Executando verificação de segurança...
8

[DÚVIDA] - Qual a forma mais simples e rápida de validar ideais para Saas e MicroSaas

Acredito que é um dúvida muito comum para desenvolvedores que buscam desenvolver seus próprios produtos. Visto que o desenvolvimento trabalha o lado criativo do ser humano, é de praxe termos muitas ideias, mas sempre com aquele ponto de interrogação na cabeça:

  • Será que alguém usaria isso?
  • Será que alguém pagaria por isso?
  • Será que ninguém fez algo que resolva esse problema? Ou então, por que utilizarão o meu produto ao invés de X,Y,Z?

Após algumas pesquisas no Google e consultas com IA, consigo listar algumas estratégias utilizadas para validar uma ideia.

  1. Landing Page + Lista de Espera (busca medir CTR, inscrições, e-mails coletados);
  2. Pesquisa + Entrevistas Rápidas (busca avaliar feedback qualitativo e menções de “eu pagaria por isso”).
  3. Prototipagem o famoso MVP (medir uso real mesmo que você entregue manualmente no backstage)
  4. Grupo Pago (busque um pequeno grupo de clientes e ofereça o serviço para um curto período, ticket simbólico e recolha os feedbacks)

Fora isso, você utiliza ou conhece alguma outra forma de validação?

Carregando publicação patrocinada...
5

Forma fácil e rápida que funciona não existe, sendo rápido e fácil beira mais a sorte.

Na verdade existe uma especialização nessa área, chamada vulgarmente de "Conheça seu cliente".
Geralmente você vai encontrar dois tipos de "produtos" no mercado, aquele que é a ideia de alguem tentando ser validada e que raramente funciona, mas funciona em alguns casos e se torna um bom negócio (Loteria). E aqueles produtos que foram pensados pelos clientes em potencial, esse que tende a dar muito mais certo, mas é um processo muito menos utilizado, geralmente é algo bem mais trabalhoso, profissional, demorado, mas é o que tem maior potencial de dar certo.

Esse segundo tipo de produto consiste em pegar um nicho de mercado específico, identificar as dores dele, entrevistar pessoas pessoalmente, e estamos falando ai no minimo umas 100 entrevistas, identificar nessas entrevistas as dores do cliente, mas esse processo de entrevista não é sobre um produto é sobre a pessoa, vou citar um exemplo de entrevista correta e errada:

Entrevista errada: Temos aqui a melhor vara de pescar do mundo, mas queremos deixar ela ainda melhor, quanto a preço, materiais etc, o senhor poderia descrever para mim tudo que acha interessante em uma vara de pescar?
Vou te descrever tudo que temos em nossa vara de pescar e o senhor me diz o que acha de cada item etc...
O cliente vai te dizer tudo que tu quer saber, ai tu vai lá cria a vara de pescar perfeita e não vende nada. Por que o teu cliente apesar de ter respondido a entrevista faz 15 aos que não se interessa em pescar.
Essa é a entrevista errada sobre o produto, ela é enviesada e não te fala a verdade, apenas alimenta sua própria ilusão.

Ja a entrevista correta pergunta sobre a pessoa:
Entrevistador: O senhor gosta de pescar?
Cliente: Amo

Entrevistador: Quantas vezes o senhor tem pescado por ano?
Cliente: nenhuma

Entrevistador: Porque?
Cliente: Nao tenho tempo.

Entrevistador: Explique melhor sua falta de tempo.
Cliente: Geralmente estou atolado de serviço, quando tiro férias eu só quero descansar, uma pescaria não é só pegar uma vara e ir pescar tem que ser planejado, tem que levar a família o meu caso, e só de pensar em parar para organizar tudo eu já desisto.

Insight: Será que um pacote completo de pescaria atenderia esse publico, com tudo pronto, inclusive o transporte?
Será que um aplicativo que ajudasse a diminuir o tempo perdido em trabalho ajudaria esse publico?

Isso são perguntas que voce precisa ir mais a fundo pra descobrir, tipo me conte um dia da sua rotina.

Existe um lento processo de refinamento da própria entrevista, da dor do cliente que voce quer atacar e da persona do cliente, ou seja quais as características desse publico, é homem, pai de família na faixa de que idade etc. Porque isso define o Marketing, voce não vai fazer o mesmo tipo de propaganda para um jovem de 18 anos e um pai de família de 50 anos não é? E no seu marketing voce ataca a dor do cliente e vende a solução, sem saber a persona isso é impossível, por isso tem tanto marketing por ai que não funciona.

Fazendo esse processo voce refina seu cliente e seu produto antes mesmo de começar a colocar uma linha de código na IDE, ou se aventurar em um produto, com chances reais de criar algo matador, mas a pergunta é quem se dedica tanto assim hoje em dia? Quem tem essa paciência? E eu te dou a resposta, aqueles que dão certo.

Obs.: Não existe uma startup no vale do silício nos EUA que deu certo que não tenha passado por todo esse processo ai primeiro, é praxe no MIT e Harvard ensinar esse conhecimento aos alunos.

3

Essa abordagem de realizar pesquisas/entrevistas é muito usada pelo pessoal de UI/UX — eu mesmo já usei bastante. Mas, na prática, a maioria dessas pesquisas acaba não dando resultado.

Recentemente, lancei um SaaS para um nicho bem específico e a forma que encontrei de validar a ideia foi fazer o caminho inverso: em vez de pensar em uma ideia e depois tentar validá-la, fui ao mercado, encontrei o público e construí uma ferramenta para atender a esse público.

0

Tenho outra opção que vou está de experimentar para ver se funciona: criei um novo projeto cuja ideia surgiu da minha cabeça, sem olhar exclusivamente para o mercado. Sei que essa ideia tem público-alvo e também potencial de mercado, mas, para validá-la de fato, vou procurar parceiros que já atuam nesse nicho, de forma a divulgar com um acordo de porcentagem sobre as assinaturas que vierem deles.

0
2

Muitas pessoas já me perguntaram isso, é fácil ter ideias, afinal somos estremamente criativos.

Por isso sempre que alguém vem com um projeto e falo para responder algumas perguntas básicas e com isso 90% já morre antes mesmo de começar.

Montei um mini app em Lovable para ajudar as pessoas com esse questionamento: https://idea-canvas-explorer.lovable.app/

*não é pago e nenhuma informação é gravada.

Fiquem a vontade para usar também.

Abraços :D

2

Acredito que usando uma ideia que alguém ja validou e criando algo similar mas com algum diferencial.

Dificilmente alguém vai reinventar a roda, mas pode deixar ela mais macia.
As chances de um sistema ser bem sucedido aumentam muito quando ele é próximo a uma cópia de algo que ha existe, mas aplicado a um público ou nicho específico.

2
2
1
1