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A IA estragou as novidades da área tech

A cada dia que passa, a situação parece piorar. Já repararam que praticamente tudo hoje na área de tecnologia gira em torno da IA?

Impactos negativos

Embora eu reconheça que existam muitas inovações interessantes, é possível notar um gap cada vez maior entre as aplicações práticas desenvolvidas por grandes e pequenas empresas — e isso traz diversos impactos negativos.

Custo de repasse para o cliente

Um dos maiores desafios está no repasse de custos ao cliente. Quando a empresa absorve custos sem repassá-los, algo já está errado.
E o problema é real: nem sempre é possível prever se a persona-alvo vai aderir à solução, e é justamente aí que mora o risco.
Hoje, o alto custo para escalar aplicações com IA torna cada vez mais difícil equilibrar autonomia em pequenos projetos e investimento.

Bolha

As novidades parecem se resumir a variações de interfaces de chat com wrappers de prompt. Todo aplicativo agora precisa ter o seu “chat de IA”.
Um bom exemplo é o Visual Studio 2026: esperávamos grandes melhorias, mas na prática, o foco acabou sendo apenas ajustes visuais e integração de chat com IA.
Obs: a assinatura está 99$ para mais do mesmo.

Impactos positivos

Há, sim, impactos positivos, mas quase todas as novidades realmente expressivas estão concentradas em pequenas áreas técnicas.
Ainda assim, muitos desses avanços tornaram os processos mais lentos, embora agora mais autônomos.


Caso discorde de mim, abra os trending topics do GitHub ou do Product Hunt para entender do que estou falando.

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Tudo gira em torna de IA (LLM) porque é a bola da vez. Além disso, ninguém realmente entendeu como extrair 40% do potencial dessa tecnologia... está todo mundo derrapando - e isso é ótimo para gerar oportunidades.

Acredito que a tecnologia de LLM é tão importante quando o motor a vapor na revolução industrial. Na época, o motor permitir um grande de performance impressionante, e o mesmo pode ser dito do LLM.

Mas, ao contrário do motor, ninguém sabe usar essa tecnologia muito bem, por isso vemos essa enorme quantidade de produtos surgindo no mercado. E tem que ser assim mesmo.

É tipo tentar fazer um avião: você precisa descartar milhares de ideias até chegar em 2 ou 3 plausíveis, e apostar todas suas fichas nelas.

Pense na IA como uma aposta da raça humana, não só de algumas empresas.

A revolução tecnológica está acontecendo e todo mundo que acertar o próximo grande produto.

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Meus 2 cents,

Uma coisa que quem desenvolve app ainda nao percebeu eh que a IA/LLM permite criar interacoes nao lineares e altamente customizaveis.

Todo ERP eh sempre igual: login/menu de opcoes/CRUD/Relatorios ou alguma variacao disso.

Alguns sistemas permitiam personalizar a interface conforme algumas opcoes mais usadas, mas ainda assim eh algo bem engessado.

Agora, porque nao permitir que toda a interacao seja personalizavel - mas sem que o usuario tenha de mexer em opcoes complexas, mas resultado de um "entendimento" (IA) do que o usuario faz e do ele precisa ?

Quase que um SaaS individual dentro do SaaS Enterprise.

Antigamente fazer/manter este tipo de fragmentacao seria inviavel (o TI nao tem "braco" para isso) - mas o Vibe Coding (na verdade, a sua proxima geracao) provavelmente tornara factivel.

Obviamente um monte de coisas ainda tem de acontecer: protocolos que tornem isso possivel, indo alem do engessamento do REST ou do GraphQL.

E tudo isso nao mata o DEV - mas muda a forma como ele vai ter de encarar a infra-estrutura de um sistema/app/ERP/etc.

Saude e Sucesso !

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concordo, em minha empresa ja usamos agentes de ia no suporte para quando o cliente pede uma função que não existe no sistema, o agente documenta e coloca na fila de produção, essa fila é analisada rapidamente e outro agente escreve a função, ela é testada e colocada na produção, ja checamos a ter 5 a 6 funções por dia criadas assim, mas claro eu ainda uso filtro humano nem tudo que o cliente pede se deve fazer.

O cliente pede e o agente identifica que aquilo não existe no sistema e abre um ticket de suporte automático pro usuario, esse ticket é atualizado a cada ação inclusive quando o agente esta produzindo avisando o cliente "O recurso que voce pediu foi aprovado e esta sendo construído" e depois quando termia avisa também que esta disponível.

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