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[SAAS] 8 mil reais no primeiro mês, mas quero uma opinião sincera

Criei um site para aprender inglês com flash cards e coloquei pra rodar, totalmente grátis para quem quisesse usar por um mês, mostrei pra família, amigos, fiz alguns posts aqui e consegui alguns usuários. Desses usuários poucos usam até hoje e a maioria deixou completamente o site.

Depois de um tempo decide fazer algo como uma gamificação (mais interação do usuário). Adicionei estudos com músicas, um game com músicas, uma simulação de chat e tem mais coisas que vou adicionar. Mudei o visual e mostrei de novo pra família e amigos e todos gostaram, fizeram vários elogios e quando falei do preço R$ 18 por mês falaram que era pouco que deveria ser pelo menos R$ 20.

Coloquei o preço de R$ 18 pré pago no pix para ser um preço baixo que a pessoa não precise pensar muito e no pix para não ficar com receio de colocar o cartão em um site que ela não conhece (Me falem o quê acham disso?).

Então tirei o mês grátis e anuncie no Instagram e depois de mais um mês e pouco faturei 8 mil reais e tinha gastado uns 2 mil em promoção.

Mas ai eu fui ver os números de usuários que ficaram no site e apenas uns 20% renovaram mais um mês. Os comentários do site são todos ótimos ("Tô adorando", "amei", "To aprendendo muito", etc) por isso não entendo o tanto de pessoas que abandonam o site. Uma retenção de uns 20% me parece bom, não sei ainda. O que me preocupa e esta tirando meu sono é que eu sinto como se estivesse roubando ou enganando os 80% que não renovaram. Não tive pedido de reembolso, nem nada do tipo. E eles deixam completamente o site depois de 20 dias ou mais. Teve um que usou até o último dia e depois sumiu (Esse me deixou intrigado).

Já pensei que aprender inglês exige determinação que poucas pessoas tem.

Pra dormir melhor voltei com o teste grátis de 7 dias e vou mostrar popups com pesquisas. Por isso queria a ajuda/opinião de vocês. Quero criticas. O quê pode ter de errado com o site? Ou isso simplesmente pode ser normal?

https://faluchu.com/cadastrar

MAIS SOBRE O SITE

Sobre os Flash Cards: As palavras que você vai aprender estão organizadas de forma decrescente, das mais usadas no dia a dia para as menos usadas. E na frase só existe uma palavra que você não conhece.
Sobre o estudo com músicas: São mais de 1.500 músicas. Todas tem o áudio e explicação de cada frase da música.
Sobre o game com música: A música vai tocando e a legenda tem palavras faltando, você tem que selecionar a palavra certa.
Sobre os Chats: É uma simulação de conversa por mensagem entre duas pessoas. Depois de iniciar o chat você vai ouvir o áudio da mensagem, ler a transcrição do áudio e ler a tradução. Na sua vez vai tocar o áudio e a tradução. Aí você tem que montar o quê você ouviu (que seria a sua interação).
Tem também um dicionário inglês português, Quis e em breve mais coisas.

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Cara, eu acredito que essa questão da baixa retenção tem muito mais a ver com o público, do que com a qualidade do seu sistema.

As pessoas vão muito pela empolgação de aprender ou fazer algo novo, junte isso ao fato de que hoje as coisas são tudo imediatistas, rápidas, shorts, reels. As pessoas não conseguem manter o foco em algo por muito tempo, não conseguem manter um projeto pessoal por muito tempo.

Então sim, é normal essa baixa retenção de público em uma ferramenta com essa finalidade, eu mesmo já comecei cursos de inglês diversas vezes em plataformas e acabei deixando de lado rapidamente.

Acredito que para o aumento de retenção teria que ter algo na plataforma que seja atualizado constantemente, o que é quase impossível. Por isso as plataformas apostam em assinaturas anuais com desconto, pois aproveitam a empolgação da pessoa com a sensação de ganhar um desconto (se dar bem) e conseguem a assinatura anual de uma pessoa que só vai acessar no primeiro mês. E isso não é enganar a pessoa ou algo do gênero, você entregou o que foi adquirido, a pessoa que simplesmente não utilizou.

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Ao meu ver, não é culpa do seu sistema em si, e sim dos usuários. Eu gosto de dizer q coisas assim tem mta relação com o conteúdo fast food. Claro q posso estar errado, mas eu vejo q as pessoas querem fazer as coisas rápidas e pra agora, ou seja, a chance de abandonar algo q exige tempo e esforço é mto alta, e é o q acontece com mto dos casos. Até eu sou assim dependendo do assunto, principalmente qndo tento aprender japonês. Eu sei q é um processo difícil, mas a gente acaba indo pelo lado mais comodo qndo tem outras coisas a fazer, o q acabo odiando a mim msm por estar nesse ritmo, em outras palavras, não consigo passar do básico de japonês.

Uma coisa q talvez possa atrair, mas ainda não sei se irá funcionar bem, pois é uma coisa q só vejo naqueles sites como Cambly, é fazer as pessoas treinarem o idioma. Se vc achar alguma maneira de dar as pessoas um motivo real de aprender inglês, tenho certeza q pode aumentar um pouco da retenção, pois pelo menos pra mim, qndo vejo, aprender por aprender nunca dá certo, precisa ter motivos reais para aprender, como conversar com as pessoas, ou entender o q está escrito em um mangá/quadrinhos q a pessoa curte, assistir um anime ou qqr coisa em inglês... mas essas coisas são externas, e se vc conseguir de alguma forma fazer a pessoa associar o q ela precisa para o q ela gosta, eu acho um ponto q pode ajudar bte na aprendizagem da pessoa. Agora... como? Não sei. Como eu disse, os verdadeiros motivadores são externos, vc tem q de alguma forma conseguir trazar isso pra dentro do seu software.

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Sua aplicação envia lembretes aos usuários quando eles ficam um tempo inativos? Por exemplo, se um usuário fica 3 dias ausentes você manda um e-mail dizendo: "Oi Fulano, não se esqueça do nosso treino hoje."

Além disso, os ritmos de muitas coisas são quebrados por conta de finais de semana e feriados, depois de dias como esses é importante fazer esse convite de retorno às atividades até se tornar um hábito.

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Uma abordagem interessante. Concordo com sua opinião. Sabemos que a velocidade do mercado eletrônico hoje elevou o numero de consumidores impulsivos. Mas na mesma proporção, cresce também o volume de informações e compromissos, que leva a pessoa deixar atividades secundárias no esquecimento. Um lembrete simpático por e-mail na segunda-feira para usuários não ativos a um tempo pode ajudar.
Parabéns pela plataforma @DiogenesLima

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Acho que é por isso que a open english mantem comeriais de tv e outro até hj, na moral faz un 6 anos que vejo anunciso deles.. como dever ter pouca retenção, eles precisam manter novos usuarios entando o tempo todo.. então acho que nao vai reter muitos não, vai precisar de marketing pra manter usuarios entrando. A ideia no anual com desconto é boa..

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Acho que a forma de pagamento via pix também influencia o churn alto. No seu sistema atual, o usuário precisa tomar a iniciativa de enviar outro pix para continuar?

Os pagamentos recorrentes via cartão de crédito acabam prendendo o usuário, pois não é necessário tomar nenhuma nova ação para renovar.

Concorda?

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