Executando verificação de segurança...
2

Sou apenas eu vendo isso no Tabnews?

Atenção: Esse artigo demanda de um pensamento aberto.

Eu acho uma ideia realmente muito interessante o Tabnews. Os motivos e objetivos para a criação da plataforma e ver ela em pé me inspirou para algumas outras ideias que poderiam ajudar as pessoas a viverem num espaço mais saudável. Mas vamos a verdade né, tecnologia é uma área que muitas vezes é tóxica por conta de pessoas imaturas.

Contextualização

Eu moro no Sul, mais especificamente em Santa Catarina, que é uma região muito conhecida pela forma preconceituosa dos cidadãos pensarem, mas também pelo empreendedorismo e inovação (além das prais bonitas).

O problema é que as pessoas que na maioria tem oportunidade de cursar uma faculdade de tecnologia, ter um computador e conseguir um emprego na área Tech, geralmente são pessoas que tem famílias classe média pra alta, o que significa que essas pessoas não precisam se esforçar duas vezes mais ou trabalhar muito para conseguir algo - quando em comparação com pessoas de renda menor.

Alguns já devem ter visto o vídeo da história da Ana que o Deschamps já fez e ele explica muito sobre o tipo de pessoa que geralmente vejo em empresas de tecnologia e que ando vendo em postagens e comentários aqui da rede.

Onde quero chegar?

A uns dias, ando vendo na maioria dos posts, pessoas que vivem numa bolha muito parecida com a que mencionei no parágrafo anterior. Pessoas - Atenção! Se prepare - Medíocres.

Isso mesmo. Pessoas medíocres. E para quem não sabe, medíocre significa:

  • de qualidade média, comum; mediano, meão, modesto, pequeno.
  • diz-se de ou pessoa pouco capaz, sem qualquer talento, que, de modo geral, fica aquém das outras ou que, num dado campo de atividades, não consegue ultrapassar ou mesmo atingir a média.

De todos os posts das últimas duas semanas que visualizei, sobre o tema AI, apenas UM foi relevante. Esse aqui. Todos os outros, foi sobre alguma coisa relacionada a:

  • "IA é maligna e vai dominar o mundo";
  • "IA vai substituir pessoas e acabar com empregos";
  • "IA's devem ser paradas antes que prejudiquem a humanidade";

O que pode ser resumido apenas a "Não sei sobre o que estou falando, estou apenas assustado e tenho medo de admitir e estudar sobre o assunto de forma melhor, para assim adicionar informações relevantes a conversa".

Sério, ta tudo bem não saber sobre tudo, você pode dizer que não sabe e estudar sobre o assunto em outra hora. FOMO é algo real, e todos estão tentando lidar com isso. E cara, uma das frases mais geniais da história é:

"Só sei que nada sei"

Exatamente porque ter a humildade e capacidade de enxergar a própria ignorância é algo maravilhoso. Porém, MUITO subestimado nos dias de hoje.

As redes sociais criaram o hábito fazer pessoas sem conhecimento falarem sobre as coisas, e acharem que estão arrasando. Quando na verdade só estão espalhando desinformação e diminuindo a qualidade do debate.

A parte difícil para a maioria de quem trabalha com Tecnologia

As pessoas que trabalham em Tecnologia geralmente tem pouco ou nenhum conhecimento REAL sobre assuntos como filosofia, sociologia e política.

Você que está lendo, conseguiria dizer Sim a SI MESMO as seguintes perguntas:

  • Tenho conhecimento dos problemas socias atuais do país?
  • Tenho conhecimento sobre Racismo Algorítmo?
  • Tenho conhecimento sobre a disparidade de gênero no Brasil?
  • Tenho conhecimento sobre minha própria saúde mental e das pessoas ao meu redor?

Gente, estamos na era das Inteligências Artificiais e ESG. Se você continuar sendo a típica pessoa de tecnologia que não olha por cima do próprio muro, você vai ficar pra trás. E não vai ser por causa do avanço da IA ou coisa do tipo, mas por causa da SUA falta de avanço, numa sociedade que prioriza cada vez mais o direito das pessoas, o cuidado ao meio ambiente e a saúde mental nas empresas.

