Executando verificação de segurança...
1

Devs experientes, podem me orientar?

Há uns meses eu fiz aplicação para um estágio na área tech da Embraer e fui surpreendido pela concorrência.
Eram 5 candidatos para 1 vaga (eu acho), e nós tínhamos que fazer uma apresentação sobre nós para os avaliadores. Fui o segundo a apresentar, expliquei que era meu primeiro estágio, que estava seguindo para ciência da computação na Unifesp, falei sobre atividades extra curriculares que fiz (fui do Instituto Semear e sou Game Dev em uma agremiação da faculdade), falei sobre meus hobbies de programar jogos e a minha vontade de aprender. Em um dado momento da apresentação eu passava a falar em inglês, explicando outras características minhas e demonstrando meu inglês avançado.
Logo depois, os outros candidatos terminaram de se apresentar, e eu fiquei completamente atordoado. 3 dos candidatos eram desenvolvedores efetivos em outras empresas, e estavam se candidatando a estágio. Outro rapaz havia desenvolvido softwares embarcados para o Sirius ( acelerador de partículas da Unicamp). Outros, além de experiência no trabalho, mostraram suas participações em projetos de deep learning e IA na faculdade.
Eu fiquei um pouco traumatizado e com medo de tentar outros processos seletivos, tendo em vista a competição que enfrentei. Agora fico em dúvida, devia focar em melhorar meu currículo na faculdade ou devo tentar outros processos? Qual conselho, vocês pessoas mais experientes da bolha tec, me dariam?

Carregando publicação patrocinada...
2

devia focar em melhorar meu currículo na faculdade ou devo tentar outros processos

Os dois

Sim, algumas vagas do mercado estão bem concorridas, você deve aplicar para outros processos enquanto se qualifica, um não exclui o outro

0
1

Continuar aprimorando suas habilidades é um processo que não tem fim, sejam elas técnicas ou não, profissionais ou não

Seu currículo já parece bom e uma não-aprovação na seleção não é motivo pra parar de tentar outros processos (pode ter certeza que não será a última reprovação).

A única coisa que pode fazer é continuar se preparando e tentar novos processos seletivos. Não tem muito o que especular

1

Meus 2 cents,

Bem, um estagio na Embraer - voce esperava exatamente o que ? Tapinha nas costas, duas coxinhas e um caldo de cana ?

Voce me parece bem qualificado - tem atividades extra e ingles - e sentiu o peso da concorrencia.

Vai ser sempre assim ? Nao mesmo - provavelmente voce vai ser dar melhor nas proximas entrevistas.

Mas eh assim que funciona, quanto mais ambiciosa a vaga, mais ambiciosos os concorrentes.

Nao desanime - nao foi nada do outro mundo.

Ouca @pilati e @tuboi - com certeza vao te dar uma boa direcao.

Saude e Sucesso !

1

De fato era uma vaga bem ambiciosa, mas como era uma vaga de estágio, eu não esperava concorrer com gente com esse tipo de experiência sabe? Muito obrigado pela resposta amigo, Deus te abençoe. Não vou desanimar, pode deixar!

1

Eu como sou da área específica de programação diria pra você continuar com seu projetos. Você tá bem, cara: época da faculdade é um período incrível (talvez turbulento mas turbulência existe mesmo)

3
-2

Vou tentar partir de uma maneira diferente.

Quero q vc seja bem objetivo nas respostas. O que significa vc estar preparado? Como vc vai se preparar? Quanto vc acha q vai estar preparado?

Já adianto q tenho 2 motivos pra fazer essas perguntas. Primeiro é fazer vc pensar sobre o assunto. Segundo é ... bom não vou dar a resposta agora, fico na espera das respostas primeiro caso queira responder as perguntas do meu comentário.

