Executando verificação de segurança...
1

Qual seria a melhor opção usar o Banco de Dados num container Docker ou rodar localmente

Atualmente estou criando um projeto para a faculdade onde estou desenvolvendo uma aplicação Full-Stack e queria saber se ficaria mais facil e rapido de acessar o BD através de um Docker ou se eu deveria continuar rodando localmente. Estive pedindo ajuda de alguns amigos da area e me indicaram o Docker e queria saber se realmente vale a pena me dedicar a isso ou não, também vendo na visão de mercado de trabalho muitas empresas pedem docker e isso cria uma duvida na minha cabeça.
link do projeto: https://github.com/PedrorCastro/reusemi-java-springboot/

Obrigado pela atenção desde já,
Pedro Castro

Carregando publicação patrocinada...
1

Eu já uso banco de dados em container local e em produção a uns 4 anos, e nunca me deu problema.

Tenho aplicações em produção com alta demanda e funciona perfetamente.

Por segurança basta definir um backup condizente com teu negócio, e boa.

Espero ter ajudado.

1
1

criando um projeto para a faculdade

Resposta rápida: Tanto faz.

Projeto para a faculdade não vai levar os recursos da maquina à um ponto que isso faça diferença.

Faça do jeito que você achar melhor para você. Não pense em velocidade agora.

na visão de mercado de trabalho

Você precisa saber os dois! Mas não precisa saber para esse projeto

Estude docker, mas estude para você, com tempo

1

Eu costumo usar o banco no Docker apenas em desenvolvimento, porque é mais prático pra subir e derrubar o ambiente rapidamente e manter tudo isolado do sistema.

Mas em produção, prefiro rodar o banco diretamente no host. Mesmo que o Docker permita monitoramento, backup e tuning, rodar no host ainda oferece mais desempenho, previsibilidade e controle. O acesso direto ao disco e à rede reduz a latência e evita a sobrecarga da camada do container.

Outra vantagem importante é a replicação, quando o banco mantém cópias sincronizadas em outros servidores. Isso garante alta disponibilidade caso um nó falhe, melhora a escala de leitura ao permitir distribuir consultas entre réplicas e aumenta a segurança dos dados. Em ambientes no host, configurar replicação é mais simples e eficiente, pois há controle total sobre rede, disco e autenticação.

Por isso, uso Docker para desenvolvimento, mas em produção sempre prefiro o banco rodando diretamente no host, pela estabilidade, desempenho e controle que oferece.