Dominar um linguagem de programação, um Framework ou um Design Pattern, é MUITO mais fácil do que entender o ser humano. Entender a dor dele e pensar em formas de o ajudá-lo. Afinal, é pra isso que tecnologia serve, ajudar as pessoas.

Mas parece que tem muita gente achando que o objetivo de tecnologia é ver um "Hello World" piscando na tela. Ou um "100% Passed tests".

Deve ser por isso que tem tanta gente com medo de ser substituído. Lá no fundo, sabem que são pelo menos um pouco medíocres.

Mas sabe o que faz uma pessoa ser realmente medíocre? Não admitir isso. Não procurar se adaptar. Não procurar evoluir. Não procurar sair do lugar.

Conclusão

Uma máquina consegue responder que pode ter informações racistas na sua base de dados, mas um ser humano na maioria não consegue admitir isso.

Uma IA, que pode criar um código ou tirar uma dúvida em praticamente qualquer tecnologia, não vai sair por aí ofendendo colegas com alguma fala ou piada desnecessária. Já o ser humano Quadrado que acha que tudo é "Mimimi", que só sabe usar um Framework da moda, não sabe nem se comunicar de forma assertiva, nem tem inteligência emocional, vai continuar com os hábitos de sempre.

Estamos numa sociedade que está se regulando para evitar o preconceito, aumentar a diversidade, incluir mais IA, mais filosofia e sociologia para entender os limites e regular a IA...

Você Realmente não vai ter espaço, caso não pare de ser medíocre =)

E sério, se você leu até aqui, e não parou para pensar sobre si mesmo ou as pessoas ao redor que demonstram alguns dos pontos que escrevi aqui... Então eu realmente sou o único vendo isso, ou melhor, sou o único capaz de admitir a própria medíocridade.

"Só sei que nada sei"
-Sócrates

5

Provavelmente mais um jovem dinâmico com o seu complexo de Deus.

Eu sou uma pessoa que moro na favela do Rio de janeiro programo desde os meus 14 anos só fui ter um computador com 20 após entrar para o quartel e terminei meu ensino médio com 26 anos e hoje me sustento com freelas em programação, então com conhecimento de causa digo que a questão não é o quanto você tem financeiramente e sim o quanto de conhecimento você tem, falo isso, pois mesmo não tendo um computador com 14 anos eu recebi um livro de uma tia de informática da SOS cursos e passei a estudar e a partir daí me dediquei a aprender é claro que o caminho para alcançar tal objetivo teve uma curva maior, mas o que move algo é a determinação e a vontade, e não facilidade, pois já fiz cursos onde alunos tinham tudo, porém não tinham interesse e por conseguinte tiravam as piores notas.

Então como disse Sócrates: Só sei que nada sei.

Então não adianta vir com pensamentos pré moldados para todos os indivíduos, pois geralmente já que é para falar de conhecimentos políticos tal pensamento costuma advir de pessoas bem coletivistas, comunistas que acreditam que o seu pensamento único válidado por pseudos intelectuais é a salvação para os desprovidos de tal conhecimento e sabedoria.

Toda geração nascem jovens com a soluções generalista.

Vejo aqui muitas pessoas fazendo mais do que muitos políticos o pseudos intelectuais que é investindo o tempo deles em trazer conhecimentos gratuítos para pessoas como eu que sem condição de investir em uma alura, por exemplo, pode se atualizar e melhorar suas habilidades profissional. Acredito que reclamando menos e fazendo mais e divulgando as pessoas irão achar seus próprios caminhos

1

Eu sou uma pessoa que gosta muito de conversar. Ouvir e entender um outro ser humano é uma das coisas que mais me diverte. As pessoas são imprevisíveis e acho que isso é o que torna divertido conversar.

Eu gostei de ler sobre você, porém, admito que tive uma certa dificuldade em entender alguns parágrafos do que respondesse. Eu adoraria se pudesse escrever eles de forma mais detalhada. As partes que tive uma certa dificuldade foram:

Então não adianta vir com pensamentos pré moldados para todos os indivíduos, pois geralmente já que é para falar de conhecimentos políticos tal pensamento costuma advir de pessoas bem coletivistas, comunistas que acreditam que o seu pensamento único válidado por pseudos intelectuais é a salvação para os desprovidos de tal conhecimento e sabedoria.

