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Meus 2 cents extendidos (sao 0,08 agora ? - kkk)

Sim, curti bastante - por varias razoes.

Eh um conceito relativamente simples e obvio - mas que foi bem explorado.

Alem disso montou o SaaS de forma bem profissional - como eh uma area sensivel (pagamentos), precisa exatamente deste "peso institucional" para passar credibilidade e tranquilidade para o cliente.

Comento isso porque alguns DEVs ja postaram ideias de SaaS na area de pagamentos - mas de uma forma tao pouco estruturada que acaba minando o proprio projeto.

Acho que falta um pouco isso no DEV que quer montar um SaaS, este "polimento" na apresentacao do produto.

Novamente - parabens !

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Se chegar em R$0,50 envio a chave! kkkkkkk

Eu aprendi isso na pratica e comecei pelo mais dificil, vendendo pro fisico (grandes marcas como Adidas, Havaianas, Reserva) e ali entendi que o jogo é outro, é relacionamento, primeiro que o grande nao vai te dar atenção, ele tem milhares de problemas para resolver todos os dias, voce precisa ser muito interessante para ele parar a vida dele e te dar 1 hora de conversa. Mas entendendo isso em dois anos, ir para pagamentos para o "digital" não é tão dificil, mas pq construir casca nesses dois anos, o desafio esta sendo outro, mas com a experiencia aprendida nessa jornada fica mais facil criar uma solução de pagamentos.

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Mais alguns cents (uia...)

Sobre cliente grande: faz alguns anos, no meio de varios clientes tinha um bem grande, cujo contrato foi crescendo cada vez mais ate representar mais de 50% do faturamento bruto - e claro - o cliente foi exigindo uma dedicacao cada vez maior.

So que veio a pandemia - o cliente chegou na mesa com: "so vou pagar 10% do valor do contrato nos proximos meses ou ate terminar esta situacao - aceite ou cancelamos". Tive de embutir o salame e ainda fazer cara de feliz. E da-lhe sair correndo e se virar nos 30 para que o negocio nao quebrasse - isso tem reflexos ate hoje.

Tem um livro sobre empreendorismo que li nos anos 80 - e cujos ecos me ajudou um pouco durante a situacao:

  • Virando a propria mesa, do Ricardo Semler (facil achar em PDF)

EDIT: e pelo andar da carruagem - em breve teremos um novo unicornio na praca ? Espero que sim - torcendo pelo teu sucesso.

Alvissaras !

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Aqui na ValidaPix a gente atende 29 segmentos (hoje) e com isso aprendi muita coisa, o bom do grande que ele te tras receita rapida, so que em contra partida chora muito preço e faz parte do jogo! So que no meio bolo existe um ICP ideal pra gente, que são lojas que recebem pelo menos 15 PIXs por dia ou grupos que tenham acima ou igual a 4 lojas, mas por qual motivo? A dor desse cara é gestão e no momento que ele confia em voce é bem mais dificil dar churn, hoje e facil falar mas precisei vender para varios, a nossa primeira cliente que foi a Adidas continua ate hoje, entao o que posso dizer com isso? Mexer com pagamentos e chato, vender pro grande e dificil mas no momento que ele confia em voce e se precisar do teu suporte um dia voce resolver o problema, conseguiu aumentar a fidelização! Pessoas precisam entender que LTV não é so taxa, é bem mais que isso .....

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Mais cents e cents,

DEVs que querem desenvolver SaaS, o comentario acima eh de um empreendedor que esta dando certo (e sem se fazer de "influencer") e eh ouro ! Facam print, leiam e releiam quando resolverem criar seus projetos !!!

Sobre o jargao (para quem esta acompanhando a discussao):

Churn: a taxa de cancelamento - seja porque ele nao viu valor na tua solucao ou achou outra que agradou mais (por preco ou suporte)

ICP: Perfil de Cliente Ideal - qual o tipo de cliente que voce gostaria de ter no seu negocio

LTV: Valor do Tempo de Vida do Cliente - quanto o cliente gera (ou deveria gerar) de receita ao longo do tempo. Anda de maos dadas com o churn.

Tudo junto:

  • Um bom ICP ajuda a atrair clientes com maior probabilidade de terem um LTV alto e menor probabilidade de churn. ICP ajuda a direcionar marketing, vendas e desenvolvimento do produto.

  • O churn impacta negativamente o LTV, enquanto um ICP bem definido pode aumenta-lo. Um churn alto indica que teu produto capta clientes, mas eles nao gostaram de algo: pode ser preco, suporte ou falta de funcionalidades. De qualquer forma, tem de investigar, senao teu projeto esta morto.

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Eu abomino esses caras da disneylendas que vendem ilusão e que fizeram em 7 dias 10 mil reais, no final se voce pegar um padrao desses caras criaram uma unica coisa: Solução de IA, mas que no final nao vai durar 6 meses e morreu o projeto. Quem quer entrar nessa vida de SaaS tem que entender que é algo de longo prazo, que nao existe essa coisa linda que mostram e acima de tudo, construam algo de valor para o cliente, resolvam uma dor! Se tiver esses criterios basicos por consequencia sua solução tambem tem valor.

Eu fiquei meio puto com o que vi no youtube, instragram, de gente vendendo sonho, foi dai que criei um canal no youtube para contar tudo o que vivo nesses dois anos e resolvi fazer em publico tambem, meu objetivo é ajudar quem esta começando e evitar que escutar pessoas que nao vivem do que falam.

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Cents e cents

Achei esse dialogo esclarecedor, muitos dos pontos abordados eu concordo plenamente, não adianta focar em um SaaS se não for a longo prazo.

Em qualquer área não existe fórmula mágica, qualquer uma você precisa ralar pra construir algo bom que seja um LTV para o seu público.

Recentemente ouvi uma frase que me marcou:
"Você leva anos para construir uma reputação, mas pode perder em segundos"