Forma fácil e rápida que funciona não existe, sendo rápido e fácil beira mais a sorte.
Na verdade existe uma especialização nessa área, chamada vulgarmente de "Conheça seu cliente".
Geralmente você vai encontrar dois tipos de "produtos" no mercado, aquele que é a ideia de alguem tentando ser validada e que raramente funciona, mas funciona em alguns casos e se torna um bom negócio (Loteria). E aqueles produtos que foram pensados pelos clientes em potencial, esse que tende a dar muito mais certo, mas é um processo muito menos utilizado, geralmente é algo bem mais trabalhoso, profissional, demorado, mas é o que tem maior potencial de dar certo.
Esse segundo tipo de produto consiste em pegar um nicho de mercado específico, identificar as dores dele, entrevistar pessoas pessoalmente, e estamos falando ai no minimo umas 100 entrevistas, identificar nessas entrevistas as dores do cliente, mas esse processo de entrevista não é sobre um produto é sobre a pessoa, vou citar um exemplo de entrevista correta e errada:
Entrevista errada: Temos aqui a melhor vara de pescar do mundo, mas queremos deixar ela ainda melhor, quanto a preço, materiais etc, o senhor poderia descrever para mim tudo que acha interessante em uma vara de pescar?
Vou te descrever tudo que temos em nossa vara de pescar e o senhor me diz o que acha de cada item etc...
O cliente vai te dizer tudo que tu quer saber, ai tu vai lá cria a vara de pescar perfeita e não vende nada. Por que o teu cliente apesar de ter respondido a entrevista faz 15 aos que não se interessa em pescar.
Essa é a entrevista errada sobre o produto, ela é enviesada e não te fala a verdade, apenas alimenta sua própria ilusão.
Ja a entrevista correta pergunta sobre a pessoa:
Entrevistador: O senhor gosta de pescar?
Cliente: Amo
Entrevistador: Quantas vezes o senhor tem pescado por ano?
Cliente: nenhuma
Entrevistador: Porque?
Cliente: Nao tenho tempo.
Entrevistador: Explique melhor sua falta de tempo.
Cliente: Geralmente estou atolado de serviço, quando tiro férias eu só quero descansar, uma pescaria não é só pegar uma vara e ir pescar tem que ser planejado, tem que levar a família o meu caso, e só de pensar em parar para organizar tudo eu já desisto.
Insight: Será que um pacote completo de pescaria atenderia esse publico, com tudo pronto, inclusive o transporte?
Será que um aplicativo que ajudasse a diminuir o tempo perdido em trabalho ajudaria esse publico?
Isso são perguntas que voce precisa ir mais a fundo pra descobrir, tipo me conte um dia da sua rotina.
Existe um lento processo de refinamento da própria entrevista, da dor do cliente que voce quer atacar e da persona do cliente, ou seja quais as características desse publico, é homem, pai de família na faixa de que idade etc. Porque isso define o Marketing, voce não vai fazer o mesmo tipo de propaganda para um jovem de 18 anos e um pai de família de 50 anos não é? E no seu marketing voce ataca a dor do cliente e vende a solução, sem saber a persona isso é impossível, por isso tem tanto marketing por ai que não funciona.
Fazendo esse processo voce refina seu cliente e seu produto antes mesmo de começar a colocar uma linha de código na IDE, ou se aventurar em um produto, com chances reais de criar algo matador, mas a pergunta é quem se dedica tanto assim hoje em dia? Quem tem essa paciência? E eu te dou a resposta, aqueles que dão certo.
Obs.: Não existe uma startup no vale do silício nos EUA que deu certo que não tenha passado por todo esse processo ai primeiro, é praxe no MIT e Harvard ensinar esse conhecimento aos alunos.