Executando verificação de segurança...
2

Eu pesquisei muito sobre sistemas operacionais de diferentes dispositivos uns meses atrás e descobri que muitos sistemas são derivados do UNIX.

Nem muitas pessoas sabem, mas o sistema operacional do PlayStation 4, chamado de Orbis OS, é baseado no FreeBSD., enquanto o sistema operacional do PlayStation 3, chamado de CellOS, acredita-se ser uma derivação do FreeBSD.

O sistema operacional usado no Xbox é baseado no Windows. Em especial, o Xbox 360 rodava 2 sistemas operacionais: um para o sistema e outro para rodar jogos.

Já o sistema operacional do Nintendo Switch (também do 3DS) é um sistema operacional baseado num microkernel proprietário onde drivers são "similares ao Linux"

Outros sistemas notáveis são: SteamOS (baseado no Arch Linux), Tizen (OS para TVs da Samsung, derivado do Linux), ChromeOS (derivado do Linux), Asahi Linux (Port do Linux para alguns tipos de Mac, baseado no Fedora), Red Star OS (Distro da Coreia do Norte, baseada no Fedora), OpenWrt (OS para roteadores de internet, derivado do Linux) e Linux for PlayStation 2.

Carregando publicação patrocinada...
1

Meus 2 cents extendidos,

Pois eh, o UNIX eh o "avo" (de um modo ou de outro) dos S.O. que rodam nos mais diversos dispositivos.

Existem razoes para isso - escrever um S.O. do zero demanda um esforco muito grande: por mais documentacao que exista sobre o processo (de escrever um S.O.), a atividade em si pode levar meses ou anos, alem de precisar de pessoal tecnico especilizado (o que acaba sendo bem caro) - e sem garantias que o resultado final sera o esperado.

Dai ser comum se "inspirar" ou "licenciar" um pronto - criando um produto derivado que atenda suas necessidades.

Como voce citou - os consoles sao exemplos bem classicos deste tipo de abordagem.

Um adendo - ja vi diversos projetos universitarios procurando escrever um kernel de S.O. do zero, o que eh bem legal. Uma das vantagens da faculdade/academia eh esta: poder investir um tempo para desenvolver coisas fora da caixa.

Voltando a S.O. derivados, um outro exemplo que me vem a mente sao os roteadores da MIKROTIK (routerOS) - muito utilizados em provedores de internet e nos mais diferentes pontos de infra-estrutura de rede: sao baseados em Linux, tanto que algumas versoes (7.x) conseguem rodar docker dentro deles ! Imagine, um roteador que roda docker (isso por exemplo permite expandir o roteador com algumas funcionalidades extras, como por exemplo rodar um pi-hole, um proxy squid ou mesmo um servidor de Active Directory (via samba 4), sem precisar de um equipamento externo - o que abre possibilidades inusitadas !).

Obrigado pelo comentario - Saude e sucesso !