Aew man, complicado a vida. Na vdd nem sei como te ajudar, pq o máx q consigo fazer é dar orientações do q vc pode buscar. Hj em dia a coisa tá apertada para qm está procurando por vagas, e infelizmente se não se sobressair sobre os outros, nunca irá conseguir. Não tem como fugir disso, pois sabemos como está a situação de nosso país graças as más decisões de nosso governo, independente do lado político, pois no final todos q estão lá só pisam na gente.
Mas assim, eu vejo 3 caminhos para ti. Não são os únicos, pois pra qqr coisa na vida sempre terá outra alternativa, portanto não leve isso como verdade, apenas como um possível trajeto ou até uma ajuda para suas tomadas de decisão do q vc vai querer fazer.
O primeiro é continuar persistindo. Ao meu ver existe 2 coisas q faz a gente conseguir um trabalho. Sua skills e sorte.
A sorte… bem, é estar no lugar certo na hora certa. Então vc tem q se expor de alguma forma, seja aplicando pra vagas, seja fazendo posts, seja fazendo vídeos, … com isso alguém irá ver vc algum dia e ele possa te oferecer uma oportunidade. Mas é o q disse: SORTE. Então não dependa 100% disso, pois está totalmente fora do seu controle. A única coisa q vc consegue fazer é apenas aumentar ela com a exposição de ti.
Outra coisa é suas skills. Isso só se consegue com estudos e prática. Mas não é só isso q deve acontecer, pois vc pode estudar trocentas tecnologias, trocentas linguagens de programação, ter a base de computação de ótima qualidade, mas se vc não demonstrar isso, as pessoas não irão saber q vc é capaz. Por isso vc precisa fazer projetos e criar um bom portfólios, ou participar de projetos open-source, ou até os próprios posts e vídeos podem mostrar o q vc é capaz de fazer. O q precisa é mostrar sua capacidade de criar algo. Eu até colocaria fazer cursos ou faculdade… mas sinceramente, isso pra mim é só um extra. Diploma e certificados só comprovam q vc assistiu, mas nunca irá comprovar q vc tem a capacidade de usar aquilo. Capacidade se demonstra com código feito.
Nesse caminho vc ainda terá q continuar tentando aplicar pras vagas, pode até procurar por QI, ou entrar em grupos, tbm vc pode ver como manipular o sistema de seleção dos RH… infelizmente vc terá q de alguma forma saber se vender. Processo seletivo é isso, não tem como fugir mto dele se quiser ser empregado.
Se quiser continuar por esse caminho, eu criei um post q pode melhorar um pouco sua forma de estudo. Não é perfeito, mas ao meu ver ele ajuda bte, espero q te ajude de alguma forma.
Esse segundo é bem mais arriscado, q é vc msm ser um empreendedor. Sinceramente não acho nada seguro dados suas condições pessoais. Mas é uma alternativa. Nesse caso vc ainda terá q continuar estudando e ao msm tempo já tem q pensar em projetos. Por ser algo complicado de lidar, pois exige conhecimentos de programação e conhecimentos de empreendedorismo, vc terá q se esforçar o dobro ou até o triplo. Talvez o mais difícil, pelo menos pra mim, é como conquistar clientes. Se vc aprender a fazer isso, vc pode dizer q consegue ir andando por esse trajeto. Não consigo te dar mta orientação nessa parte, porém tem bte vídeos e posts falando sobre isso. Só tome cuidado com o sensacionalismo, com venda de cursos, e achar q micro-SaaS e SaaS é a solução. Tudo tem seu limite, então saiba ponderar o q assiste/le.
O terceiro é a desistência. Esse é o mais fácil de fazer, mas tbm o mais complexo de reestruturar. Não sei se vc já mudou alguma vez de profissão, mas meu… não é tão simples assim. Claro q se vc procurar por trabalhos simples, não é complicado. Mas tbm não espere remuneração alta. E normalmente o trabalho é dobrado, pois além de vc ter q talvez mudar completamente seu estilo de vida para adaptar ao trabalho (por exemplo, ter q trabalhar na rua, num comércio, tals e tals), vc tbm não irá fugir da fase de aprendizagem.
De qqr maneira é complicado, pois é uma nova forma de ver a profissão. Se vc quiser nesse tem 3 maneiras. Ou vc busca pela faculdade buscando profissões mais intelectuais e tals, o q demanda mto tempo. Ou vc busca por cursos técnicos, como eletricista, pedreiro, marceneiro, etc. E vou dizer q esse segundo é o q recomendo mais, pois a demanda é alta e a quantidade de bons profissionais é baixa, devido ao grande esforço físico. Claro q depende tbm da localidade, pois nem todas cidades tem o msm tipo de demanda e qte de concorrentes. Tbm dá pra vc trampar em comércios, fábricas, sendo q alguns exigem conhecimento, outros não, vai depender do q vc quer.
No final vc terá q achar o q é mais vantajoso pra vc. Tudo tem pedra no caminho. A diferença é saber ql vc vai querer remove-la e colocar as pedras para construir sua carreira profissional. Uma coisa q sempre digo é q uma carreira não é linear. Então não fique com remorso ou algo assim se vc sair da nossa área. Hj em dia é tão mais simples mudar de carreira devido a grande qnte de conhecimento disperso entre as pessoas e não está só concentrado em faculdades. Mas claro q não significa q é fácil mudar. Eu msm já fui camareiro, faxineiro, cozinheiro, alguns bicos de garçom e fábrica, e sinceramente não me arrependo disso, pois graças a essas experiências é o q me vez ver melhor como o mundo é vasto, aprender maneiras diferentes de fazer as coisas, aprender como lidar com pessoas, como pensar melhor em organização, como me tornar um bom profissional onde eu não era antes de ter abandonado a computação.
Então no final, tudo tem algo a incrementar. O q vc precisa é apenas decidir pra q caminho vc quer seguir. Claro q dependerá mto de suas condições, veja ql cabe melhor a ti.
Bom, espero ter ajudado em algo e boa sorte pelo q escolher. Certas decisões não são fáceis msm, mas se a gente persistir procurando por maneiras alternativas em fazer acontecer, tenho certeza q dará tudo certo.
Edit: ah uma coisa q pensei agora, ahahah. Se puder, procure um emprego simples provisório. Sei q é difícil, mas qndo precisa de dinheiro, ela precisa sair de algum lugar. Sugiro procurar por bicos de garçom, ou trabalhar em algum restaurante ou supermercado por meio período... o q achar q dá certo por enquanto. Pode ver em grupos de facebook, imagino q tbm possa aparecer em instagram... linkedin não sei dizer, pois é emprego temporário. E isso pelo menos ajuda a não ter problemas financeiros altos.
Tbm pode ver o canal do primo pobre, mais especificamente esses antigo, novo pt1, novo pt2, novo pt3.