Executando verificação de segurança...
19

Quando devemos desistir?

Olá, vocês não me conhecem e talvez isso me ajude a abordar esse tema de uma forma melhor. Bem, sou pai, tenho uma filha linda e uma esposa que eu amo, e por causa delas eu tenho pensado se devo desistir de ser dev e buscar alguma coisa mais estável.

Antes que me critiquem, não acredito que eu seja um dev medíocre, não sou o melhor mas tenho a softskill de resolver problemas, a questão é que eu honestamente não sei até onde devo ser resiliente em buscar o que amo fazer ou ser um fardo pra quem eu amo.

Estou desempregado desde Agosto desse ano (2025) e vim torrando minhas reservas, que já eram poucas pois tinha sido demitido e recontratado poucos meses antes, até o momento atual. De agosto pra cá eu me inscrevi em centenas de vagas, das quais me renderam uma duzia de entrevistas que não me devolveram feedback dois ou três desafios técnicos e um processo seletivo ao qual cheguei até o fim e recebi o feedback, que no caso foi um "Optamos por outro candidato".

Eu olho pra as vagas que aparecem e vejo cada dia mais requisitos, eu passo o dia no meu escritório (quartinho que separei pra isso) estudando pra não ficar desatualizado enquanto sonho com uma "oportunidade" que parece cada dia mais distante. Processos seletivos longos, cansativos e sem feedback onde o dev falha e não sabe onde errou. Cada dia mais vendedores de sonhos no linkedin oferecendo "Fórmula pra passar na Gupy" e "Seu currículo está invisível nos ATS, digite 'eu quero' nos comentários que te envio o modelo que vai te fazer conseguir um emprego amanhã"... Eu entro no linkedin e bate uma crise de ansiedade porque esses coachs fazem eu entender que o problema sou eu, e não esse sistema de recrutamento maluco que procura um gênio que aceite trabalhar por migalhas.

Enquanto isso eu sigo minha vida, minhas dúvidas continuam aqui, minhas dívidas só aumentam e eu vivo perseguindo esse "sonho" que ta há um fio de virar um pesadelo. Todo dia de manhã eu levando, olho minha filha e minha esposa deitadas, vou ler a bíblia e depois estudar e me candidatar pra vagas que talvez nenhum ser humano vá avaliar meu currículo.

Esse texto não vai ajudar a ninguém, talvez só a mim mesmo que estou desabafando e externando algo que não consigo nem falar pra minha esposa porque ela ainda acredita em mim, coisa que nem eu mais acredito.

Carregando publicação patrocinada...
4

Aew man, complicado a vida. Na vdd nem sei como te ajudar, pq o máx q consigo fazer é dar orientações do q vc pode buscar. Hj em dia a coisa tá apertada para qm está procurando por vagas, e infelizmente se não se sobressair sobre os outros, nunca irá conseguir. Não tem como fugir disso, pois sabemos como está a situação de nosso país graças as más decisões de nosso governo, independente do lado político, pois no final todos q estão lá só pisam na gente.

Mas assim, eu vejo 3 caminhos para ti. Não são os únicos, pois pra qqr coisa na vida sempre terá outra alternativa, portanto não leve isso como verdade, apenas como um possível trajeto ou até uma ajuda para suas tomadas de decisão do q vc vai querer fazer.

