Executando verificação de segurança...
1

Mais alguns cents

Esta questao de poucos clientes grandes (atacado) vs muitos clientes pequenos (varejo) eh um dilema para qualquer empresa.

Na pratica, focar em cliente de maior valor agregado (geralmente atacado) da o melhor resultado - mas voce fica na mao deles em caso de oscilacao de mercado.

Mas tem a vantagem de escalar melhor - p.ex., se hospedar direto no DC onde o teu maior cliente tenha um no de conexao, a latencia cai bastante.

Ja na clientela pulverizada te da mais opcoes e voce nao fica tao preso - em compensacao tem de escalar e a forca de vendas acaba custando um bocado, alem da questao de suporte pos-vendas.

Carregando publicação patrocinada...
1

Exatamente, por isso que a gente pulveriza aqui a nossa carteira, atendemos desde grupos com 39 lojas a pequenos fracionados, que se o grande der o churn o pequeno (no ICP ideal nosso) continua na nossa base e nao balança tanto a estrutura, é inevital, so tem churn quem tem cliente! Mas quem quer crescer "saudavel" é bom diversificar a carteira para nao depender só de um grande que a qualquer momento quebrar tua operação se ele sair.