Executando verificação de segurança...
1

Mei como desenvolvedor

Recebi uma proposta para trabalhar em uma empresa por meio período, sendo PJ, porém não vou receber muito.
Vai ser basicamente um segundo emprego de desenvolvedor, porém ainda não tenho um CNPJ. Quero abrir um MEI, mas sei que não é possível para programador a empresa em si aceitou eu ser MEI.
Alguém aqui é MEI na área de desenvolvimento pode me dizer se seria possível pegar um MEI, como você fez e o que fez?

Carregando publicação patrocinada...
1

Bom, não é caminho correto legalmente/judicialmete, porém por baixo dos panos funciona. Só pagar uma mensalidade (impostos) qualquer lá (em torno dos 80 75 R$), e terá direito a um CNPJ e poderá emitir a nota fiscal etc. Eu trabalhei assim por um tempo... Eu não tenho total exp com isso, estou longe disso pra ser sincero. Mas sei que pode te gerar encargos judiciais se tu cair na malha fina kkkk.
Edit1: Fugi da pergunta do tópico... Para fazer isso é só ir no site da prefeitura da sua cidade ou ir no gov.com que terá as opções para criar o MEI etc...

2
2
1

Somente o custo que você vai ter com o seu CNPJ (se criar nas vias certas) vai ser o suficiente para não compensar esse trabalho.

E sinceramente? meio período sendo CNPJ? isso cheira MUITO mal

1

Na verdade, foi o sênior da minha equipe atual que me chamou, então não tem muito problema, se fosse de fato uma empresa de fora eu teria mais cuidado.
A questão da remuneração e por isso a questão do MEI, só que eu não sei qual devo abrir, qual tipo de CNAE.

0
1

Toma cuidado, MEI é proibido para desenvolvedor de software, pois se trata de um trabalho intelectual. Dá uma procurada no ChatGPT e afins para entender melhor sobre isso.
Até onde sei, o governo vem fechando o cerco em relação a fiscalização de quem está com o CNAE de modo errado, então é por sua conta e risco. Eu não recomendo, pois para mim, não quero perder minha liberdade por causa de governo injusto, msm tendo q sustentar a máq de comer dinheiro q temos lá.

Outra coisa é se vc for ME ou LTDA, é obrigatório contratação de contador. MEI dá pra fazer sem, mas lembre q existe toda burocracia de registrar as coisas na prefeitura da sua cidade e tals (por isso recomendo ter contador desde o início), sem contar q vc tbm precisará gerar NFS-e, então precisa de algum software para gerir isso. Ah, e se fizer MEI, um dia precisará transferir caso vc ganhe mais q o limite do MEI. Tbm é chato pacas, por isso ter contador te facilitará. Não q vc seja obrigado a contratar um contador, mas ele facilitará tudo em relação a essas burocracias (claro q se deseja aprender mais, ai vc terá q ir na prefeitura q eles te orientam melhor).

A última coisa q vc tem q se preocupar é o com o contrato. Não aceite antes de ler todo contrato. Dá uma pesquisada qual é a diferença entre CLT e PJ, pois eles não podem cobrar como se fosse CLT, tipo, vc não pode bater ponto, vc só precisa combinar entregas, afinal vc é uma empresa como PJ e não um funcionário. Tem outras coisas, por isso é bom dar uma olhada.

Olhando tudo isso, PJ não é fim do mundo, pra mim é a melhor coisa q tem, pois me dá liberdade contratual e eu consigo gerir melhor o dinheiro q ganho, sem deixar o governo controlar tudo q ganho. Mas tbm tem riscos, pois vc não terá direitos trabalhistas, afinal vc é uma empresa como PJ. Sempre esteja ciente dos direitos e deveres q tudo dará certo.

1

Pergunta leiga: Qual o sentido do software pra gerir as coisas ?

existe toda burocracia de registrar as coisas na prefeitura da sua cidade e tals, sem contar q vc tbm precisará gerar NFS-e

O cadastro é feito uma vez e a nota fiscal fica salva no site que ela foi gerada.

1

Hum, não sou eu qm faço isso e sim o contador. Mas até onde sei o software é pra emitir a nota mensalmente, mas se der pra vc emitir nota na mão ou emitir diretamente a partir do site do governo, bem, ai terá q pesquisar, só passei o q sei, se souber mais complemente aqui.

2

Então, antigamente eu tinha um MEI pela minha prefeitura, porém quando eu mudei de cidade, ao mudar o endereço no meu cadastro MEI. Ele se tornou inutilizável, uma vez que estava morando em uma cidade com gestão de outra prefeitura (erro bobo k). Fui conversar com uma contadora e ela me apontou que se eu criasse o MEI pelo site do GOV.com, eu poderia emitir as NF de qualquer lugar do Brasil. Foi isso que ela fez, criou o cadastro pra mim (simples, como na prefeitura), e ai ao emitir a NFS-E era bem tranquilo mesmo, só preencher uns campos e dar emitir no final. Sem app etc.

1

Eu sei, os ricos são altos, mas a empresa é de um dos conhecidos que trabalham comigo hoje como sênior.
Como eu vou trabalhar poucas horas por dia, acaba que a remuneração vai ser baixa, não ultrapassando o limite do MEI. Meu único medo é de ser pego pela receita mesmo.
Ou medo de no contrato estabelecer algo como desenvolvimento de software e então a receita entender que eu estou trabalhando como programador e não com o CNAE que coloquei no MEI.

1

Cara, é o q disse, é por sua conta e risco. Não dá pra prever o futuro, então vc tem q decidir se quer arriscar ou não com base no q está acontecendo atualmente e nas suas condições.

Se eu estivesse em sua posição eu não me arriscaria (se bem q vc afirmou q vai querer isso), pelo simples motivo q a dor de cabeça. Se quer ficar mais tranquilo (pq medo vc sempre vai ter enquanto for MEI, passei por isso), dá uma pesquisada sobre a malha fina, como ela funciona, e tals. Se vc achar q isso não é um risco alto se vc cair nela, vai com tudo no MEI. E lembra q se vc cair nela, eles podem fiscalizar toda sua parte financeira, não só o MEI. Vc tem q balancear e ver o q eh melhor pro seu momento, olhando tanto financeiro e mental e decidir o q parece ser melhor pra vc.

E não pense q vc sempre pode enganar a receita pra sempre, eles são sedentos por sugar dinheiro e querem olhar até suas cuecas. Então o q recomendaria é sempre agir na normalidade e não ter mudanças bruscas de valores (imagino q pro seu caso não irá vender outras coisas além de receber esse valor), talvez isso ajude a passar desapercebido.

O CNAE pode ser aquele msm q vc citou em outro comentário, usei aquele na época.

1

Tem como contornar e criar MEI como técnico de manutenção. Se o cliente não criar caso, então pode ser uma opção. Mas tem que tomar cuidado para não ultrapassar o limite anual de 81mil (ou 6.750 por mês). E é preciso recalcular o limite anual caso não crie a empresa a partir de janeiro. Isso dá uma dor de cabeça danada se passar do limite, pois é cobrado imposto retroativo de tudo que foi faturado no ano, mais a multa.