1

O que significa você estar preparado?
r: Ter conhecimento técnico suficiente para exercer aquele ofício com excelência.
Como você vai se preparar?
r: Do meu ponto de vista, é fazendo por conta, fazendo projetos, perguntando a professores, metendo a fuça em temas complexos e estudando, sendo curioso. Sendo proativo, basicamente.
Quando você acha que vai estar preparado?
r: Sinceramente, eu não sei... Tenho participado de projetos, tenho estudado a sério temas da computação e da matemática e procurado aplicação deles em projetos pessoais, mas às vezes eu sinto que isso não me leva a lugar nenhum nesse sentido profissional sabe? Sinto que falar ou mostrar esse tipo de coisa numa entrevista não faria a menor diferença pra um contratante.
A minha dúvida fatal é, estou fazendo certo? Estou seguindo no caminho certo? Eu penso nisso porque muitas das coisas dos projetos que faço e das coisas que estudo não são utilizadas no mercado de trabalho e por isso parecem que não agregam em nada. Cara, eu posso não ter conhecimento técnico para mexer com uma ferramenta que uma empresa use, mas uma coisa eu tenho, eu tenho o brio, a gana de aprender. Mas isso não parece fazer diferença.

Enfim, espero que tenha sido claro e objetivo como pediu. Muito obrigado pela resposta e atenção amigo, Deus te abençoe!

1

Legal entender mais o q está acontecendo contigo.

Vendo sua resposta eu percebi q vc está realmente com medo, no sentido de ter pessoas melhores q vc e vc não ser capaz de conseguir um emprego, e pra ser sincero, sempre terá gente melhor q vc no processo seletivo. Então nunca vai fugir disso. E medo é bom, sabe pq? Pq é um sistema de defesa q nós temos qndo vemos em enrascadas e ficamos mais alerta. Tenho certeza q se vc não tivesse passado por isso, vc não estaria aqui escrevendo e pedindo por orientação. E isso é bom, pois vc está buscando resolver seus problemas atuais e tenho certeza q de alguma forma q só por ter feito isso, vc está melhorando de alguma forma, não em conhecimento técnico, mas sim em como lidar com as situações.

Bom, mas vamos para a orientação. Ao meu ver vc não está indo pro caminho errado, e mto menos existe um caminho certo. Se existisse, tenho certeza q não existiria processo seletivo, afinal todos iriam seguir aquele caminho e conseguir o emprego fácil fácil, o q é de longe uma realidade. Então primeiro q não precisa se preocupar com isso, pq no final focar se vc está no caminho certo ou errado só irá te corroer por dentro, afinal relembrar a derrota ao invés de superar, irá te fazer mais mal do q bem. É igual a raiva, qndo vc sente raiva por alguém, a pessoa q causou a raiva não irá sofrer, qm irá sofrer é a pessoa q está sentindo a raiva, pois ela q está acumulando sentimentos ruins na mente dela. Então em vez de focar nisso, use suas energias para focar em como vc pode nivelar seu conhecimento para competir com aquelas pessoas q te amedrontaram.

Qndo perguntei sobre preparação é pq mta gente acha q conseguir emprego em nossa área é fácil, precisava ter certeza se vc era essa pessoa ou se está ciente do q vc precisa. E é exatamente isso q falta em ti, saber como se preparar para competir num processo seletivo.

Antes de tudo,

e a minha vontade de aprender.

isso não é mais um diferencial, oks? Tenha consciência disso. Se quer comprovar sua eficácia, vc precisa provar q vc gosta de aprender.
Vamos começar com o q vc já tem. Imagino q vc tenha finalizado o jogo, mas o quão apresentável ele está para um processo seletivo? Vc só tirou uns prints e colocou lá? Vc fez documentação do jogo? Vc tem o executável dele para q eles possam testar? Lembre q vc msm disse q tem q ser proativo. Eu não acharia ruim se vc do nada abrisse o notebook e mostrasse o jogo rodando... kkkkk. Não sei se teria essa coragem, mas tenho certeza q estaria impressionado se alguém fizesse isso comigo. Mas claro q isso só funcionará no contexto da vaga q vc está competindo, pois infelizmente ser genérico demais no início pode ser um tiro no pé. Se vc está aplicando para uma vaga de desenvolvedor mobile, vc precisa mostrar q vc tem o conhecimento para aquilo. Por isso qndo eu busco ajudar as pessoas iniciantes, sempre oriento a focar a aprendizagem em 1 stack e a partir daquilo aprender a usar as tecnologias necessárias para seguir aquela profissão.

