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Discordo.

Não dar oportunidade de um colaborador decidir impede a formação de lideranças.

Vc não pode centralizar decisões. Se fizer isso vai se afundar no operacional e no micro gerenciamento.

O papel como líder, após o incidente, é convidar o liderado a criar um processo (pop) que resolva essa questão. E participar da formulação desse pop.

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Entendo seu ponto sobre 'formar lideranças', é um princípio de gestão super válido.
No entanto, acredito que o debate aqui é outro: Alocação de Recursos (Alavancagem) vs. Microgerenciamento.

Meu comentário foi focado no primeiro. O coordenador estava 'atolado', como o próprio Moacir descreveu. Dar a ele uma tarefa crítica (recrutar) sem o recurso tempo não é uma 'oportunidade de liderança', na prática, foi uma armadilha que gerou sobrecarga.

O que ele precisava era de alavancagem (o recrutador) para que pudesse focar na parte estratégica do trabalho dele.
A falha de liderança, nesse contexto de escala, não foi 'centralizar'.

Foi não ter sido proativo e não ter alocado os recursos (dinheiro) para remover um gargalo óbvio 60 dias antes