Executando verificação de segurança...
1

Não vão acabar os desenvolvedores, mas obviamente vão diminuir muito.

É só olhar como está o mercado pra quem está querendo entrar: como já está muito saturado, as barreiras de entrada estão muito altas pra reequilibrar a balança. Tem vaga de júnior pedindo 5 anos de experiência, mas é basicamente um pleno disfarçado pra pagar menos.

Parece que escolhi a pior época pra fazer a transição da minha carreira. Enquanto não consigo uma chance, sigo estudando e me qualificando, fazendo o que está na minha mão.

Carregando publicação patrocinada...
1

Sigo na mesma, cheguei até a apelar e criar um open-source proprio para tentar ingressar no mercado de trabalho, os requisitos das vagas é gigantescas e o mercado está com muitos programadores, muitas vezes a vaga surge a 10 minutos e já tem 100 pessoas que entregaram candidatura. O que tenho feito é pegar serviço por fora e me especializando, pois a barreira de entrada nacional e internacional é inumano.

2

E tem muita gente ruim ainda tentando.

Recentemente um colega entrou em um bootcamp e a maior preocupação da galera nas aulas de mentoria é em como deixar o linkedin e github bonitos. Ninguém pergunta nada sobre coisas técnica. Provavelmente já acham que o trabalho técnico já foi resolvido pelas LLMs, mas a realidade é brutal pra quem acha isso.

1

Esse é um dos pontos mais interessantes. As pessoas querem mais saber de trabalhar e salário... Antes eu via as pessoas entrando na área por causa que gostava da tecnologia

1

Pois então, eu sou uma dessas pessoas que ainda quer ser dev porque gosta mesmo de programar, mas como já não sou uma pessoa com 20 e poucos anos tenho alguns desafios extras kkk ainda assim estou disposta a seguir estudando e me qualificando.