional ou na vida (ela é próxima da cocaína), e já tem hospital especializando em combater isso no Brasil.
O que eu disse é que tem menos Síndrome de Impostor porque: a) você tem que invalidar todos que foram feitos pela própria pessoa ou alguém sem qualificação para isso; b) feito por profissionais incompetentes para isso ou que agem de má fé.
Para finalizar, essa síndrome não é reconhecida oficialmente, mesmo passando por anos e várias versões de DSM continua sendo o termo de moda e não algo de profunda pesquisa que produziu provas que sequer isso existe. Na prática, estritamente do ponto de vista psiquiátrico, o número de casos é zero.
Um dia faria algo mais completo e não um textinho de influencer. E falo isso porque pe parecido com o TIOBE, "todo mundo" fala nele mas quase ninguém vai ver como ele é feito e percebe que a informação é irrelevante para não dizer falsa.
Leia o link do primeiro parágrafo do meu primeiro comentário aqui. Isso não vai mudar porque eu disse para pouco mais de meia dúzias de pessoas, provavelmente já contaminada com a "síndrome" do "eu já sei tudo e o que vier contra o que eu passei acreditar primeiro é a verdade, mesmo que provem o contrário".
Resumo
As pessoas no geral chamam de Síndrome do Impostor a impostoria dela.
Eu estou demorando um pouco para sair a minha formação porque eu percebi que ela deve ser ais de humanas e falar mais disso do que de exatas (que será também) e é bem mais difícil o que eu imaginava. Não adianta ensinar a pessoas fazer a conta e depois ela usar o resultado errado.
Algo me diz que essa formação não fará muito sucesso nem dando de graça e preparando a pessoa para o mercado como um todo, fazendo elas pararem com crenças e repetições de fake news na internet estudar pra valer, entender o significado de cada palavra e frase que ela usa para não ser um impostor e aí se tiver a síndrome, vai tratar. Não dá pra tratar o que não tem. Se o problema é ser impostor, resolve isso primeiro.