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Ideias simples de SaaS para resolver um problema real?

Estou à procura de ideias simples, mas úteis, para um micro-SaaS que resolva algum problema do dia a dia (pessoal ou profissional).
Pode ser algo bem nichado, tipo uma dor específica de freelancers, pequenos negócios, devs, criadores de conteúdo, etc.

A ideia é fugir um pouco dos clones de Notion/Trello e pensar em soluções pequenas, porém com real valor — algo que alguém usaria e talvez até pagasse alguns euros/dólares por mês.

Exemplos do tipo de coisa que procuro:
• Ferramentas de automação específicas (ex: lembrar clientes de pagar, enviar PDFs, gerar relatórios simples);
• Painéis de acompanhamento de algo (ex: gastos, treinos, leituras, hábitos);
• Integrações pequenas mas que poupam tempo (ex: conectar dois serviços que não se falam bem);
• Qualquer coisa que resolva uma dor real que você mesmo já sentiu.

Se quiser, compartilha também:
• O problema que a ideia resolve;
• Quem seria o público-alvo;
• E por que você acha que vale a pena.

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É bem difícil você encontrar isso em uma comunidade de devs, recomendo a procurar problemas a serem resolvidos em outras áreas carentes de soluções em software, ou seja, pergunte ao seu dentista, amigo empresário, gerente do mercado, dono da padaria, atendente das lojas e etc.

Esses são os públicos que tem problemas a serem resolvidos e talvez pagariam por isso.

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O que você está querendo é justamente a parte mais difícil. Desenvolver um SaaS, hoje em dia, qualquer mongolóide desenvolve.
Mas criar algo que realmente gera resultado é outra história.

Eu desenvolvi um SaaS que me traz uma receita significativa todos os meses. Se chama Ganhos e Gastos, é um app de finanças pessoais que funciona direto pelo WhatsApp, além de ter versões para Android e iOS.

Eu já tinha testado vários aplicativos de finanças, mas achava todos muito complexos, telas cheias de informações irrelevantes e sem foco no que realmente importa, saber se posso ou não fazer uma compra, assumir uma dívida ou se isso vai me apertar depois.

Percebi que até minha irmã, que também tentava se organizar financeiramente, não conseguia manter a constância nos lançamentos. Foi aí que surgiu a ideia de criar um app simples, prático e que resolvesse de verdade esses problemas.

Minha sugestão é que você pense em algo que você domine e sinta que poderia ser melhorado. Mesmo que já existam muitas soluções parecidas, se você conseguir oferecer uma melhoria que as pessoas realmente queiram, isso pode se tornar uma excelente ideia de SaaS.

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Olha, eu vou ser sincero contigo, eu não exporia uma dor que eu mesmo conseguiria resolver (e é exatamente o que estou fazendo). Uma forma interessante de você achar uma ideia é perguntar a alguém que você conhece: um familiar, um amigo, um colega de trabalho. O que você está tentando fazer já é uma pesquisa de mercado e que poderia ser revertido (não sei se era sua ideia) para os próprios usuários daqui. Esse tipo de postagem não é o que comumente ganha engajamento aqui.
Você pode também entrar em qualquer rede social e ver que alguém sempre está reclamando de algo (veja se faz sentido e tente resolver). Fora isso tem várias listas na internet sobre ideias de SaaS, procure a mais tranquila e que se encaixe com alguém que você conheça e faça aquilo. Sucesso

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Cara, Tenho uma ideia para compartilhar.
A um ano atrás, fui convidado para participar de um projeto.
O projeto seria para área de marketing, impressão de material publicitário, tipo a Uranos2.
Pelo menos na época, eles tinham uma grande dor:

Dificuldade de fazer orçamentos o mais próximo possível da realidade do cliente.
Dificuldade de otimizar o material q seria utilizado.
Desperdício de material.

Exemplo: Caso vc quisesse fazer uma placa de lona de 1,28metro X 1,35metro (o numero quebrado é proposital pra ilustrar a dificuldade de cada demanda que chega até eles).
Eles calculam na mão grande o quanto de lona vai usar o quanto de metal será usado para fazer as arestas e as barras da placa.
E quando o tamanho da placa cresce, aumenta a atenção, exemplo uma placa de 5,28metro X 5,35metro, além dos cálculos anteriores, eles tinham que saber q esse caminho já não fica tão estável, então a placa deve ter barras transversais e uma barra adicional para fazer o pé, para garantir a estabilidade.

Esse é apenas um dos casos, existem outros tipos de materiais e exigem seus cuidados específicos.

E ainda tem o material que sobra, as vezes chega uma demanda a qual eles possuem material, mas por dificuldade de saber os tamanhos das sobras, acabam comprando sem necessidade.

E para passar isso para o time de comercial era outra dificuldade, tempo de treinamento e etc. Então eles faziam a maior parte do trabalho com planilhas de excel. Existem sistemas de orçamento porém eram muito genéricos e não resolviam a dor dessa área de mkt.

O setor de produção não tinham uma maneira eficiente de informar a quantidade de material que sobrou.

Então o projeto era.

  1. Resolver o problema da especificidade do orçamento.
  2. Otimizar o uso do material para minimizar as sobras.
  3. Catalogar essas sobras para serem utilizadas em futuras demandas, tendo assim um menor custo de produção.

Não sei se essa dor ainda existe.
E equipe era pequena todos já tinham seus projetos principais, e esse foi acabando sendo deixando de lado, até que morreu totalmente.
O próprio arquiteto que nos trouxe essa dor, saiu da área e estava pouco contribuindo.
Fica a ideia ai, se quiser me passar um % quando o projeto tiver rodando eu aceito.
Se quiser me chamar pra participar tb tô dentro.

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Cara, uma e outra vez topei com esse tipo de problema.
O maior erro do empreendedor iniciante é executar com perfeição uma solução que ninguém quer.
Como desenvolvedores estamos acostumados a criar, e é natural esse desejo de dar vida a novos projetos, mas pense comigo:

Qualquer ideia que venha de um dev aqui no fórum vai ser no máximo um palpite.
Digo mais, qualquer ideia que uma empresa qualquer te fale que precisa, é um palpite ainda (é mais acertado porém é uma hipótese ainda)

A única maneira de você conseguir extrair um fato sobre o mercado é indo pra rua, é validando.
Isso significa que das duas uma:
opção 1:
Ou vc acha um amigo que tenha parente q trabalha como denstista, dono de barbearia, construção civil, etc e tenta bater um papo com ele(a) e descobrir quais são os gaps internos na operação deles (vc pode fazer isso como uma consultoria gratuita onde vc vai investigar todas as áreas que podem se beneficiar de IA ou tecnologia no geral), após isso vc oferece um serviço (cobra pra desenvolver o produto, pq se for de graça ainda assim não é certeza que a empresa precisa tanto assim da solução) e depois usa esse produto que vc vendeu como base pra desenvolver e um saas em cima disso.

opção 2: Conversa com o povo que está no game daquele setor (tudo menos nós devs que estamos na nossa bolha, não fale conosco), encontre 1 ou 2 hipóteses de valor, e baseado nisso crie um mvp de 1 semana, 1 mês no máximo, (É MINIMO VIÁVEL, TEM QUE SENTIR VERGONHA DELE) e vá atrás de empresas que queiram pagar por ele, isso é validação real, até o momento de tentar vender, vc não sabe de nada

conclusão: THERE IS NO FACTS INSIDE THE BUILDING, get the heck outside

Leia lean startup e startup owners manual, do steve blank, ambos muito bons

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