Simples, sentiu a necessidade, procura.
Nenhum dev fica caçando ferramentas o dia todo. Ao longo do tempo, conforme vai precisando, essas ferramentas entram na carteira, é natural.
É que nem os itens simples nos jogos, simplesmente aglomeram de forma incontrolável ao longo da jornada.
Algumas é dessas ferramentas é de autoria própria, ou uma modificação. Você mesmo pode criar suas próprias ferramentas se quiser algo. Não estou falando para reinventar a roda, e sim em casos de querer aprender mais ou as ferramentas existentes não suprir o teu caso.
Eu ultimamente vejo vários devs perguntando qual é o "melhor", e como sempre, depende muito do cenário. Não existe melhor, existe o ideal para o teu cenário. Como você sabe isso? Com experiência. No dia que você usar um PostgreSQL para criar um simples to do list você vai notar que um SQlite resolveria, e com base nisso, vai notar outros cenários parecidos também.
Amo fazer analogias com jogos. Pense que você adquiriu uma nova arma encantada com fogo. Você testa e o inimigo tem resistência a fogo. Então você deve usar outra ferramenta para lidar com isso, mesmo que aparentemente esta alternativa seja menos efetiva (a prática é o que conta), isto lida melhor que a arma de fogo.