Executando verificação de segurança...
1

Pela sua resposta entendi que é realmente importante ter experiência com a linguagem, mesmo que seja "por fora".

Gostaria da sua opinião a respeito do cenário a seguir. A pessoa tem experiência com programação há um bom tempo, assim como o Sérgio (autor do post). Mas, com aquela linguagem em específico, ele só desenvolveu projetos pessoais. Quão viável pra essa pessoa é competir no mercado com outras pessoas que têm experiência de trabalho com a linguagem em específico?

Carregando publicação patrocinada...
2

Acho que compete de boa, porque mesmo se o projeto for pessoal, mas tiver um escopo bem abrangente, pode ser considerado de boa. Se o entrevistador não for chato, pode fazer perguntas sobre o projeto pessoal e ver se houve uma preocupação em criar um bom software, com segurança e rastreabilidade/observabilidade, etc. Mas é minha opinião, e tem muita gente chata fazendo exigências estapafúrdias nos processos.

Tu pode tocar um projeto pessoal, mas pode fazê-lo de forma profissional. Vão perguntar na entrevista como foi o desafio, quais problemas enfrentou, como resolveu, quais outras tecnologias usou a mais na solução, como desenhou a arquitetura, onde hospedou, como fez deploy, se usou boas práticas de devops, etc.

Mas acho que será melhor se for algo considerável em termos de esforço e tamanho. Tipo um app ou SaaS. Se o sujeito começou a aprender Python, e fez um script para converter legendas para assistir filmes em seu home-theater, acho que não vão considerar muito.

1
2

Cara, regulamentar nossa área é dar um tiro no pé, sério. Nosso governo infelizmente é um inferno hj em dia, estão mais se comportando como um ser autoritário do q um ser governante. É proibição daqui, proibição dali,... e claro q o povo tem grande culpa de estar assim, porém qm faz as leis é qm está no topo. E se eles regulamentarem, meu... não espere coisa justa pro nosso lado, pq vc sabe q qm comanda no final são as pessoas por trás deles, independente da vertente ideológica. Governo não pensa no povo, eles só pensam nele msms, por isso só dão migalhas e burocracia para o povo pq eles precisam perpetuarem no poder.

2

Eu particularmente não gostaria que fosse regulamentado. Mais uma esfera de corrupção pra gente ter que lidar. Mas agora que software tem uma função importante nas sociedades, já podem entender que programação é engenharia, e aí a profissão entraria no CREA. Mas são tantos cargos e funções hoje em dia em TI, não sei como fariam.