Executando verificação de segurança...
1

MEI para ME, como prosseguir?

Abri um mei em maio de 2025, agora em janeiro/26 fui me informar melhor e descobri que ultrapassei mais de 20% do limite de faturamento, mesmo sendo proporcional. Aparentemente preciso migrar para ME, certo? Como prosseguir nesse caso? Há alguma forma de pagar o menor imposto possível? Posso apenas migrar para ME, me encaixar no Anexo 3 e pagar apenas 6% de imposto? Tem alguma outra alternativa? O pró-labore é obrigatório? Tenho muitas dúvidas sobre como fazer essa migração e até que ponto posso deixar isso rolar

Carregando publicação patrocinada...
1

Nesse momento recomendo fortemente contratar um contador. Já q vc é obrigatório ter um contador com ME, então já peça pra ele uma explicação de como funciona e como será feito essa transição e já deixar tudo de acordo pra não ter problemas depois.

Outra coisa q recomendo é procurar um contador da sua cidade. Não sei como está a situação atual, pois eu deixo nas mãos do contador, mas ele fará tudo essa parte burocrática q tem com a prefeitura e documentações, por isso é o mais recomendado.

E não deixe pra última hora, pq governo não perdoa.

1
1

Primeiro de tudo, qual sua atividade?
Se sua atividade condiz com o anexo 3, sim iniciará em 6%
Não tem muito o que fazer, precisa de uma análise mais completa para ver o melhor regime, mas por julgar que veio do MEI e tem um faturamento ainda na primeira faixa, o Simples é o melhor. Não o pro-labore não é obrigatório, desde que você não retire nada da empresa mensal para caracterizar, caso contrário é bom fazer o pro-labore e distribuir como lucro o restante. Caso tenha mais alguma dúvida estou a disposição. PS atuo em uma contabilidade online.

1

Entendi, a atividade está mais ligada à area de dados, BI, telecomunicações, consultoria de dados, projetos etc

O faturamento se enquadra na primeira faixa mesmo.

1

A melhor coisa é procurar um contador mesmo, porque acho que o limite para não ser desenquadrado é de 20% - e você disse que ultrapassou.

Comece imediatamente a juntar uma grana, porque pelo que já me disseram, a multa pra quando passa do limite sem mudar a tempo é alta - sempre encerrei a MEI bem antes do limite.

O pró-labore infelizmente é obrigatório e recolhe imposto, mas dá pra zerar e "pausar" a cobrança de impostos se vc não estiver faturando nada. Recomendo um contador de verdade invés da Contabilizei, porque eles fazem tudo "by the book" conforme as leis - ou seja, não te dão o caminho das pedras para pagar menos, mesmo que numa zona cinzenta.