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Na verdade eu fui no DC visitar a infra de um banco que esta ligado direto no BC, no final validando +30 mil pixs por dia a gente entende que redudancia é algo "basico" e acima de tudo, sou um eterno aprendiz, então fui entender como tudo funcionava, vendas b2b para grandes empresas é relacionamento, é bom vender para o pequeno mas é caro ao mesmo tempo, melhor ter 5 clientes que rodem 10 mil pixs por dia do que 2k de cliente que rodem 5. E parece mentira, falei mal, mas agora com infra de pagamentos vamos começar por baixo apresentando a solução de infra de pagamentos, mas no back toda minha jornada vai ser vendas para os grandes.

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Mais alguns cents

Esta questao de poucos clientes grandes (atacado) vs muitos clientes pequenos (varejo) eh um dilema para qualquer empresa.

Na pratica, focar em cliente de maior valor agregado (geralmente atacado) da o melhor resultado - mas voce fica na mao deles em caso de oscilacao de mercado.

Mas tem a vantagem de escalar melhor - p.ex., se hospedar direto no DC onde o teu maior cliente tenha um no de conexao, a latencia cai bastante.

Ja na clientela pulverizada te da mais opcoes e voce nao fica tao preso - em compensacao tem de escalar e a forca de vendas acaba custando um bocado, alem da questao de suporte pos-vendas.

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Exatamente, por isso que a gente pulveriza aqui a nossa carteira, atendemos desde grupos com 39 lojas a pequenos fracionados, que se o grande der o churn o pequeno (no ICP ideal nosso) continua na nossa base e nao balança tanto a estrutura, é inevital, so tem churn quem tem cliente! Mas quem quer crescer "saudavel" é bom diversificar a carteira para nao depender só de um grande que a qualquer momento quebrar tua operação se ele sair.