Executando verificação de segurança...
1

Cara, mto legal sua trajetória. É realmente difícil o caminho q vc vem seguindo, msm assim vc vem batalhando. São poucas pessoas q tem sua atitude.

Vou tentar de alguma forma ajudar, pois vc está além do q consigo normalmente ajudar as pessoas, ahahahah. Vc já está naquele nível q parece q só falta sorte msm.

Primeiro q gostei bte de seu portfólio, pelo menos na apresentação, documentação e tals. Tem até blog e o github está bem chamativo. Só não consigo dar mta opinião sobre o nível técnico, pois não sou do backend.

O que fez diferença nas suas entrevistas?

  • não sei como vc se comporta nas entrevistas, mas eu percebi q o jeito de falar importa, então evite usar gírias (não q seja proibido, é q nem todos sabem o q significa o q vc quer falar). tbm seja sincero e confiante, acho q a confiança é o mais difícil pra qm ainda está no início da carreira, até pra qm já está a longo prazo tem calafrios em entrevistas, kkkk.

Vale mais ter muitos projetos pequenos ou poucos projetos completos?

  • esse é difícil dizer. Eu por mim focaria nos projetos pequenos, pois ao meu ver, qnto mais vc faz, mais vc aprende. Só q não dá pra colocar isso no portfólio, porém deixaria isso em um repository no github pra mostrar tudo q estudei (talvez até colocar em um dos itens como "projetos de estudos", algo assim).
  • ai para portfólio deixaria os projetos completos, q seja apenas 1 ou no máximo 2, mas q sejam algo bom. Nada de landing page basicona e tals. Tente criar algo diferente e principalmente chamativo. O intuito é atrair a atenção dos recrutadores.
  • outra coisa q vc tbm pode ver é o leetcode ou beecrowd, coisas parecidas. São exercícios de níveis variados q vc escolhe uma linguagem de programação e programa os exercícios. qndo falei com meu primo qndo ele estava buscando por trampo pra senior esse ano, ele disse q algumas empresas passavam desafios desse estilo e ele até perdeu 2 pq não tinha experiência com esse tipo de exercício (obs: ele é bom, mas não significa q ele consiga fazer certas coisas, pois tudo depende se a pessoa já fez algo parecido para ter alguma capacidade de reação, por isso sou fã do q disse antes, qnto mais fazer, melhor. e fazer pra aprender, não fazer por fazer).

LinkedIn, GitHub, networking - qual pesou mais?

  • não dá pra dizer, pois cada empresa usa de um jeito. o ideal é ter tudo organizado e de facil "copy/paste" com pontos personalizados. Eu nao lembro exatamente onde consegui, mas foi em um desses sites de vagas, e não no linkedin. Mas pra entrevista, a maioria foi pelo linkedin (com o famoso não ou ghost como resposta, ahahah)
  • uma coisa q vc pode fazer é descobrir por grupos no discord com a tecnologia q vc está querendo utilizar no trabalho. Imagino q deva ter grupos de React, por exemplo. Ai lá pode ter uma parte para "vagas", "trabalhos", etc.
  • fora isso, na busca por locais... bem, terá q sair jogando por ai nos sites de vagas.
  • outro ponto é vc tentar buscar por QI. é difícil qndo não tem networking grande, mas é uma possbilidade.
  • pode tbm participar de eventos, de preferencia os específicos com o q vc consegue lidar. e leve curriculo impresso.
  • tbm soube de um caso no tabnews de sucesso q fez videos pro youtube da parte de programacao. mas ao meu ver, acho isso demorado demais, pois nao é só gravar vídeo, é editar e aprender a lidar com algoritmo do youtube. se vc gosta disso, pode tentar.
  • no final vc precisa de alguma forma se expor. eu sinceramente acho isso chato pacas, mas só assim vc consegue contato. só enviar curriculo talvez nao ajude.
Carregando publicação patrocinada...
1

Cara, muito obrigado pelo feedback detalhado! 🙏
Sobre os projetos, realmente é necessário ter algo mais diferenciado. Já passei pela fase de calculadoras e coisas do tipo, mas agora tenho projetos legais, sistemas mesmo, sabe? Além disso, venho criando projetos open source como bibliotecas, e a última que fiz foi muito bem recebida pela comunidade. É uma lib para tasks e notas locais na IDE. Link: https://www.npmjs.com/package/local-work
Valeu mesmo pelo apoio!