O primeiro é continuar persistindo. Ao meu ver existe 2 coisas q faz a gente conseguir um trabalho. Sua skills e sorte.
A sorte… bem, é estar no lugar certo na hora certa. Então vc tem q se expor de alguma forma, seja aplicando pra vagas, seja fazendo posts, seja fazendo vídeos, … com isso alguém irá ver vc algum dia e ele possa te oferecer uma oportunidade. Mas é o q disse: SORTE. Então não dependa 100% disso, pois está totalmente fora do seu controle. A única coisa q vc consegue fazer é apenas aumentar ela com a exposição de ti.
Outra coisa é suas skills. Isso só se consegue com estudos e prática. Mas não é só isso q deve acontecer, pois vc pode estudar trocentas tecnologias, trocentas linguagens de programação, ter a base de computação de ótima qualidade, mas se vc não demonstrar isso, as pessoas não irão saber q vc é capaz. Por isso vc precisa fazer projetos e criar um bom portfólios, ou participar de projetos open-source, ou até os próprios posts e vídeos podem mostrar o q vc é capaz de fazer. O q precisa é mostrar sua capacidade de criar algo. Eu até colocaria fazer cursos ou faculdade… mas sinceramente, isso pra mim é só um extra. Diploma e certificados só comprovam q vc assistiu, mas nunca irá comprovar q vc tem a capacidade de usar aquilo. Capacidade se demonstra com código feito.
Nesse caminho vc ainda terá q continuar tentando aplicar pras vagas, pode até procurar por QI, ou entrar em grupos, tbm vc pode ver como manipular o sistema de seleção dos RH… infelizmente vc terá q de alguma forma saber se vender. Processo seletivo é isso, não tem como fugir mto dele se quiser ser empregado.
Se quiser continuar por esse caminho, eu criei um post q pode melhorar um pouco sua forma de estudo. Não é perfeito, mas ao meu ver ele ajuda bte, espero q te ajude de alguma forma.

Esse segundo é bem mais arriscado, q é vc msm ser um empreendedor. Sinceramente não acho nada seguro dados suas condições pessoais. Mas é uma alternativa. Nesse caso vc ainda terá q continuar estudando e ao msm tempo já tem q pensar em projetos. Por ser algo complicado de lidar, pois exige conhecimentos de programação e conhecimentos de empreendedorismo, vc terá q se esforçar o dobro ou até o triplo. Talvez o mais difícil, pelo menos pra mim, é como conquistar clientes. Se vc aprender a fazer isso, vc pode dizer q consegue ir andando por esse trajeto. Não consigo te dar mta orientação nessa parte, porém tem bte vídeos e posts falando sobre isso. Só tome cuidado com o sensacionalismo, com venda de cursos, e achar q micro-SaaS e SaaS é a solução. Tudo tem seu limite, então saiba ponderar o q assiste/le.

O terceiro é a desistência. Esse é o mais fácil de fazer, mas tbm o mais complexo de reestruturar. Não sei se vc já mudou alguma vez de profissão, mas meu… não é tão simples assim. Claro q se vc procurar por trabalhos simples, não é complicado. Mas tbm não espere remuneração alta. E normalmente o trabalho é dobrado, pois além de vc ter q talvez mudar completamente seu estilo de vida para adaptar ao trabalho (por exemplo, ter q trabalhar na rua, num comércio, tals e tals), vc tbm não irá fugir da fase de aprendizagem.
De qqr maneira é complicado, pois é uma nova forma de ver a profissão. Se vc quiser nesse tem 3 maneiras. Ou vc busca pela faculdade buscando profissões mais intelectuais e tals, o q demanda mto tempo. Ou vc busca por cursos técnicos, como eletricista, pedreiro, marceneiro, etc. E vou dizer q esse segundo é o q recomendo mais, pois a demanda é alta e a quantidade de bons profissionais é baixa, devido ao grande esforço físico. Claro q depende tbm da localidade, pois nem todas cidades tem o msm tipo de demanda e qte de concorrentes. Tbm dá pra vc trampar em comércios, fábricas, sendo q alguns exigem conhecimento, outros não, vai depender do q vc quer.

No final vc terá q achar o q é mais vantajoso pra vc. Tudo tem pedra no caminho. A diferença é saber ql vc vai querer remove-la e colocar as pedras para construir sua carreira profissional. Uma coisa q sempre digo é q uma carreira não é linear. Então não fique com remorso ou algo assim se vc sair da nossa área. Hj em dia é tão mais simples mudar de carreira devido a grande qnte de conhecimento disperso entre as pessoas e não está só concentrado em faculdades. Mas claro q não significa q é fácil mudar. Eu msm já fui camareiro, faxineiro, cozinheiro, alguns bicos de garçom e fábrica, e sinceramente não me arrependo disso, pois graças a essas experiências é o q me vez ver melhor como o mundo é vasto, aprender maneiras diferentes de fazer as coisas, aprender como lidar com pessoas, como pensar melhor em organização, como me tornar um bom profissional onde eu não era antes de ter abandonado a computação.

