Executando verificação de segurança...
1

Posso usar o ChatGPT para estudar ou apenas a documentação/fóruns de uma linguagem? [INICIANTE]

Antes de tudo, sou iniciante e escolhi a linguagem C para começar a aprender programação. Até agora, meus estudos têm fluído bem, e estou estudando pelo livro: Linguagem C – Completa e Descomplicada. Preferi estudar pelo livro porque em vídeo cursos, muitas vezes algumas coisas específicas, o professor simplesmente passa por cima e o estudante tem que aceitar. Um exemplo bobo: Qual o motivo de usar int main. Porque deveria ser o tipo inteiro, poderia começar de outra maneira? Duvidas bobas, mas que eu entendo o do porquê não explicar, senão as aulas seriam longas. E o livro sana essas dúvidas.

Mas logicamente, até o livro não cobre tudo, por motivos óbvios. Aí entra o motivo do post: posso tirar dúvidas pelo ChatGPT ou seria mais correto recorrer a fóruns, já que provavelmente outras pessoas já tiveram as mesmas dúvidas? Por exemplo, na parte sobre bibliotecas, fiquei em dúvida se era obrigatório criar dois arquivos com nomes iguais ou se poderia usar qualquer nome, desde que implementasse em um arquivo .c.

Até que o chat me explicou que, embora fosse possível até implementar no próprio arquivo, isso seria uma má prática, pois poderia gerar duplicações e outros problemas. E só cheguei a ter essa dúvida, porque quando testei o exemplo no Code::Blocks o código não funcionou porque não tinha implementado em nenhum lugar, só declarado, mas no livro ficava vago a parte de implementar e compilar as funções que eu havia criado. E eu criei apenas dois arquivos (.c e .h). E na hora de usar a biblioteca no arquivo .c, eu não implementei em qualquer outro lugar.

Enfim, isso pode me prejudicar caso o ChatGPT me passe conceitos errados? Ou posso usar sem preocupação, já que recorro somente para esclarecer pontos confusos? Mesmo consultando a documentação, percebo que ela é muito técnica para um iniciante: um conceito leva a outro, que leva a outro, e assim por diante, formando uma bola de neve. No momento, meu objetivo é apenas aprender de forma descompromissada.

Carregando publicação patrocinada...
1

Cara, vc não é proibido de usar IA pra estudar, cada um decide o q quiser da forma de estudo, pois o q vale é a pessoa entender o q está fazendo, pois isso é aprender. Vc só tem q ter ciencia de como o uso da IA te afetará. Eu nunca recomendo IA para quem é iniciante pelo seguintes motivos.

  • a IA causa a dependência mental para pensar menos. Isso significa q em vez de vc querer pensar na solução com base no raciocínio, vc vai querer pedir pra IA resolver pra vc. É bem parecido com coisas viciantes, seja comida, dorgas, redes sociais... afinal gasta energia pensar e nosso cérebro tem uma tendência em querer achar a forma mais fácil. E se vc utilizar isso a longo prazo, isso causa essa dependência em solucionar as coisas sem pensar. Pra iniciante isso é terrível, pois programar exige pensar, exige aprender lógica, exige q vc treine seu músculo cerebral. Se vc terceirizar isso toda vez q vc barrar em um problema difícil... bem, já sabe o resultado.
  • a IA nem sempre dá soluções boas. se vc sempre acreditar q a IA irá gerar código bons, está mto enganado. Só pra entender melhor, a IA ela necessita de milhares, milhões de dados de outros locais para ela aprender a como pensar. Então por exemplo, se treinarem uma IA com um monte de códigos ruins feito em python, ai quando alguém utilizar essa IA para gerar um código em python, o q vc acha q ela vai gerar? Então para IA é só dar códigos bons pra ela né? Claro, q seria o mundo ideal, mas nem todo código disponível (opensource por exemplo) são de boa qualidade e nem todos vão querer disponibilizar seus projetos para treinar uma IA (códigos de empresas, por exemplo). Imagina vc pegar todos códigos do github pra treinar uma IA. Se quer saber, uns 90% do meu código no github são códigos de estudos, estão nem todos são códigos bons, pois eu simplesmente estava estudando algo novo. Sem contar q até hj é difícil definir o q é código bom, pois estamos em constante evolução. O q era bom ontem, pode não ser mais bom hj. E o q é bom hj, pode não ser bom amanhã. Claro q tem coisas q perpetuam, mas não existe regras escrita na pedra para isso. Voltando ao início desse tópico, então tem q tomar mto cuidado ao gerar código e achar q ele é bom. Por isso ter experiência faz uma grande diferença, pois a pessoa experiente ela vai ter esse discernimento e enxergar os problemas daquele código gerado, já um iniciante dificilmente terá, pois ela está aprendendo, como ela vai saber o q é bom ou não?