Acredito que reclamando menos e fazendo mais e divulgando as pessoas irão achar seus próprios caminhos

E aliás, queria falar um pouco sobre isso aqui:

com conhecimento de causa digo que a questão não é o quanto você tem financeiramente e sim o quanto de conhecimento você tem [...] o que move algo é a determinação e a vontade, e não facilidade, pois já fiz cursos onde alunos tinham tudo, porém não tinham interesse e por conseguinte tiravam as piores notas

Só um adendo, não coloque SUA experiência de vida para embasar que tudo se consegue com "Determinação e Vontade". Talvez não tenha sido o que você queria dizer, mas repetir esse discurso meritocrático de que "É só se esforçar que você consegue", só diminui o debate sobre os problemas sociais do Brasil.

Mas usando seu "conhecimento de causa", pense comigo, quantas pessoas ao seu redor não tiveram oportunidade de uma vida melhor por conta de onde nasceram ou da aparência com que nasceram?

Eu não sei como é viver em uma favela. Eu também não sei como é ser mulher. Eu não sei como é ser Trans. Porém, isso não faz com que eu deva fechar meus olhos para a realidade de vidas que não vivi ou vivo.

Uma coisa que sei é, com certeza essas pessoas tem muito mais dificuldade do que eu de entrar numa empresa de tecnologia, de ser tratado com respeito e de ser apenas julgada pelo seu conhecimento invés de sua aparência ou local de onde veio ou vive.

Não digo isso baseado na minha experiência de vida, mas baseado em Dados e Fatos sobre o Brasil e sua população. Então sim, o quanto você tem financeiramente, assim como o local de onde nasce, a cor da sua pela, seu gênero, cria barreiras que apenas "Determinação e Vontade", não conseguem quebrar sozinhas. E por mais que você tente, na maioria estrondosa das vezes, você vai estar atrás de alguém mais burro do que você, mas que tem mais dinheiro ou privilégios do que você.

Chame isso de papo comunista ou pseudo intelectual, mas não diga a si mesmo que o que falo não tenha sua verdade.

1

Acertivo, o cara vestiu a carapuça pois geralmente é pessoas dentro do meio que nao conseguem enxergar em volta do muro e devido suas experiencias duras acabam o cegando e tendo o unico metodo de conversa o da dedução.

1

Toda geração nascem jovens com a soluções generalista.

Frase perfeita. É uma variação de "Para todo problema complexo existe uma solução simples, elegante e errada".

4

gostei da mensagem, muitos vão fazer cara torta e dizer "se não te interessa, não leia", mas deixar o conteúdo pobre circular há dois problemas:
1 - as novas pessoas que irão ler achando que estão aprendendo algo, estarão apenas lendo bobagens.

2 - se as pessoas que publicam conteúdo com qualidade ruim não forem questionadas, como elas irão melhorar.

Não estou dizendo para ser tóxico com as pessoas que publicam coisas banais, mas sim que sejam orientadas a produzir algo de maior qualidade (todos incluindo quem acha que está falando algo relevante), pois o que elas escrevem vai ser lido por outros que irão levar aquilo como verdade.

3

Me lembro das discussões de internet nos anos 90 e até início do século, que com menos texto era menos raso. Acho que todo mundo cansou. Tudo ficou problematizado. Não vejo como reverter isso.

Eu bato muito nessa tecla. Em algumas bolhas funcionam melhor que outras. Tem lugares que gostam de um estilo mais "Mundo do Pequeno Pônei", nenhuma crítica é possível, ou só certas críticas podem ser feitas, as outras são tóxicas. Ser crítico e ser tóxico são coisas bem distintas mesmo. Sem crítica as tais fake news vencem.

3

O problema é que muita gente que produz conteúdo de baixa qualidade não aceita críticas e chama todo mundo que criticou de "tóxico" (inclusive as críticas construtivas).

Mas concordo com os seus pontos. Aliás, todo conteúdo deve ter um contraponto, não existem verdades absolutas que não admitem contestação. É assim que se constrói conhecimento.

