Sigo na mesma, cheguei até a apelar e criar um open-source proprio para tentar ingressar no mercado de trabalho, os requisitos das vagas é gigantescas e o mercado está com muitos programadores, muitas vezes a vaga surge a 10 minutos e já tem 100 pessoas que entregaram candidatura. O que tenho feito é pegar serviço por fora e me especializando, pois a barreira de entrada nacional e internacional é inumano.
E tem muita gente ruim ainda tentando.
Recentemente um colega entrou em um bootcamp e a maior preocupação da galera nas aulas de mentoria é em como deixar o linkedin e github bonitos. Ninguém pergunta nada sobre coisas técnica. Provavelmente já acham que o trabalho técnico já foi resolvido pelas LLMs, mas a realidade é brutal pra quem acha isso.
Esse é um dos pontos mais interessantes. As pessoas querem mais saber de trabalhar e salário... Antes eu via as pessoas entrando na área por causa que gostava da tecnologia
Pois então, eu sou uma dessas pessoas que ainda quer ser dev porque gosta mesmo de programar, mas como já não sou uma pessoa com 20 e poucos anos tenho alguns desafios extras kkk ainda assim estou disposta a seguir estudando e me qualificando.