Então primeiro, sei q irá filtrar mto, mas tente focar em um tipo de area. Jogo por exemplo, por mais q vc tenha feito, não sei se as empresas terão aquele brilho nos olhos... a não ser q vc faça algo q impressione msm, mas isso é raro acontecer, pois nem todos iniciantes são capazes de criar algo diferente.

Por isso eu foco nas variações... Mas vc irá perguntar: Como assim? Não tinha dito q era pra focar em apenas 1 stack? Sim, eu disse.
A variação é as coisas q vc precisa aprender para trabalhar naquela stack.

Depois entre no roadmap.sh. Ele é um site q mostra mais ou menos tudo q um dev da stack escolhida necessita de conhecimento para trabalhar com aquilo. Não necessariamente ele precisa saber tudo aquilo, ainda mais iniciante. Se um pleno/senior nem sabe tudo aquilo, imagina um iniciante. Então o site é mais como uma orientação das coisas q precisa aprender.

Por exemplo, vou mostrar meu caso q sou dev Flutter. O mínimo q preciso aprender é ter conhecimento sobre a linguagem Dart. Tbm é bom eu entender um pouco do Flutter CLI, pois são comandos para fazer rodar o projeto. Tbm tenho q ambientar em alguma IDE, por exemplo, o VSCode q é o mais popular. Entender como funciona os widgets, entender sobre git e isso é obrigatório saber usar o básico dele, conhecer o pub.dev e saber usar alguns packages populares, entender sobre como funciona mínimo de banco de dados dentro do Flutter, conexão com API, algum State Management q pode ser aquele mais utilizado no mercado, como fazer testes e outras coisas.

Pode ver q só dentro da stack q trabalho tem um monte de coisas. Pra iniciante, eu não exijo q saiba de tudo a fundo, ou seja, conhecer todas formas de animações feitas em flutter... nem eu sei fazer todas variações, imagina um iniciante. O q apenas gostaria é q ele soubesse como aplicar uma animação dentro do flutter, pq ele sabendo disso, eu tenho certeza q se mostrar outras formas ou até pedir pra fazer em outras formas, ele saberá correr atrás da informação pra fazer aquilo acontecer.

Então assim, eu vou parar por aqui, pois eu tenho esse post.
Ele não é uma maneira 100% certeza q dará emprego garantido pra vc, mas sim uma forma melhor de vc organizar a estudar e ter alguma coisa q vc possa usar para competir contra outros durante o processo seletivo (estou relendo e isso está parecendo aqueles caras q vendem curso... pqp, kkkk).

Eu imagino q vc ainda tenha tempo na facul, então aproveite esse momento para melhorar algo. E continue aplicando em vagas. Receber nãos/ghosts é normal, ter pessoas mais preparado q vc tbm é normal. Afinal processo seletivo é uma competição. O q vc precisa é de armas q façam vc se destacar diante os outros. Comece organizando o q vc já tem, depois busque começar projetos pessoais focado nas vagas em q deseja aplicar. Claro q vc pode arriscar coisas além do q vc está estudando, mas vai por mim, é mais fácil conseguir se destacar qndo a empresa quer contratar pessoas com conhecimento q elas precisam.

Boa sorte ai nos seus estudos. Não tem problema ter medo, isso é normal. E qnto mais armas vc tiver pra competir, tenho certeza q menos medo vc terá no momento da entrevista. Agora é só construir elas.