3

Meus 2 centavos sobre o assunto:
Não costumo comentar/interagir em conteudo que não tenho interessante, irrelevante ou de "Mimimi". Logo já tenho uma exposição menor a esse tipo de conteudo.
Quando sou obrigado de alguma maneira a interagir com pessoas assim seja digitalmente ou fisicamente sigo a máxima: Prefiro ser feliz, do que ter razão. E saio da discussão o mais rápido possivel.
Por fim, algo que tenho feito muito nesses tempos de MUITA informação, ou na minha humilde opinião muito RUÍDO, é filtrar oque acesso, o tempo acessado, os sites acessados e os perfis seguidos.
Isso é oque faço pra ter mais paz no meio digital. Confesso que não tenho amenor pretensão de mudar algo, faço o minimo que posso. Isso de mudar o mundo é coisa de adolescente e não de gente que tem 1 zilhão de boletos pra pagar.

2
2

Realmente na nossa sociedade digital de hoje, são tantas informações que nos deixam doente. Na pandemia deram o nome para isso de Infodemia.

E sinceramente, acho que todo mundo pode fazer algo para mudar o "mundo", isso pode ser através de pequenas ações como falar bom dia, obrigado ou elogiar o trabalho de alguém.

As piores coisas da internet, é que parecemos não ser mais pessoas a partir do momento que usamos um celular ou notebook para fazer um post ou comentário. E isso transparece nas pessoas no seu cotidiando.

Recentemente, tenho ouvido muitas pessoas desabafando sobre suas dificuldades, só por chegar nela e ser empático, perguntando se tava tudo bem ou sobre algo que a incomodava. Parece que as redes sociais fizeram nós criarmos barreira emocionais. Sem demonstrarmos o que sentimos não somos melhores que máquinas ou muito diferentes delas.

3

Eu não vou fazer um post discordando de nada por duas razões: a) não costuma ser produtivo em assuntos assim; b) eu concordo com a essência de tudo o que está escrito, eu poderia ter escrito esse post, mas não o fiz.

Não fiz justamente pelo motivo a. E o problema está nas entrelinhas, não no conteúdo. E falar de possibilidades, nem sempre dá para enxergar claramente quais são as entrelinhas, vira especulação.

Concordo sobre a mediocridade, sobre precisar a mente aberta, se adaptar, sobre um lado do tema IA abordado, que é o medo dela, concordo com o viés da sociedade em tudo o que ela faz, que as pessoas não estão tão preparadas para várias coisas, que não estão vendo a realidade, não enxergarem onde estão e o que são, e tudo mais. E talvez o que concordo mais é sobre as pessoas estarem em bolhas.

Se for para discordar é nos detalhes que não estão escritos aí.

Por exemplo, que também tem um deslumbramento sobre a IA. Então existe a bolha dos desesperados que a IA vai dominar tudo e destruir e a bolha dos que acham que ela é uma maravilha que salvará tudo.

Este é só um exemplo de bolha. Todo mundo concorda que o outro está em uma bolha. Mas falta enxergar que todos estão. E algumas pessoas não enxergam porque ele está na bolha que ela considera do bem, então só a outra bolha é que deve ser criticada, "eu estou em algo muito bom". Bolha passou a ser usada como algo negativo sempre, quem está em uma está fazendo algo errado. E é verdade. Difícil é não estar em uma bolha. Difícil é entender que você está também, então está em posição desfavorável também. E isso a postagem original fala. O problema é reconhecer. Para evoluir. Para deixar de ser medíocre. Tá vendo como concordo?

Eu vi uma pesquisa que andaram publicando, não sei até que ponto ela é confiável, mas não é algo inventado, alguma seriedade tem, só não sei se os critérios são tão bons, que demonstra que o Brasil, se não me engano, é o segundo pior país em percepção de realidade, sendo que a esmagadora maioria não tem. E meio que todos concordam com isso. "Os outros não têm percepção da realidade mesmo, ainda bem que eu tenho". A conta não fecha. E bolhas ajudam as pessoas a consolidarem suas posições.

Não acho coincidência que o Brasil seja o maior consumidor de redes sociais do mundo, sob certos critérios. E já está bem claro como elas criam bolhas, tão importantes para dar a validação que algumas pessoas precisam para suas crenças, para suas percepções irreais da realidade, até mesmo incutidas pela bolha, assim como ter uma força para combater a outra bolha.

