Sei bem como é isso, sou backend com pé na infra, até chegar literalmente no sistema operacional, no hardware e crimpar os cabos de rede.
Quando chega na hora de "fazer telinhas" só sai coisa horrível: fundo branco, letra preta, link azul e botão cinza quadrado.
No passado, quando sistemas desktop estavam virando web, o layout de sistemas desktop dentro dos navegadores era comum, tem sistema web legado com essa "cara" até hoje.
Foi quando descobri um framework chamado extjs, era muito a frente da sua época, curva de aprendizado longa, ferramentas pagas de fazer "telinhas" como se estivesse no vb ou delphi fazendo clique-clique arrasta-solta. O resultado era bom pra época, as vezes tenho vondade de voltar a fazer gambiarras com ele. Os projetos nexus e proxmox usam extjs no front-end.
Então, respondendo sua pergunta sobre projetos pessoais, uso extjs ou muita pog com php no frontend. Em último caso, pago (com pizza ou churrasco e cerveja) amigos ou colegas de trabalho que acham que sabem ux/front para fazerem os layouts na tecnologia preferida deles, usando a i.a. que for e só aceito a derrota que sou um escovador de bits que tem zero habilidade de frontend.