Executando verificação de segurança...
3

Meus 2 cents,

Uma coisa que quem desenvolve app ainda nao percebeu eh que a IA/LLM permite criar interacoes nao lineares e altamente customizaveis.

Todo ERP eh sempre igual: login/menu de opcoes/CRUD/Relatorios ou alguma variacao disso.

Alguns sistemas permitiam personalizar a interface conforme algumas opcoes mais usadas, mas ainda assim eh algo bem engessado.

Agora, porque nao permitir que toda a interacao seja personalizavel - mas sem que o usuario tenha de mexer em opcoes complexas, mas resultado de um "entendimento" (IA) do que o usuario faz e do ele precisa ?

Quase que um SaaS individual dentro do SaaS Enterprise.

Antigamente fazer/manter este tipo de fragmentacao seria inviavel (o TI nao tem "braco" para isso) - mas o Vibe Coding (na verdade, a sua proxima geracao) provavelmente tornara factivel.

Obviamente um monte de coisas ainda tem de acontecer: protocolos que tornem isso possivel, indo alem do engessamento do REST ou do GraphQL.

E tudo isso nao mata o DEV - mas muda a forma como ele vai ter de encarar a infra-estrutura de um sistema/app/ERP/etc.

Saude e Sucesso !

Carregando publicação patrocinada...
1

concordo, em minha empresa ja usamos agentes de ia no suporte para quando o cliente pede uma função que não existe no sistema, o agente documenta e coloca na fila de produção, essa fila é analisada rapidamente e outro agente escreve a função, ela é testada e colocada na produção, ja checamos a ter 5 a 6 funções por dia criadas assim, mas claro eu ainda uso filtro humano nem tudo que o cliente pede se deve fazer.

O cliente pede e o agente identifica que aquilo não existe no sistema e abre um ticket de suporte automático pro usuario, esse ticket é atualizado a cada ação inclusive quando o agente esta produzindo avisando o cliente "O recurso que voce pediu foi aprovado e esta sendo construído" e depois quando termia avisa também que esta disponível.

1