É um cabo de guerra onde ninguém vai evoluir, porque só há o sentimento de querer vencer. Um amigo meu chama de dick contest. O ser humano sempre teve um pouco isso, mas nunca teve a força de bolhas enormes para ajudar a sua defesa.

Eu não queria ficar pegando muito em pontos específicos, mas um me chamou atenção e resolvi dar meu depoimento. A maioria das pessoas formadas em filosofia no Brasil, onde tenho conhecimento, não tem conhecimento real sobre filosofia. Não conheço sociólogos, mas vai pelo mesmo caminho, a não ser sempre sobre os mais famosos (alguns deles talvez) e o único cientista político que conheci pessoalmente só fez o curso para ajudar no seu viés, e se deu bem porque o  curso tinha justamente seu viés. Quase ninguém terá conhecimento sobre essas coisas. Eu dou muito valor para isso e acho que deveria ter isso tudo, e psicologia no ensino médio, mas ministrados por pessoas preparadas. Aí ferrou. Junto com outros pontos de formação educacional, ajudaria muito. Mas infelizmente as pessoas estão saindo da escola sem saber matemática e comunicação e expressão. Falta raciocínio em geral, imagine para pegar questões de humanas bastante complexas.

Então fica fácil as pessoas terem ilusões de que sabem um pouco sobre o assunto. Melhor ainda se a bolha dela disser que ela sabe.

Já disseram que tudo pode ser criticado, eu estou me expondo para ser, podia ficar quieto e pensando "eu estou certo e ficando quieto ninguém vai me contestar", então as críticas que podem ser feitas a qualquer post desse tipo é que ele pode cair em projeção e não oferecer soluções reais, além de dar margem para cada um interpretar como quiser por não se aprofundar (eu entendo a dificuldade de fazer isso). Aí fica a sensação de que talvez não deveria ser postado, ainda que eu não goste de nenhum tipo de censura, até mesmo da auto censura. Mas que bom que postou.

Eu uso como exemplo a coisa de quando alguém fala assim: "você é arrogante". Mas você quer algo mais arrogante que isso? Se torna uma situação sem solução.

O que eu tenho certeza é que ninguém sabe o que vai acontecer, quais as consequências exatas sobre seus atos, as pessoas não conseguem controlar totalmente suas vidas, suas ações, justamente porque quase não há pessoa normal no mundo, e não é tão simples quanto "espalhar a palavra" e todo mundo funcionará bem. Em economia que tem um componente exato forte erram tudo, imagine tentar acertar em algo social.

Se só sei que nada sei então não posso ensinar nada para ninguém. Quem tenta dizer o que vai acontecer com as pessoas que não estão enxergando a realidade, não está enxergando a realidade.

O ser humano é muito mais complexo que isso. Qualquer tentativa de produzir algo relevante em meia dúzia de parágrafos sobre isso, falhará, será raso.

Não é uma discordância, mas um contraponto. As discordâncias podem vir nos detalhes, que é sempre onde está o perigo. Por exemplo, "área que muitas vezes é tóxica por conta de pessoas imaturas" eu concordo muito com isso, mas talvez eu tenha visão contrária ao autor nos detalhes.

Eu sei um pouco de programação, quem quiser posso ajudar nisso.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

2

Caaaara, que comentário!

Tem tanta coisa que da pra pegar de forma separada e debater sobre. Muito rico isso.

Realmente como mencionasse eu deixei várias partes sem me aprofundar. E proposital muitas vezes, porque sei que as pessoas não gostam muito de ler textos grandes, acho que hábito de textos de 3 linhas do Instagram.

Isso pode ser um problema, porque se fala demais as pessoas não te ouvem ou não leem o que você diz, e se falar pouco vão interpretar de forma errada e (na maioria) te xingar. Eu tentei criar um texto que viesse no meio disso e até acho que consegui. Podes ver pelos comentários que foram dividos com vários tipos de conteúdos.

Fico animado que tiveram aqueles que viram um momento de reflexão, e distribuiram um pouco dos seus pensamentos e emoções nos comentários, no final eu só queria ver se ainda valia a pena essa plataforma, se ainda existia alguém capaz de refletir aqui dentro.