O q recomendo para usar IA para iniciantes:

  • gerar exercícios pra vc praticar
  • usar como consulta, como se fosse uma extensão da busca do google
  • ajuda para entender erros q vc não entende o significado (e não pra resolver seu erro, claro q isso pode funcionar em alguns casos raros, mas vc tbm precisa aprender a entender os erros e é isso q importa pra vc agora)
  • pedir por definições, por exemplo, o q é SOLID, o q é POO, etc (esse ainda fiquei bte em dúvida, pois tem momentos q ele gera conceitos ok, mas tem outros q se vc criar um prompt ruim, ele gera respostas totalmente nada haver, então o q vc deve fazer aqui é sempre pedir por referencias de onde ele achou essas respostas q ele te deu, pois vc precisa saber de onde veio esses dados)
  • deve ter outras coisas, mas só isso veio na minha mente agora.

O q não recomendo:

  • gerar código
  • revisar seu código (esse fiquei na dúvida, pois isso pode ser bom ou ruim)
  • achar onde está dando o erro (isso é seu trabalho aprender, uma coisa é entender do q se trata o erro, outra é saber onde achar o erro e como resolve-la)

Ah, uma coisa extra, sei q não é do assunto. Se quiser treinar algoritmo, eu comecei a recomendar sites como beecrowd. Eu já conhecia parecidos, mas hj tem um montão. Ele ajuda mto a treinar lógica através de exercícios com começo meio e fim. E o melhor q ao pedir para executar ele sempre gera um resultado se vc solucionou ou tem algum erro. Vale a pena ver isso. E eu descobri através do meu primo (ele é senior) q está buscando por trabalho q algumas empresas colocam esses tipos de exercícios desses sites no processo seletivo, então já é uma boa treinar desde já, pois pode se tornar uma vantagem pra vc.

1

Na minha opinião, acho que vale apena usar o chatGPT (ou outros nessa linha) para te auxiliar nos estudos, eu diria até para acelerar seus estudos.
O que não valeria é chegar sempre a pedir que ele resolva/cria códigos já completos, ou que resolva já de cara uma tarefa que está estudando sem ter você primeiro tentado realizar. Agora, se for para sanar dúvidas, ajudar em pontos confusos, explicar o funcionamento da linguagem e sugerir tarefas praticas para aprimorar seus conhecimentos, colocar em prática, acho bem valido.

Não tenho tanta experiência assim no desenvolvimento, mas, a IA já é parte do desenvolvimento e quanto mais tiver conhecimento e souber aproveitar para acelerar suas tarefas no geral, será melhor. Algumas empresas inclusive já fornecem aos desenvolvedores para tirarem proveito das IA para facilitar e agilizar o dia a dia.

Ah, e sempre tente revisar o que ela retornou, confirmar se fato seria isso, questionar sempre a resposta dela para validar.

No mais, só não recomendo usar como se fosse um atalho, onde ela constrói tudo e no fim não entendeu como ela fez ou como funciona o que ela fez. Ou confiar cegamente no que ela diz.

Bom, essa seria minha opinião hehe

1

Como especialista, da sim, so tome cuidado para nao ficar dependente ... muitas vezes vc para de querer pensar e acaba jogando tudo pra ia... Em projetos onde o codigo é grande, corre muito o risco de quebrar o codigo (outras funções param de funcionar ou muda coisas q nao deveria ... A ia nao testa com eficiência...).

como falaram, peça dicas e ou gere exercícios, use como extensão de busca do google ... Eu particularmente entro bem menos no google pra buscar coisas, so qdo me irrito com as respostas alucinadas...(a ia alucina quando o problema é grande, e esquece o histórico anterior, parece político, desvia muito o assunto)

voce pode rodar uma IA em sua maquina usando o ollama para aprender (alternativa as ia pagas, fiz um post no meu blog sobre como instalar: https://seja.pro/ai-inteligencia-artificial-com-ollama-e-docker/ )