Então no final, tudo tem algo a incrementar. O q vc precisa é apenas decidir pra q caminho vc quer seguir. Claro q dependerá mto de suas condições, veja ql cabe melhor a ti.

Bom, espero ter ajudado em algo e boa sorte pelo q escolher. Certas decisões não são fáceis msm, mas se a gente persistir procurando por maneiras alternativas em fazer acontecer, tenho certeza q dará tudo certo.

Edit: ah uma coisa q pensei agora, ahahah. Se puder, procure um emprego simples provisório. Sei q é difícil, mas qndo precisa de dinheiro, ela precisa sair de algum lugar. Sugiro procurar por bicos de garçom, ou trabalhar em algum restaurante ou supermercado por meio período... o q achar q dá certo por enquanto. Pode ver em grupos de facebook, imagino q tbm possa aparecer em instagram... linkedin não sei dizer, pois é emprego temporário. E isso pelo menos ajuda a não ter problemas financeiros altos.
Tbm pode ver o canal do primo pobre, mais especificamente esses antigo, novo pt1, novo pt2, novo pt3.

4

Infelizmente não tem resposta boa para isso, você faz uma análise correta, mas ninguém pode dar oque você quer. Por isso eu deixo isto:
https://www.tabnews.com.br/maniero/faq-do-programador-perdidao.

Algumas pessoas não gostam, não acham que ajuda, mas outras entendem e começar virar a chave para a solução real.

Um detalhe me chamou atenção é você falar em softskill para resolver problemas. Só que para isso precisa de hardskill. E o seu desabafo mostra que talvez falte o softskill também, por isso está perdido e precisa fazer o que eu gido na FAQ. Mas eu não tenho certeza de nada, eu não conheço você. Eu apenas torço por todos para que suas vidas deslanchem, com ou sem a ajuda que eu posso dar.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui).

4

Vou ler o FAQ com o coração aberto, não há nada que doa mais do que sentir que é um fardo pra quem você ama, então se tiver algo que me deixe mais perto de melhorar, eu vou fazer.

Com relação a softskill foi mais pra dizer que task pra mim não é um card, mas um problema e que procuro entregar uma solução pra ele, mas acho que não fez muito sentido kkkk enfim, to com a cabeça um pouco bagunçada.

3

Salve brother, tudo bom?

No momento em que vc está cansado não adianta querer tomar decisão nenhuma, agora é hora de vc se alinhar novamente e depois pensar o que vai fazer da sua carreira.

Minha sugestão? Procure fazer um ganha pão pra cuidar da sua família e tirar a pressão da programação agora. Isso vai ser ótimo para vocês e vai tirar o peso das entrevistas técnicas e dos "nãos" até chegar o desejado sim.

Em termos práticos, o que eu faria (e aqui estou sendo sincero contigo):

1º Procuraria na minha cidade o tipo de comida que o pessoal curte. Exemplo: lanche artesanal, batata recheada, espetinho, qualquer coisa que OBRIGATÓRIAMENTE seja simples, afinal você não quer investir energia em algo complexo

2º Escolheria um desses, no meu caso, batata recheada, procuraria conteúdo no Youtube e investiria 15 dias em testes de sabores, precificação do produto, porções que vai em cada sabor, esse tipo de coisa

3º Depois de ter os sabores prontos, precificados, sabendo sua margem de lucro e como faria pra entregar (Poderia contratar motoboy ou mandar no iFood), pediria ajuda para os amigos pra divulgar na cidade e começaria a vender

Por que raios eu faria isso?
1º Tira a pressão da família
2º Te daria muito mais tempo e flexibilidade do que um trabalho CLT habitual (pelo menos no meu caso)
3º Te permitiria pegar vagas que tenham uma remuneração menor até pegar mais experiência

Talvez pra maioria que leia isso soe meio estranho algo tão fora do ramo da programação, mas quando a necessidade bate na porta de um pai, o orgulho sai pela janela, brother.
Não tenha medo de fazer algo diferente pra proteger o futuro da sua família, mas algo que eu faria antes seria trazer minha família para meu lado e explicar o que estou pensando, pq sem o apoio da família é muito complicado.

