Executando verificação de segurança...
Respondendo a [Não disponível] dentro da publicação Meta encerra checagem de fatos em suas redes sociais nos EUA
3

"Cloroquina para Covid nunca foi negacionismo".

Sim, foi e ainda é.

houve apenas um estudo que posteriormente foi removido da revista por falhas metodológicas, inclusive o pesquisador hoje tá aposentado e acabou com sua carreira, afinal, reputação na ciência importa, e ele perdeu completamente.

Nenhum instituto recomendou, nenhum país adotou como tratamento.

somente foi divulgado por informação paralela via rede social. e muitos leigos tomaram por estarem sendo enganados.

Carregando publicação patrocinada...
Conteúdo excluído
3

Os cientistas sabem quando algum estudo está maduro, a própria vacina tem um processo longo para ser disponibilizado para o público

Esses tratamentos nunca foram validados pela comunidade científica. Em nenhum momento, 2020, 2021 e hoje, sim, ainda tem gente acreditando nessas lorotas até hoje graças as redes sociais.

Errou quem apostou contra a ciência. Ou seja, quem apostou contra a vacina (que é usada e salva vidas ate hoje), errou quem apostou em remedinho milagreiro, que não é usado em lugar nenhum e só faz sucesso nas redes sociais.

Conteúdo excluído
3

Você continua errando repetidamente, você esteve na "fronteira de pesquisa", eu trabalho como pesquisador justamente em um hospital rs...

Leia melhor, dei até o exemplo da vacina como um estudo maduro (no caso, maduro é só uma forma de dizer que temos evidências suficiente de que funciona para aplicação ao público). A ciência está sempre aberta a mudanças, isso não significa que tudo pode mudar.

Não é porque a ciência tem mudanças ao longo do tempo que temos que considerar bobagens como terraplana, cloroquina, etc... Da mesma forma que ninguém fica questionando se a gravidade funciona mesmo.

3

Todo mundo sabe muito bem como esse tratamento foi amplamente divulgado, e como pessoas foram usadas como cobaias e não como parte de estudos científicos, com a ideia de vender um "tratamento precoce" que foi AMPLAMENTE divulgado pelas redes como solução.


O principal protocolo da época era a inércia, algo absurdo.

Médicos e cientistas tentando encontrar uma solução: OK
Soluções milagrosas divulgadas por charlotões e aproveitadores da situação: Não OK

Talvez você não se lembre, mas houve médicos ameaçados e agredidos por não receitarem cloroquina pois a pessoa acreditava fielmente que ela era a solução. E isso aconteceu algumas vezes: aqui, aqui, aqui e alguns foram demitidos por conta disso.

Você acha realmente que essa crença dessas pessoas não foi forçada através do uso das redes?
Algo não muito diferente aconteceu com a Fosfoetanolamina alguns anos atrás.