1

Concordo totalmente. A Internet tá bem difícil, infelizmente. É o de sempre, a ferramenta pode ser udada de forma melhor ou pior, mas o caminho mais fácil semrpe será usado, é lei da natureza.

2

Postegem tão necessária.

Agora falando um pouco sobre a qualidade das postagens, a mais de um mês atrás entrei e vi um post que dizia: Acabei de criar a conta, agora vou "farmar tabcoins". Ou seja, tem muita gente que ta aqui criando postagens sem sentido, sem conteudo relevante, sem saber o que ta falando, sem nada, apenas pra ver o número de tabcoins aumentar, e isso ta me fazendo entrar cada vez menos aqui no tabnews, pois quando penso em entrar me vem a lembrança: "Vai ter mais um monte de postagens ruins hoje".

Não, eu não sou bom em fazer postagens, tanto que adivinha, eu não faço, apenas comento em algumas, e apenas se faz sentido comentar.

Acho que precisa de uma moderação nas postagens? Acho, mas sinceramente, isso é tão coisa de blog da década passada. Acredito que deviamos se automoderar e se perguntar: Isso que vou fazer/escrever é realmente necessário? Vai ajudar alguém de verdade? Já não foi escrito por outra pessoa?

E sim, concordo com você, acho que o assunto I.A. ta saturado de coisas irrelevantes e que levam de nada a lugar nenhum quem está lendo.

O Tabnews foi criado com um propósito incrível e que me deixou muito animado, mas pra mim, alguns usuários estão tornando o lugar chato, que já não faz mais tanto sentido entrar sempre. Uma pena. Por exemplo, uma postagem com: "Como fazer um Hello Word no Java", não sei se tem aqui e não desmerendo ninguém, mas tem tando disso por ai já, e as vezes não tem nem explicação, que é o que faz a diferença, a pessoa posta só código, o que eu faço com isso? Choro?

Claro que há muitas postagens ótimas, com conteúdo de valor, pessoas que sabem o que estão fazendo, que estão ajudando e criando coisas legais, e isso que me faz vir aqui ainda.

1

Bem vindo ao clube dos que acham que postagem não deveria valer nada, só likes deveriam ter algum valor. Só assim cumpre-se o objetivo do "conteúdo concreto relevante". Hoje ganha-se mais postando um "Obrigado" do que uma pessoa dizendo que o conteúdo é concreto e relevante através do seu voto. Eu repensaria a forma de valorizar as postagens. Já falei antes.

1

Tem muita gente chata e que está deprimida e quebrada emocionalmente. As principais caracteristicas destas é que normalmente elas criticam demais, reclamam de tudo e nunca oferecem uma solução realmente funcional e prática. É muito mais fácil criticar e falar mal das coisas do que fornecer ajuda para resolver os problemas. Com isso, concluo duas coisas:

  1. Essas pessoas são necessárias para treinarmos a nossa paciencia e evoluirmos emocionalmente;
  2. Não devemos levar nunca para o lado pessoal pois deixar que criticas inconstrutivas nos abale emocionalmente é nos rebaixarmos ao nível mediocre dessas mesmas pessoas que não fazem nada além de criticar de forma negativa.
1

Eu fiz login pra comentar que eu achei arrogante da sua parte dizer:
"Então eu realmente sou o único vendo isso, ou melhor, sou o único capaz de admitir a própria medíocridade."

Não vim somar ao post, foi só uma crítica mesmo.

1
1
0
0

Como disse o "RenatoDevOficial", resume bem o autor do post:

Provavelmente mais um jovem dinâmico com o seu complexo de Deus.

1

Agora que você mencionou que era para eu mesmo esse adjetivo, devo dizer que eu o adorei.

Mas indo para a parte interessante, adoraria saber o seguinte: o que a opinião sobre mim, tem a ver com o que escrevi?

Porque até o momento, você não trouxe nada de relevante a esse post comentando isso. O que me faz acreditar que talvez tenha se identificado com as pessoas que descrevi nele, tenha ficado com um pouco de raiva e repetiu a atitude que critiquei no meu post.

Além do mais importante, não entendeu a reflexão.

-3
1

Comentou só para reclamar? A crítica é a base da construção. Porém a sua nao foi muito construtiva, apenas desperdício. Se voce discorda; aponte, de sugestoes, ai sim terá um desenvolvimento.