Te desejo sorte, irmão. Espero que dê tudo certo por ai

3

Meus 2 cents,

Bem que eu gostaria de ter uma resposta facil e que resolvesse teu problema - serio.

Mas o mercado esta confuso - um bocado. Tem pessoas boas desempregadas e uns manes mediocres em posicoes muito acima de suas capacidades.

O que posso dizer da minha experiencia pessoal - se do jeito "A" nao esta funcionando, tente do jeito "B". O que isso vai significar exatamente para ti eu nao sei dizer - cabe olhar ao redor e ver exatamente quais as oportunidades/possibilidades que estao aparecendo e ver se fazem sentido.

Ou colocando de outra forma: se voce esta aplicando para vagas "X" e nao passa, quais as outras vagas/opcoes que tem aparecido ? (da uma olhada no vaguinhas.com.br e outros sites de vagas que tem aparecido aqui mesmo no tabnews).

Resiliencia nao eh sobre apenas insistir - mas ter capacidade de persistir e adaptar.

Se voce tivesse mais tempo, a recomendacao padrao seria:

  • Ingles: praticar um ingles legal e aplicar na gringa
  • Posgraduacao: IA, via EAD, 4 meses, relativamente barato (posanhanguera.com.br). Uni-esquina, mas ta valendo.
  • Pyhton e IA: Gostemos ou nao de IA ela esta mudando o mercado e provavelmente nao vai desaparecer. Entao praticar/conhecer este mercado permite ficar ligado em alternativas.

Se voce olhar tem um bocado de coisas acontecendo no mercado usando IA, como automacoes N8N (que eh uma bosta mas tem um bocado de gente usando) e langchain/langgraph. Sao perfeitas ? Nao - mas eventualmente vendem. Voce nao precisa pagar caro para aprender sobre isso - tem um bocado de cursos no YT de gratis e sempre tem opcoes mais "informais" em torrents (junto com uma garrafa de rum - acho que voce me entendeu - 1377x.to, downloadly.ir e google "download cursos telegram").

E por fim: se aparecer uma vaga/oportunidade em area totalmente diferente de TI - mas que pague o salario que voce precisa e te ofereca uma certa estabilidade, nao tem nada errado em aceitar. Um recuo estrategico nao significa que voce desistiu da guerra, mas esta escolhendo tuas batalhas com mais cuidado (ta, foi uma frase coach para caralho - mas foi a forma mais simples que encontrei para passar a ideia).

Se quiser trocar ideia - so falar.

Ficam meus votos e oracoes para que voce encontre um caminho positivo diante desta turbulencia.

Saude e Sucesso !

1

Valeu mesmo, to digerindo o post do maniero (FAQ do programador perdidão) e avaliando onde posso melhorar. Entrei na área por gostar disso, não por dinheiro, mas ironicamente é o dinheiro que está me fazendo recuar um pouco kkkk.

Bem, agora to com a cabeça bagunçada mas vou esfriar um pouco a cabeça e pensar por onde posso começar a me organizar

3

Cabeca baguncada faz parte.

Como voce colocou que le a Biblia - minha dica eh: escolha um momento em que pode ficar sem ser incomodado (avise a mulher) por uns 15-30 minutos, recolha-se em silencio, faca suas oracoes e peca ajuda para o divino da tua crenca pedindo orientacao. Mas nao peca e finalize - fique ali uns minutinhos, de tempo para sua cabeca acalmar e tentar ouvir o que o divino esta dando de resposta. (tem gente que gosta de colocar musica, outros so silencio, outros repetido mantra - use o que funcione para ti. Mas o importante eh: nao faca as oracoes e saia correndo, fique uns minutos em meditacao para dar tempo de receber/processar a resposta - tem gente que prefere fazer isso na igreja/templo/salao/terreiro enfim, que seja um lugar que voce possa ficar sem ser pertubado durante este tempo).

Meu ponto eh: nao basta pedir orientacao - para um momento para escutar.

Saude e Sucesso !

1

Ola, nao sou da area (apenas gosto e me interesso por hobby) , por isso minha opiniao talvez nao seja tao importante. Mas a minha pergunta é : porque voce nao se junta com amigos (ou mesmo sozinho) e tenta desenvolver algo (app, webapp) que eventualmente possa ser vendido em playstore ou em outros lugares ? (em vez de ficar procurando emprego) Isso é tao irreal assim ? muito dificil ? vejo tantos apps a venda na loja do google que imagino que pra quem realmente gosta e se interessa não é uma ideia tao absurda assim. Afinal, quem faz esses apps que estao no google ? imagino que milhares mundo a fora estao tentando...

1

Olha, eu não sei se isso pode te ajudar mas o que eu consideraria no seu lugar, seria talvez procurar um emprego de escritório sem se importar com a área, ou pensar em concurso público. E não ser muito exigente com relação a posição inicial ou salário, desde que tenha oportunidades de crescimento. Muitas vezes as empresas não contratam direto para cargos melhores, pois querem conhecer a pessoa, mas tem essas oportunidades "escondidas".

Eu falo isso porque talvez em um ambiente que não seja necessariamente de TI, suas skills básicas vão ser muito mais valorizadas, ainda mais que pelo que você disse você tem boas soft skills e sabe resolver problemas. Nessas atividades um pouco de habilidade com excel e programação básica pode ser um diferencial enorme, automatizando tarefas e resolvendo problemas que a maioria não sabe lidar.

Aí depois de empregado você pode avaliar seguir carreira em uma área diferente, ou continuar estudando nas horas livres e buscar uma oportunidade de TI com calma. E é sempre mais fácil achar uma boa vaga estando já empregado.

Seja qual for a sua escolha, desejo-lhe força e que você encontre o seu caminho. Abraço!

1

mano, agora nessa época do ano acaba sendo mais dificil de conseguir, muitas empresas congelam os processos, talvez até muitos dos que vc fez agora, pode ser q a resposta volte somente ano que vem, a pergunta q eu te faço é , vc gosta mano de trampar com isso? vale a pena permanecer tentando?

o conselho q te dou eh exatamente o que eu faço no momento, ate q eu nao consiga a minha vaga, eu estou tentando pegar alguns freelas, mas eu estou trabalhando em outros serviços pra continuar pagando as contas, procure um trabalho honesto onde vc consiga manter a sua familia, e continua se inscrevendo nas oportunidades, talvez vc precise se sacrificar mais estudando no contraturno ( faço isso ), e se inscrevendo em vagas mais pontuais e mais condizentes com tua stack ou ser mais assertivo na busca..

e agora final de ano aparece muito trampo freelance, as vezes eh o jeito, ai em janeiro quando as coisas começam a engrenar nas empresas e os processos reabrem, ai vc volta a procurar, se vc fosse sozinho era mais facil de resolver, vc poderia simplesmente ficar tentando ate cnseguir, mas com familia, tem q abraçar o q aparecer, ao menos eh assim q eu tento resolver, claramente vc vai encontrar um meio que se adeque ai a tua situaçao, te desejo sorte e sucesso e que tudo se resolva o mais breve possivel... forte abraço meu mano

1

Cara de verdade espero que consiga um encontrar a melhor solução para seu problema.

Se tem algo que posso te dizer: já tentou oportunidades como freelancer?

Sei que esta mais acostumado a estabilidade de uma empresa e sei bem como é, mas o mercado está mais complicado, mas tente buscar oportunidades como freelancer, tenta grupos, olx, ate ir em pequenas lojinhas próximas e gerar soluções rápidas.

No início vai ser um pouco difícil, mas você só precisa que mais pessoas conheçam seu trabalho e vai surgir oportunidades aos poucos.

Sei que alguns colegas vão lhe passar outras ideias, então análise o que melhor se encaixa na sua realidade e tente testar e vê se funciona, algumas coisas em paralelo.

Não é muito bom a sensação de levar não, mas você só precisa de um sim.